Banalização do coaching: especialista fala sobre a polêmica

DO TEXTO:


Em livro, a master coah trainer Tália Jaoui debate o conceito de coaching e ensina as pessoas a fazerem o processo consigo mesmas

                                                                                                                                 
Alda Jesus
Portal Splish Splash

Ficha técnica
ISBN: 978-85-63249-95-1
Páginas: 192
Formato: 17x17cm
Preço: R$ 44,00


O setor do coaching não para de crescer. Segundo matéria publicada na Exame.com, no mundo já são mais de 40 mil profissionais. No Brasil, a estimativa é de que entre 2010 e 2014 houve um aumento de 300% no número de coaches ativos no país.


Com o aumento de pessoas atuando como coaches, aumenta também a confusão sobre o conceito da profissão. Hoje, dependendo de quem oferece o serviço, o coach pode resolver um pouco de tudo. "O coaching virou remédio para tudo. Com isso, a gente perde efetivamente sua contribuição. Há uma série de possibilidades de intervenções nas empresas, como mentoring e outros tipos de treinamento, mas como o coaching é mais abrangente começa a existir uma confusão", explica Jorge Oliveira, ex-presidente da International Coach Federation (ICF) no Brasil.


No livro “A Revolução do Coaching”, a master coach Tália Jaoui também discute esse assunto. Na obra, ela revela que, por exemplo, um personal trainer pode ser um coach, mas não é quem aplica a metodologia. Aquela pessoa que se intitula “coach vocal” é uma treinadora de voz, mas não aplica a metodologia coaching.


Muitas pessoas associam a palavra a treinamento e então hoje qualquer treinamento se tornou coaching. A consequência disso é que as pessoas começam a perder informações do que de fato é o processo de coaching!


Na obra “A Revolução do Coaching”, Tália Jaoui discute, entre diversos temas, a importância de saber gerenciar o tempo para não se sabotar e acabar procrastinando. Outros assuntos retratados são a relevância de se lembrar do passado como ponto de partida para agir no futuro; buscar pessoas que são referências de forma a modelar atitudes, estratégias e pensamentos; desenvolver competências em diferentes situações; alinhar o futuro de acordo com sonhos e metas profissionais, entre outros.


Para saber mais sobre o conceito de coaching e entrevistar Tália Jaoui, entre em contato pelo e-mail adriane@liliancomunica.com.br ou pelo telefone (11) 2275-6787.


Sobre a autora: Tália Jaoui é master coach trainer e já formou mais de 3 mil coaches no Brasil. É sócia fundadora da DHUMA Treinamento & Desenvolvimento, apresentadora do programa Conexão Comportamento no Youtube, psicóloga e palestrante comportamental. Também é autora do livro "Quando! Quando...Quando?" e co-autora das obras "A Elite do Coaching - volumes 1 e 2".

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários