Mexicana Amanda Mijangos é a vencedora do VIII Catálogo Iberoamericano de Ilustração

DO TEXTO:
Mais de 600 ilustradores de 19 países diferentes participaram da oitava edição do concurso promovido pela SM, Feira do Livro de Guadalajara e El Ilustradero

A mexicana Amanda Mijangos é a vencedora do VIII Catálogo Iberoamericano de Ilustração, concurso promovido pela SM, Feira do Livro de Guadalajara e o El Ilustradero. Ela estava entre 44 artistas iberoamericanas selecionadas pelos jurados do prêmio.

Desde que as inscrições foram abertas, em 28 de abril, foram 673 ilustradores inscritos de 19 países. Segundo Cecilia Espinosa, diretora da Fundação SM, no ano de 2010, quando ocorreu a primeira edição do concurso, apenas 200 ilustradores se inscreveram. Este crescimento mostra a importância do segmento de ilustração iberoamericana.

O júri, composto por profissionais de ilustrações de diversos países, fez a análise com base em quatro critérios de avaliação: a claridade do conceito das obras, a qualidade narrativa, a originalidade da proposta e a técnica apresentada. E o trabalho de Mijangos foi selecionado, dentre diversos motivos, devido ao valor poético e simbólico de suas ilustrações.

A vencedora será premiada com o valor de US$5.000,00 em uma cerimônia de premiação, que será realizada na Feira do Livro de Guadalajara, que acontece entre os dias 25 de novembro e 3 de dezembro.

Amanda Mijangos é formada pela Faculdade de Arquitetura e Pós-Graduação em Ilustração na Academia de San Carlos, na UNAM. Seu trabalho tem sido exibido no México, Colômbia, Argentina e Inglaterra, bem como em várias editoras e revistas.

Para mais informações sobre a Feira do Livro de Guadalajara, acesse: https://www.fil.com.mx/

O Catálogo Iberoamericano de Ilustração é uma premiação que tem o objetivo de difundir obras dos profissionais de ilustração a nível iberoamericano.  Participam ilustradores consagrados, além de jovens talentos. O prêmio é uma publicação que sirva como referência de consulta para o mercado editorial internacional. A divulgação começa na FIL Guadalajara, com exposição dos trabalhos selecionados, a premiação do vencedor e a distribuição do catálogo impresso entre as editoras que trabalham com educação.

Sobre a Fundação SM: A Fundação SM é uma instituição sem fins lucrativos, que tem a missão de contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas por meio da educação. Suas ações são norteadas por quatro pilares: Formação e valorização dos professores; Fomento à leitura e à produção literária; Apoio a projetos socioeducativos e Apoio à pesquisa educacional.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários