Recordar é TV com João Saldanha e Curta em Cena são atrações amanhã (29/08) da TV Brasil

DO TEXTO:

João Saldanha é a atração do Recordar é TV de amanhã (29/08)

Em homenagem ao centenário de nascimento de João Saldanha, o Recordar é TV resgatou duas entrevistas dadas pelo jornalista e técnico de futebol nos anos 80. Nos programas, exibidos na antiga TVE,  hoje TV Brasil, Saldanha fala sobre sua militância política e sobre a Seleção Brasileira de 1970, da qual foi afastado do comando pelo regime  militar. O Recordar é TV vai ao ar amanhã, dia 29, às 21h30, na TV Brasil. 


Militante comunista, jornalista e técnico de futebol, João Saldanha foi o responsável pela classificação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 1970. Na época, bateu de frente com a ditadura, recusando-se a convocar o atacante Dario, o Dadá Maravilha, do Atlético Mineiro, como defendeu o general Emílio Garrastazu Médici, então presidente do Brasil.


Polêmico e carismático, João Saldanha era um homem de muitas facetas e um personagem único, ganhando do dramaturgo Nelson Rodrigues a alcunha de “João sem medo”. O Recordar é TV resgatou duas entrevistas de João Saldanha: os programas “Advogado do Diabo”, conduzido pela voz marcante de Sargentelli, em 1985; e “O Papo”, apresentado pelo cartunista Ziraldo, em 1989. Saldanha morreu em 1990, aos 73 anos, durante a Copa do Mundo na Itália. 


Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material preservado no acervo da emissora pública a partir de registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.

Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração. O objetivo é tornar esses vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.

Com 26 minutos, o Recordar é TV tem apresentação da jornalista Alessandra Lago da TV Brasil.

SERVIÇO:
Recordar é TV - terça (dia 29), às 21h30, na TV Brasil


Curta em Cena entrevista a cineasta Lívia Peres 


O programa Curta em Cena de amanhã, dia 29, entrevista a diretora Lívia Peres, responsável pelo filme “Quem Matou Eloá?”. A obra cinematográfica faz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher. O programa vai ao ar amanhã, às 23h30, na TV Brasil.

Em 2009, Lindemberg Alves, de 22 anos, invadiu o apartamento da ex-namorada Eloá Pimentel, de 15 anos, em Santo André (São Paulo), armado, mantendo-a refém por mais de cinco dias.  O crime foi amplamente difundido pelos canais de TV.  


No programa, Lívia Peres destaca a importância do curta-metragem para os novos cineastas. Para ela, o curta, por ser uma produção menor, permite discutir assuntos da atualidade de forma mais fácil e rápida. “É um formato que permite urgência”, diz Lívia.  A cineasta pondera ainda sobre os desafios de fazer um curta, já que é preciso criar uma narrativa com um tempo bem menor.

Curta em Cena é um programa da TV Brasil voltado para o conteúdo nacional de curta duração. A cada semana, a atração exibe uma produção brasileira desse formato para debater o cinema realizado no país. O programa agrega informação sobre o contexto da criação e da produção da obra.

Apresentado pela jornalista Tâmara Freire, Curta em Cena traz entrevista com cineastas, produtores e especialistas. A ideia é abordar o melhor dos conteúdos audiovisuais da atualidade, aliando informação e entretenimento na tela da televisão pública.

SERVIÇO:
Curta em Cena – terça-feira (dia 29),  às 23h30, na TV Brasil.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários