Sugestão da TV Brasil para quinta-feira (14) - Bravos! destaca transformação do escritor Marcos Lopes

DO TEXTO:

Série Bravos! destaca história de transformação do escritor Marcos Lopes

Personagem conta como saiu da criminalidade para o universo dos livros

Série documental produzida pela TV Brasil, Bravos! revela nesta quinta (14), às 23h, a trajetória do escritor paulista Marcos Lopes que conseguiu sair da vida de criminalidade para contar as próprias histórias em forma de livro. Agora, ele é um educador social e compartilha suas experiências em projetos que ajudam o próximo.

O personagem do segundo episódio da atração explica como esse novo universo abriu seus horizontes. "Existe o Marcos antes da literatura e o Marcos depois da literatura. Porque a partir do momento que eu passei a ler o meu mundo eu comecei a ver de outro ângulo. Então parecia que tudo tinha mudado. Eu aprendi a ler me infiltrando dentro dos livros. Eu não via as letras, a grafia... Eu via as personagens", relata.


Bravos! é uma produção própria da emissora pública que acompanha a história de transformação social de pessoas de diversas comunidades brasileiras. Inspiradas pela arte e pelo esporte, apesar de todas as dificuldades, elas conseguiram concretizar seus sonhos com determinação, espírito de luta e uma forte rede de solidariedade.

Composta por 13 episódios de 26 minutos, a série da TV Brasil acompanha a história de um personagem a cada programa. As gravações foram feitas em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Fotografia, danças urbanas, poesia, boxe e halterofilismo são alguns dos universos apresentados e representados por essas pessoas.


Trajetória

O simples fato de sobreviver no Parque Santo Antônio em São Paulo nos anos 1990 já faz de Marcos Lopes um bravo. O bairro em que nasceu e foi criado fazia parte do chamado triângulo da morte junto com o Jardim Ângela e o Capão Redondo. Crescendo nesse ambiente violento, Marcos, também conhecido como Nenê, começou a usar drogas e entrou para o mundo do crime ainda muito cedo. Mas a morte da melhor amiga, a Casa do Zezinho e a literatura ajudaram a transformar a vida desse guerreiro.

Marcos iniciou no crime roubando a cantina de sua escola. Foi expulso e entregou-se às drogas. Depois trabalhou com um estelionatário, cometeu roubos a mão armada e por fim tornou-se gerente do tráfico. Após a morte da melhor amiga, Nenê foi buscar ajuda com Tia Dag na Casa do Zezinho e a partir dali sua vida sofreu uma grande virada. Marcos abandonou a vida do crime e mergulhou na literatura.

O livro que lhe abriu as portas para o mundo das letras foi "Capão Pecado" do escritor Ferréz. A linguagem informal e as histórias e personagens da periferia despertaram em Marcos a paixão pela literatura. Após se tornar um ávido leitor, Nenê formou-se em Letras e decidiu contar suas próprias histórias escrevendo "Zona de Guerra", obra que escancara a violência na zona sul de São Paulo na década de 1990 de forma realista e impactante.

Paralelamente, Marcos Lopes seguiu outra vocação: a de ajudar o próximo. Primeiro trabalhou na Casa do Zezinho, depois em uma ONG que ajudava dependentes químicos e seus familiares. Em seguida, fundou seu próprio projeto junto com o amigo Alex Sandro: o Instituto Projeto Sonhar.

Sobre a série

A série Bravos! da TV Brasil mostrar as dificuldades e as virtudes que os personagens conseguiram conciliar para a realização de seus projetos. A produção busca retratar o universo sensível, íntimo e a mudança da relação com o corpo e com o ambiente proporcionada pelo encontro com as artes e o esporte.

O vínculo de cooperação e solidariedade que se estabelece entre as diversas gerações de sonhadores-realizadores das periferias do país também é um aspecto central nas histórias apresentadas. Bravos! traz para a televisão a potência de grandes talentos e espíritos inquietos em ambientes tão desafiadores quanto criativos e cheios de humanidade.

SERVIÇO:
Bravos! – quinta-feira (14), às 23h, na TV Brasil
Bravos! – quinta (14) para sexta-feira (15), às 2h45, na TV Brasil


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários