Estúdio Bijari participa de exposição que marcará inauguração do Sesc 24 de Maio com o projeto “PRAÇAS (IM)POSSÍVEIS”

DO TEXTO:
 Bijari cria instalações em que praças articuláveis entre si 
são montadas a partir de bicicletas 

Com entrada gratuita, a abertura da exposição acontece no dia 19 de agosto, às 10h, na nova unidade do Sesc da cidade de São Paulo 

 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash

São Paulo, agosto de 2017 - No dia 19 de agosto, sábado, às 10h, o Estúdio Bijari participa da programação de atividades marcadas para inauguração do Sesc 24 de Maio, nova unidade do  Serviço Social do Comércio em São Paulo, com a exposição “PRAÇAS (IM)POSSÍVEIS”, composta por bicicletas cargo transformadas em peças de mobiliário urbano. Com entrada gratuita, o público pode visitar a instalação, montada no Jardim da Piscina, localizado no 11º andar, até o dia 3 de setembro.

O projeto, que nasceu em fevereiro de 2015, surgiu da experiência cotidiana de transitar pela cidade e interagir com a carência de espaços públicos de descanso - como parques e praças. A intervenção funciona como um dispositivo de ativação ao criar novas formas de convivência na cidade, convertendo temporariamente vazios urbanos em praças. A ideia é que qualquer pequeno espaço da cidade possa ter um banco, vegetação e uma sombra. Esses elementos são conectados na figura das bicicletas adaptadas que se transformam em pequenas praças articuláveis entre si.

O Coletivo Bijari desenvolve há alguns anos a pesquisa “Natureza Urbana”, na qual questiona a ocupação do espaço público e a ausência de espaços verdes nas cidades. Entre os resultados deste processo estão os famosos “Carros-Verdes” - carcaças de carros abandonados transformados em floreiras -, além, é claro, do projeto “PRAÇAS (IM)POSSÍVEIS”. As intervenções foram expostas em espaços como Centro Cultural SP, Museu da Casa Brasileira, Paço das Artes, SP-Arte 2016, Choque Cultural, entre outros.

Além de prestigiar as instalações, o público poderá se aprofundar na reflexão sobre ocupação de espaços públicos e mobilidade urbana nas rodas de conversa com o Estúdio Bijari, que acontecerão nos dias 2 e 3 de setembro, das 16h às 17h. A programação ainda conta com participação do Reconectta no curso Cartografia por Onde Praças, no qual o Bijari propõe uma atividade de reflexão e busca de elementos críticos no espaço público.

“PRAÇAS (IM)POSSÍVEIS”, por Bijari @ Sesc 24 de maio
Abertura em 19 de agosto, sábado, às 10h
Período expositivo: de 19 de agosto a 3 de setembro
Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Entrada gratuita/ Livre

RODA DE CONVERSA, com Bijari @ Sesc 24 de maio
Dias 2 e 3 de setembro, sábado e domingo, das 16h às 18h
Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo
Sala 3 de Oficinas
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Entrada gratuita/ Livre

CARTOGRAFIA POR ONDE PRAÇAS, por Bijari e Reconectta @ Sesc 24 de maio
As segundas-feiras 14, 21 e 28 de setembro e 5 de outubro, domingo, das 14h às 17h
Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo
Sala 3 de Oficinas
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Entrada gratuita/ Livre


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários