Theo de Barros lança álbum com canções inéditas

DO TEXTO:

Com o rigor da música erudita, o cd Tatanagüê ainda reúne um time de luxo formado por Renato Braz, Mônica Salmaso, Ricardo Barros e Alice Passos.

Neste álbum Theo revela uma série de músicas com o parceiro Paulo César Pinheiro

                                                                                                                             
Alda Jesus
Portal Splish Splash

Theo de Barros lança o álbum “Tatanagüe” ao lado do intérprete Renato Braz, que em 2003 já havia gravado algumas faixas no CD “THEO”. Neste disco, Renato entrou como parceiro do projeto, participando da escolha do repertório e interpretando 13 das 16 faixas.

Theo foi membro fundador do Quarteto Novo, composto nos anos 60 ao lado de Hermeto Pascoal, Heraldo do Monte e Airto Moreira. Ele é mais conhecido como parceiro de Geraldo Vandré em "Disparada" e como compositor de "Menino das Laranjas", gravado por Elis Regina em 1965. Neste novo álbum Theo revela uma série de músicas com o parceiro Paulo César Pinheiro. O resultado é um diálogo entre gigantes, de uma obra que pega os artistas na maturidade e em plena forma. O CD conta com 12 faixas inéditas, além de 4 releituras; todas com arranjos orquestrais de Theo. O disco tem participações especiais de Mônica Salmaso, Alice Passos e um time luxuoso formado por mais 30 músicos. Theo e Ricardo Barros também interpretam canções.

O álbum abre com a canção “Tatanagüê” e fala de um pássaro que servia de sentinela nos Quilombos. Ele avisava com seu canto, a presença de qualquer pessoa estranha nos arredores. Para aumentar o mistério, o Tatanagüê era invisível.

A música “Dança de mar” é uma toada que faz parte de uma obra maior: Suíte Marinha. A peça inteira ainda não foi gravada. A canção é sobre a festa de São Benedito e procura traduzir o ambiente dessa celebração.

Entre as vozes femininas que participam do álbum está a cantora Mônica Salmaso, que derrama todo seu talento na belíssima “Alguém Sozinho”. A música é a primeira parceria do filho do artista Ricardo Barros com Paulo César Pinheiro.

“Três Violas” é outra faixa do CD e pertence à Suíte das Sete Violas gravada no Cd “THEO”. Nesta canção o artista mostra que é possível desmembrar a Suíte original em diversas formas, fazendo esta releitura.

“Cavalo de Oxóssi” faz parte da Suíte Capoeira. É a narrativa de um mestre capoeirista, acompanhado por berimbau e pela roda de capoeira que sempre assiste a seus embates.

“Três Vertentes” é uma suíte com três partes: Africano, Pescador e Nordestino e por retratar três influências diferentes, há três vozes distintas para interpretá-la: Renato Braz, Ricardo Barros e Theo de Barros.

Alice Passos é outra voz feminina que enriquece “Tatanagüê”. A faixa “Camaradinho” é uma canção alegre que também faz parte da Suíte Capoeira, em que um lutador se vangloria de seus dons de capoeirista.

O álbum conta com a releitura de “Barco Sul” que participou do Festival de Música Popular da TV Globo de 1970. Na época foi defendida por Zé Luiz Mazziotti e gravada apenas no LP do festival.

“Desafio” é a terceira releitura e concorreu no Festival da Viola da TV TUPI. Chegou empatada em primeiro lugar com duas outras músicas. Na ocasião foi defendida pelo Trio Marayá.

"Fruta Nativa" é mais uma releitura de uma canção que participou de uma Mostra de Música Popular Brasileira que ocorreu no Conservatório de Música de Tatuí, aonde foi gravada ao vivo em um Cd do evento. Esta também é uma parceria de Theo com Paulo César Pinheiro.

Músico respeitado, Theo de Barros estreou em LP em 1979, pela gravadora Eldorado, com o duplo "Primeiro Disco" e só voltou a gravar em 1997, com o exuberante "Violão Solo". Passou as décadas de 80 e 90 dedicado à publicidade, fazendo jingles e trilhas para comerciais. Em 2003 lançou o CD “THEO” que já incluía parcerias com o letrista e compositor Paulo César Pinheiro. Depois lançou seu segundo disco de violão solo intitulado "À luz de Velas"(2007.

Tatanagüê
Artista: Theo de Barros
Quanto: R$ 39,90
Gravadora: Independente
Distribuição: Tratore
Contato para shows: Circuito Musical
Fone: 11 5071 – 9555
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários