Amigo de Moro, procurador do Ministério Público lança livro sobre Lava Jato

DO TEXTO:

                               Corrupção, aqui se faz e paga


Em Mãos Limpas e a Lava Jato, o procurador do Ministério Público Rodrigo Chemim compara a mega operação italiana Mãos Limpas, fonte de inspiração da Lava Jato, e discute com os leitores o futuro da investigação brasileira


Com o atual cenário de caos político do Brasil, ter um ponto de vista que aponte para um fato concreto é quase impossível. Porém, o procurador do Ministério Público e doutor em Direito do Estado Rodrigo Chemim, consegue levantar os fatos históricos da operação que serviu de inspiração da Lava Jato: a italiana Mãos Limpas. Examinando alguns pontos precisam mudar para a investigação brasileira dar certo, o também professor expõe no livro Mãos Limpas e Lava Jato: a corrupção se olha no espelho, publicado pela Citadel Editora, toda uma comparação de fatos, e os possíveis desfechos – bom e ruim – da operação brasileira.


A investigação de um episódio aparentemente isolado de corrupção em pouco tempo começa a desvendar um gigantesco esquema de pilhagem dos cofres públicos e pagamento de propinas.


Foi assim na Mãos Limpas da Itália e na Lava Jato do Brasil. Separadas por duas décadas, as duas operações expuseram a corrupção sistêmica que assola os dois países, com o desvio contínuo de fortunas incalculáveis para as contas de políticos e de partidos de todos os matizes ideológicos e de gestores públicos e privados. Contratos superfaturados, licitações fraudadas e lavagem de dinheiro sustentam a Tangentopoli italiana e a Propinolândia brasileira, protegidas por legislações que neutralizam o combate e a punição dos crimes de colarinho-branco.


A análise comparativa de Rodrigo Chemim, procurador do Ministério Público e doutor em Direito de Estado, revela perturbadoras semelhanças entre Mãos Limpas e Lava Jato, desde o modus operandi dos corruptos das esferas pública e privada até as manobras e desculpas para se safarem da justiça. Mãos Limpas e Lava Jato: a corrupção se olha no espelho retrata o que aconteceu na Itália e alerta para o que pode acontecer no Brasil.


SOBRE O AUTOR | Rodrigo Chemim é doutor em Direito de Estado, professor de Direito Processual Penal no Centro Universitário Curitiba e no Centro Universitário Franciscano em Curitiba. Procurador do Ministério Público do Paraná há 24 anos, atuou por mais de quinze anos na investigação de crimes do colarinho-branco.



Ficha Técnica:
Mãos Limpas e a Lava Jato
Autor: Rodrigo Chemim
ISBN:9788568014424
Assunto:Política/ Corrupção / Nacional
 Número de páginas: 288
Formato 15,5x23cm
Citadel Editora
Preço de capa: R$ 39,90
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários