Atrações da TV Brasil para domingo (dia 17)

DO TEXTO:

Grupo Corda toca no Partituras deste domingo (dia 17) 

O concerto Corda Toca Piazzolla é a atração do programa Partituras que vai ao ar no próximo domingo, dia 17, ao meio-dia, na TV Brasil. O grupo é formado pelo casal  Nikolay Sapoundjiev (violino) e Emília Valova (cello), que veio da Bulgária, e pelos cariocas Ana Azevedo (piano) e Lipe Portinho (contrabaixo). Na companhia do renomado baterista André Tandeta, eles formam o grupo de câmera Corda, que interpreta obras do compositor argentino Astor Piazzolla.

Formado em 2011, o grupo Corda tem formação clássica e jazzística. No show, o quinteto realça a formação erudita de Piazzolla, que revolucionou o tango. O resultado é um programa de uma hora da melhor música portenha, com jóias no repertório como “Estaciones Porteñas”, “Adios Noniño”, “Oblivion” e “Muerte Del Angel”.



O violino, o violoncelo, o contrabaixo,o piano e bateria dos músicos do grupo Corda criam um som único. As composições originais de Piazzolla foram adaptadas por Ana Azevedo e Lipe Portinho. Os dois são conhecidos arranjadores cariocas, que estão à frente de grupos como Tutti, Gravíssimo Bass Ensemble e Orquestra de Bolso.

Apresentado por Sofia Ceccato, Partituras deste domingo exibe um espetáculo com melodias belíssimas e com clássicos que traduzem a importância e a transcendência de Astor Piazzolla. O argentino é considerado um gênio da música e um dos compositores mais importantes do século XX.

SERVIÇO:
Partituras _ Grupo Corda, domingo, dia 17, ao meio-dia, na TV Brasil

TV Brasil lança faixa dedicada à programação infantil aos domingos


A TV Brasil estreia uma nova faixa dedicada à programação infantil a partir do próximo domingo, dia 17. Entre às 16h e 17h, serão exibidas quatro séries voltadas ao público infanto-juvenil: as inéditas A Escola dos Mistérios e Mistérios do Entrever,  além de reprises de episódios de Passado da Hora e De Mala e Cuia.  As obras foram selecionadas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav/TVs Públicas) 2013/2014.



Passado da hora, que vai ao ar às 16h, é uma animação com marionetes e também live action que trata, de forma descontraída e bem-humorada, de fatos da história do Brasil. Em seguida, às 16h15, a série A Escola de Mistérios conta as aventuras de uma turma de crianças selecionadas para passar as férias de verão em um colégio, escondido em meio às brumas de montanhas do Planalto Central. Nessa escola, seis jovens aprendem sobre ciências ocultas e naturais, que regem o planeta e habitam o imaginário infanto-juvenil.
 

Já De Mala e Cuia, que vai ao ar às 16h30,  relata a troca de experiências entre netos nascidos em grandes centros urbanos e avós que migraram de cidades pequenas em busca de uma vida melhor. Na sequência, às 16h45, Mistérios de Entrever  também tem como tema a relação avós/netos em busca de suas raízes. Nesta série, eles espreitam o passado para refletir sobre os motivos que levaram a família a mudar de lugar. Questões econômicas e sociais são trazidas de forma lúdica, mostrando diferentes culturas que colorem o universo infantil.

Passado da Hora


A série relata os principais fatos e processos históricos do país, em código de aventura de cartoon, a partir de um olhar infantil, não escolar, de forma descontraída e bem-humorada.

Em 13 edições de dez minutos, a série recorda episódios como a inconfidência mineira, a vinda da família real para o país, a independência do Brasil, a abolição da escravatura, a proclamação da república, os acontecimentos do século XX e grandes personalidades do país.

Época do Descobrimento - 1º episódio


Com muito humor, os personagens da série apresentam um evento  sobre os antecedentes da chegada de Pedro Álvares Cabral em terras brasileiras. Aborda as nações indígenas, os fatores econômicos na Europa, o fim da Idade Média.


A Escola dos Mistérios


É uma série de TV infanto-juvenil de realismo fantástico: os personagens são reais, mas atravessam o limiar do mundo extraordinário para destacar a fantasia, o folclore e a mitologia.

Na série com 13 episódios, seis jovens de uma pequena cidade no  Brasil Central são escolhidos para serem iniciados na Escola de Mistérios, um liceu mágico dedicado ao estudo das ciências ocultas e naturais. Neste lugar mítico escondido em meio às brumas, eles serão conduzidos pelo excêntrico casal de anfitriões: Luna, a contadora de histórias e colecionadora de memórias; e Solis, o inventor-cientista-alquimista viajante do tempo.



Nesta primeira temporada, os aprendizes terão como professor o mestre de notório saber que compõe o Conselho de Notáveis, Rex Thomas, e vão viver uma inesquecível aventura para desvendar a dimensão metafísica da energia, a grande força que move o mundo.

Initiatio - 1º episódio



Os aprendizes Alef, João Vítor, José Pedro, Laís, Sádala e Tchandra passam pelo primeiro rito iniciático, afirmando sua intenção em se dedicar à dimensão metafísica da energia.

Com Luna, o Chamado é um conto simbólico para expandir o conhecimento secreto sobre essa arte alquímica. Com o Notável, o Desígnio é uma vivência quântica para ampliar os sentidos na percepção do mundo. Com Solis, a Revelação é um experimento científico para demonstrar como expandimos nossa visão com o uso de instrumentos. Na Colheita, eles confidenciam o que acharam do seu primeiro dia na Escola dos Mistérios.


De Mala e Cuia



Nesta série de 13 episódios, crianças viajam pelo Brasil e descobrem suas histórias e tradições ao lado dos avós migrantes.  São crianças nascidas e criadas em grandes centros urbanos e que vão conhecer a  cidade natal de seus avós, descobrindo as raízes da família.

Em cada episódio, os personagens são envolvidos pelas histórias dos avós que relembram seus tempos de criança, saboreiam os gostos típicos de cada região, aprendem as brincadeiras que faziam sucesso antigamente e que ainda hoje rendem ótimas risadas entre avós e netos.

Itabaiana (Sergipe)  - 1º episódio


Uma avó que saiu de Itabaiana aos 14 anos construiu uma vida em São Paulo, e voltou à cidade natal para curtir a aposentadoria. Duas netas paulistas que morrem de saudade da avó desde que ela se mudou. Um reencontro cheio de emoção, brincadeiras e descobertas.

Este episódio mostra um passeio pela feira livre de Itabaiana, com direito a frutas que só existem no Nordeste. Também acompanha a experiência de plantar mudas e ensina a fazer bonecas com espigas de milho. Quem nos conduz nessa viagem são a vovó Maria, 54 ano, e suas netas Júlia, 10, e Maria Clara, 9.

Mistérios de Entrever



A série conta a jornada de uma criança com os avós em busca de suas raízes. Eles avaliam o passado para refletir sobre os motivos que levaram a família a mudar de lugar. Questões econômicas e sociais são trazidas à tona de forma lúdica e mostram diferentes culturas que povoam o universo infantil.

A série com 13 episódios faz um mosaico das diversas origens e etnias brasileiras. Mistérios de Entrever mostra as histórias de vida de diferentes gerações, além de compartilhar casos e conectar o passado com o futuro.

Tem lagarto nesta terra? - 1º episódio



Erick tem dez anos, mora na cidade grande e quer saber se tem lagarto nas terras de seu tio-avô. A avó Maria leva o menino até lá, onde encontra ovelhas, monta a cavalo, colhe batatas e chá de carqueja. E o lagarto? Parece que Erick viu um se escondendo por ali... Ali! Atrás da pedra!

SERVIÇO:
Passado da Hora _ domingo, dia 17, às 16h, na TV Brasil
A Escola de Mistérios _ domingo, dia 17, às 16h15, na TV Brasil
De Mala e Cuia _ domingo, dia 17, às 16h30, na TV Brasil
Mistérios de Entrever _ domingo, dia 17, às 16h45, na TV Brasil



POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários