Barcelona-Real Madrid - Se eu fosse o juiz

DO TEXTO:


Por: Carlos Alberto Alves


Barcelona - Real Madrid e vice-versa são sempre "mathcs" apetecidos e que, por norma, e no caso de televisionados, prendem os teleespetadores até ao derradeiro momento. Neste domingo, em Camp Nou, Barcelona, os grandes rivais defrontaram-se para a primeira mão da Supertaça Espanhola, jogo que terminou com a vitória dos madrilistas por 3-1, com 0-0 ao intervalo. Porém, um jogo que teve como protagonista um juiz (sem insígnias da FIFA) sem categoria para um jogo de tamanha envergadura. No meu entender, erros crassos, começando pela grande penalidade assinalada a favor do Barcelona. Não houve falta do goleiro do Real sobre Luiz Soares. Depois, já com o resultado em 2-1 e com Cristiano Ronaldo em campo, o juiz "amarelou" o português por uma falta que considerou mais dura. Até aqui, tudo bem. Cristiano Ronaldo que tinha apontado o segundo golo do Real Madrid. Em outro lance em que protagonizou o CR7 dentro da área, este cai em luta com um defensor do Barcelona. E tudo começou com um encosta-encosta. Só que o defesa do Barcelona foi mais forte, provocando a queda do português. O árbitro entendeu simulação e exibiu o segundo amarelo ao CR7 e a consequente expulsão que originou "mosquitos-por-cordas" com CR7 a dar toque nas costas do juiz. Ora, não houve grande penalidade a favor do Real Madrid (aqui o juiz bem) e nem simulação do CR7 (aqui errou feio o juiz). Consequência de tudo isto: o Real ficou com 10 jogadores, mas, mesmo assim, apontou um terceiro golo (1-3). Depois, e analisada a súmula do juiz (e por certo também as imagens), o Comité de Disciplina da Federação Espanhola puniu Cristiano Ronaldo com cinco jogos de suspensão, ou seja, um pela acumulação dos dois amarelos e os outros quatro pela atitude que o jogador tomou em relação ao juiz. Um lance em que, repetimos, não existiu grande penalidade nem tampouco simulação do astro-mór do Real Madrid. Portanto, demasiados erros crassos de um juiz sem categoria.

Hoje, em Madrid, pelas 18 horas de Brasilia, os dois times voltam a defrontar-se. O Real entre com uma vantagem de dois golos, esperando-se, por outro lado, a presença de um juiz com categoria para este segundo jogo entre catalãs e madrilistas, para mais que o Barcelona tudo fará para reverter a desvantagem do primeiro jogo.


Em suma, se eu fosse o árbitro, não tinha assinalado a grande penalidade contra o Real, tinha seguido o mesmo critério deste juiz em questão de não assinalar castigo máximo contra o Barcelona e, obviamente, não entenderia por simulação a queda do CR7 no encosta-encosta com o defesa do "Barça" que, apenas, foi mais forte.

1. - Grande penalidade mal assinalada contra o Real Madrid.
2. - Bem o juiz ao não assinalar grande penalidade contra o Barcelona.
3. - Muito mal o juiz ao entender que CR7 simulou o castigo máximo. Segundo amarelo e a consequente expulsão do português.

NOTA - Também estou em desacordo com aquele gesto de Cristiano Ronaldo ao dar um empurrãozinho nas costas dos juiz, atitude que lhe custou mais quatro jogos de castigo.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários