Festival de Tecnologia oferece palestras e oficinas que trazem soluções urbanas

DO TEXTO:
O projeto Pontos Cegos de SP, de Sara Lana, para a residência Red Bull Basement de 2016. Créditos: Felipe Gabriel/Red Bull Content Pool

Terceira edição do Red Bull Basement acontece 2 de setembro no centro de São Paulo sob o tema Tecnologia e Sociedade


Alba Bittencourt
Portal Splish Splash

No próximo dia 2 de setembro (sábado), das 11h às 20h, ocorre a terceira edição do Festival Red Bull Basement, que desta vez aborda o tema Tecnologia e Sociedade. Uma exposição e uma série de palestras e oficinas sobre como projetos inovadores podem solucionar diversos tipos de questões urbanas vão tomar conta do Red Bull Station, no Centro de São Paulo.

O modo como a tecnologia é capaz de ajudar no desenvolvimento democrático e maior participação popular, as ferramentas usadas para essa descentralização e os exemplos inovadores de cidadãos que tomam parte na gestão de assuntos de interesse público são os tópicos que vão nortear esta edição do Festival Red Bull Basement.

Um dos destaques entre os palestrantes é Luli Fadherer, professor-doutor de Comunicação Digital da ECA da USP e consultor para projetos de inovação digital. Ele vai falar a respeito da datacracia, o regime político cada vez mais baseado em dados, sensores e analytics, que usa informações pessoais para fins comerciais.

Aprender a usar o Arduino para criar um sistema de irrigação automatizada de hortas urbanas e construir um mobiliário urbano coletivamente estão entre as oficinas que serão oferecidas gratuitamente. Mais uma vez, haverá o Café Reparo, ponto de encontro de quem deseja consertar equipamentos ou dar novos usos a eles. A ideia é também interromper o ciclo de descarte.

Na programação também está prevista a apresentação dos projetos dos residentes da 3ª Residência Hacker, que selecionou seus protótipos de várias partes do Brasil. Durante a residência, eles ganham apoio para desenvolverem seus projetos cujo objetivo final é resolver questões urbanas.

PROGRAMAÇÃO

PALESTRAS


Auditório

11h30 às 12h40 – "Vivendo Dentro da Máquina: Como Sobreviver à Datacracia do Futuro."
Com Luli Fadherer, professor-doutor de Comunicação Digital da ECA da USP e consultor para projetos de inovação digital.
Datacracia é o regime político cada vez mais baseado em dados, sensores e analytics, que muitas vezes causa problemas e miopias geopolíticas. Um exemplo é a operação do metrô de Londres estar nas mãos da Microsoft, que usa os dados obtidos para fins comerciais. A palestra vai abordar os riscos da manipulação de dados e o que isso significa.
14h às 15h10 – “Litro de Luz: Iluminando o Mundo, uma Garrafa de Cada Vez.”
Com Laís Higashi, presidente da ONG Um Litro de Luz, que leva energia elétrica a comunidades que vivem sem luz.
Ela vai contar como o movimento, que já alcança mais de 20 países, utiliza garrafas PET e energia solar para iluminar as casas de comunidades de todo o mundo.

15h35 às 16h45 – “O Futuro das Manufaturas Distribuídas.”
Com Jorge Lopes, doutor pela Faculdade de Engenharia Química da Unicamp.
O panorama atual e perspectivas futuras dos sistemas de manufatura aditiva e escaneamento 3D, que transformam a prática de designers, engenheiros e artistas, é tema da palestra de Jorge Lopes. A democratização e disseminação dos meios tecnológicos através de sistemas abertos, bem como as novas tecnologias que impactam a qualidade de vida e a longevidade, também serão abordadas.

17h às 18h10 - “Empreendedorismo, Hardware e Impacto Social.”
Com Anielle Guedes.

18h25 às 20h - Apresentação dos Projetos Residentes da 3ª Residência Hacker.
Entrada gratuita. Inscrição deve ser feita previamente por meio de link no Red Bull Tickets.

OFICINAS

Ateliê Analógico

Synth Intro: Atari Punk Console

A portabilidade das novas tecnologias tem também modificado a forma como utilizamos o espaço público para o lazer. Atualmente, podemos criar equipamentos portáteis que promovem novas formas de fazer música e ocupar novos espaços na cidade.

A ideia desta oficina é montar um oscilador/sintetizador Atari Punk Console com sensor de luz para modular a frequência gerada. Esse circuito serve como porta de entrada para o mundo dos sintetizadores analógicos. É hackeável e versátil.

Vagas: 15
Carga horária: 11h às 13h.
Facilitação: Mauricio Jabur.
Entrada gratuita. Inscrição deve ser feita previamente por meio de link no Red Bull Tickets.

Basement
Uso de Arduino para Irrigação Automatizada de Hortas Urbanas
Esta oficina visa potencializar a emancipação das pessoas através automatização da irrigação de hortas urbanas. O objetivo é montar e projetar o próprio sistema de controle e monitoramento da irrigação utilizando a plataforma Arduino. Além de hortas urbanas, esse sistema pode ser usado em iniciativas de agricultura urbana de médio porte. O caráter acessível e adaptável da plataforma Arduino permite que o sistema possa ser adaptado às necessidades específicas de cada usuário, ou seja integrado a outras técnicas, como a captação da água de chuva e o monitoramento climático local.

Vagas: 15
Carga horária: 11h às 17h.
Facilitação: Saulo Jacques e Marina Freitas.
Obs.: os participantes precisam trazer seu notebook.
Entrada gratuita. Inscrição deve ser feita previamente por meio de link no Red Bull Tickets.

Galeria Principal

Oficina de Marcenaria com Studio dLux
Nesta oficina, os participantes construirão um mobiliário urbano coletivamente, desenvolvendo suas habilidades manuais e uso de ferramentas específicas. Todo o mobiliário construído é da OpenDesk.

Vagas: 20
Carga horária: TBC
Facilitação: Studio dLux
Entrada gratuita. Inscrição deve ser feita previamente por meio de link no Red Bull Tickets.

Cafeteria

Café Reparo
Projeto de difusão da cultura hacker, que tem como objetivo estimular a curiosidade para descobrir como as coisas funcionam.

Com o objetivo de interromper o ciclo do descarte e retomar ou dar novos usos a equipamentos existentes, o Café Reparo vai ser ponto de encontro de pessoas, coletivos e utilizadores de computadores, mobiliário e equipamentos elétricos e eletrônicos, interessados em reparar seus objetos e equipamentos e também aprender a fazer pequenos reparos, aumentando a vida útil de objetos considerados descartáveis.

Horário: 11h às 20h.
Não é necessário inscrição. É só trazer seu objeto para conserto!

OFICINAS - PRÉ-FESTIVAL

Ateliê Analógico

Olhar do Toque: Construindo mapas Táteis para Pessoas com Deficiência Visual
Nesta oficina construiremos um mapa tátil em grupo. Serão abordados temas como a colaboração da cultura faça-você-mesmo no desenvolvimento desses projetos, conceitos da tecnologia assistiva e a construção de diversos mapas táteis, passando por método artesanais à impressão 3D e corte a laser.
Durante o festival os mapas serão expostos no Red Bull Station.

Data: 01/09
Vagas: 16
Carga horária: 14h às 18h.
Facilitação: Marcos Oliveira, fundador da plataforma MeViro.

A oficina será detalhada e dividida em três fases:

Fase 1 - Apresentação e Conceitos

Apresentação dos conceitos de Tecnologia Assistiva;
Como o mundo maker e a cultura do faça-você-mesmo podem contribuir para construção de soluções para pessoas com deficiência;
Relato de uma pessoa com deficiência visual sobre seus problemas com mobilidade;
Apresentação de conceitos sobre mapas táteis;
Apresentação de diferentes mapas táteis.

Fase 2 - Mão na Massa

Para este momento, a ideia é que os participantes sejam divididos em grupos de 3 ou 4 pessoas. Cada grupo vai ser responsável pela construção de um mapa tátil. A sugestão é que sejam feitos quatro modelos de mapas táteis.

Na primeira fase, serão feitos mapas que utilizam materiais de baixo custo (papelão e palitos de dente) e que podem ser feitos por qualquer pessoa;
Na segunda fase, serão feitos mapas que utilizam os métodos atuais de prototipagem rápida, como impressão 3D e a cortadora a laser.

Fase 3 - Apresentação/Entrega dos Mapas e Cadastro na plataforma MeViro

A ideia é fazer uma apresentação dos mapas e dificuldades sentidas na construção. A pessoa com deficiência visual que estiver participando vai poder testar o mapa e dar sua opinião sobre os modelos criados.

Ao final da oficina, os projetos serão cadastrados na plataforma MeViro para que outras pessoas consigam replicá-los onde quer que estejam.

Galeria Principal
Worshop de Marcenaria com Studio dLux
A oficina prevê três encontros, onde os participantes terão um introdução a novas tecnologias de corte, aprenderão a desenhar seu próprio mobiliário e os construirão no terceiro encontro. O mobiliário será retirado no dia 4/8.

Aula 1 - 28/8 (segunda)
Uma breve introdução ao Movimento Maker. Quais são as novas formas de trabalho, comunicação e comportamento no mundo da arquitetura e design. Encaixe e as novas tecnologias de corte e reprodução 3D serão temas deste encontro. Serão abordados cases como Opendesk, Studio dLux, Mono e 3DHUB. O funcionamento de uma CNX Router e a forma de se comunicar com ela.

Aula 2 - 29/8 (terça)
Os alunos aprenderão na prática sobre sistemas de fixação, cortes, tipos de materiais, fresas, espessuras. Será aplicado o brainstorm e o raciocínio criativo ao projetar um móvel. Projeto e desenvolvimento de um objetivo ou mobiliário com assessoramento dos facilitadores. Cada participante terá uma chapa de MDF de 90 x 120 cm.

Aula 3 - 30/8 (quarta)
A partir do arquivo gerado no dia anterior, a CNC Router vai cortar a chapa e transformá-la em móvel. Por conta do tempo, nem todos os projetos serão cortados no terceiro dia, mas nele já serão agendados todos os cortes com o maker para os próximos dias e todos terão seus móveis produzidos. Material e corte estão inclusos no valor.

Vagas: 35
Carga horária:
28, 29 e 30/8, das 18h30 às 22h30.
Valor
1º Lote (14 a 20/8) - R$ 550
2º Lote (21 a 27/8) - R$ 600
Inscrições com studio dLux - estamos aguardando o link.

Contato dLux: ale@movaprodutora.com.br
EXPOSIÇÃO

Galeria Transitória


Exposição dos protótipos desenvolvidos pelos residentes da 3ª Residência Hacker.
Sobre o Red Bull Basement
O Red Bull Basement é um espaço de produção, pesquisa e difusão de projetos que exploram formas colaborativas de experimentação com mídias digitais. Tem como objetivo desenvolver a colaboração e troca entre pessoas e coletivos com diferentes perfis: programadores, hackers, desenvolvedores de software e makers.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários