Livro-imagem convida o leitor a brincar de esconder com os personagens

DO TEXTO:

Na obra o premiado autor e ilustrador infantojuvenil Jean-Claude Alphen cria um curioso jogo narrativo, misturando uma série de recursos visuais

Atrás de um arbusto, uma menina assiste a um curioso desfile de animais selvagens: zebras, girafas, rinoceronte, guepardo... Mas o que à primeira vista parece a savana africana, logo se revela um jogo divertido de esconde-esconde entre duas crianças e um cachorro.

Nesse livro-imagem do consagrado autor e ilustrador Jean-Claude Alphen a imaginação é a protagonista. A ausência de palavras e o conjunto inusitado de ilustrações (que embaralham as fronteiras entre realidade e fantasia) fazem de Escondida um convite para contemplar, refletir, desvendar e, por que não, recriar as impressionantes cenas de espera, observação e movimento que surgem, página a página.

Vários recursos narrativos visuais se combinam para criar uma atmosfera de investigação e atenção constantes: a escolha de cores frias e quentes para delimitar realidade e fantasia; os espaços em branco para acentuar contrastes; a proximidade irreal entre selva e cidade; a grandiosidade dos animais, vistos de vários ângulos; o incessante movimento de ocultação e revelação.

FICHA TÉCNICA
ISBN: 978-85-418-1632-8
Formato: 20,5 x 25,7 cm
Páginas: 72
Preço: R$ 42,00

Sobre o autor e ilustrador: Jean-Claude Alphen nasceu no Rio de Janeiro e foi criado na França. De volta ao Brasil, cursou Propaganda e Marketing na ESPM. Começou a carreira de ilustrador como caricaturista do Jornal da Tarde. Tem mais de oitenta livros infantojuvenis publicados como autor ou ilustrador. Recebeu inúmeros prêmios como o da revista Crescer, o Glória Pondé, da Fundação Biblioteca Nacional, e o selo Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Foi ainda duas vezes finalista do Jabuti. Pela SM, lançou também Otávio não é um porco-espinho! (2015).

Sobre a coleção: Voltados para leitores iniciantes, em processo e fluentes, os álbuns ilustrados da Tatu-Bola — assinados por grandes nomes do Brasil e do mundo — promovem um diálogo complexo entre texto e imagem. A contraposição entre o verbal e o icônico abre múltiplos caminhos interpretativos, em que imagem e palavra nem sempre dizem a mesma coisa, fazendo desses álbuns valiosos instrumentos na formação leitora.

Sobre a editora: Fundada em 1937, a SM não se intitula uma empresa mas, sim, um projeto cultural e educativo com duas áreas de atuação plenamente integradas: em primeiro lugar, na elaboração e oferta de conteúdos e serviços educativos de prima excelência, sobretudo didáticos e de literatura infanto-juvenil, e, em segundo, no trabalho social realizado pela Fundação SM, que destina todos os recursos provenientes da atividade comercial da SM para melhorar a qualidade da educação e levar a docência e cultura aos setores menos favorecidos da sociedade. Focada no âmbito ibero-americano, a SM está presente em 10 países e são mais de 2.300 profissionais e voluntários se dedicando a este projeto. No Brasil, atua desde 2004.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários