1ª Gala de Fado d'A Voz do Operário: Elenco e Premiados

DO TEXTO:

"A Voz do Operário" e a "Música Unida" anunciam a realização da 1.ª Gala de Fado d'A Voz do Operário, no dia 12 de Novembro às 15h, no Salão de Festas da Voz do Operário.

Na conferência de imprensa de apresentação da primeira Gala de Fado A Voz do Operário foram anunciados os objectivos da realização anual da Gala, apresentados os fadistas que integram o elenco e divulgados os artistas agraciados com os Prémios Voz do Operário 2017.

A ligação entre a Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário e o Fado remonta aos finais do século XIX. Ao longo da história da instituição, inúmeras foram as personalidades do mundo do fado que ajudaram a manter viva uma atividade regular, através de sessões de fado realizadas ou apoiadas pela Voz do Operário. De igual modo, as páginas do jornal A Voz do Operário foram um espaço sempre aberto para muitos autores lá registarem os seus poemas, e defenderam o Fado enquanto expressão cultural, social e das classes trabalhadoras.

Por sua vez a Musica Unida tem como princípio base a universalidade da Música em defesa da arte e da cultura. É cooperando na preservação do espólio cultural e do património imaterial da música e das tradições portuguesas, neste caso o Fado, que a Música Unida se junta à A Voz do Operário, contribuindo solidariamente na programação, organização e divulgação anual da Gala de Fado A Voz do Operário.

É esta relação indissociável ao Fado que A Voz do Operário e a Música Unida vêm agora celebrar com a realização anual da Gala de Fado A Voz do Operário, onde serão atribuídos prémios – uma estatueta estilizada, simbolizando o Fado – como forma de reconhecimento a personalidades ou instituições ligadas directa ou indirectamente ao Fado, e que são publicamente consideradas e reconhecidas pelo seu mérito, inovação, estilo e importante contributo para o Fado e, também, ao longo do seu percurso artístico, com A Voz do Operário.

A Gala vai contar com apresentação de Vítor de Sousa, Diamantina Rodrigues e José Nobre e no seu decorrer serão entregues os Prémios Voz do Operário 2017 a 13 ilustres personalidades do Fado nas seguintes categorias:

- Carreira: Maria Amélia Proença e António Rocha
- Poesia e Literatura: Mário Raínho e Fernando Campos de Castro
- Compositor: mestre António Parreira e Vital d'Assunção
- Artes e Espetáculo – Madrinha da Gala: Maria da Nazaré
- Solidariedade: Carlos do Carmo
- Divulgação: Grupo Sportivo Adicense
- Lisboa: Anita Guerreiro
- Revelação: Beatriz Felizardo e Pedro Junot
- Popular: José António Garcia

O cartaz da 1.ª Gala de Fado d’A Voz do Operário conta com a participação solidária de grandes nomes do mundo artístico, especialmente do Fado, tais como: Ana Maurício, António Pinto Basto, Augusto Ramos, Cidália Moreira, Conceição Ribeiro, Emma, Fernando Santos, Filipe Duarte, Hélder Moutinho, Jorge Baptista da Silva, Luís Matos, Maria da Nazaré e Vanessa Alves.

Bruno Netto é pintor e artista plástico responsável pela imagem oficial da Gala de Fado a Voz do Operário, inspirada na voz e na imagem da consagrada fadista Maria da Nazaré, quer para o cartaz, quer para estatueta dos Prémios Voz do Operário, bem como para o cenário da Gala. A imagem do cartaz é parte integrante do quadro que Bruno Netto doou à Voz do Operário para leilão com o objectivo de angariar fundos para nobre causa da Gala de Fado A Voz do Operário.

Honrando o Fado, personalidades e instituições, esta Gala tem um carácter intrinsecamente solidário, sendo voluntária a participação de todos os artistas, dado que um dos objectivos finais, além da sensibilização da importância para os valores da Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário na sociedade portuguesa, é a angariação de fundos para as necessárias obras de requalificação do seu Salão de Festas, de forma a dar continuidade a todas as actividades culturais inerentes à sua actividade associativa.

Os bilhetes para esta Gala solidária, a realizar-se dia 12 de Novembro (domingo) pelas 15h no Salão de Festas, estarão à venda a partir de dia 22 de Outubro.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários