Praça Mauro Duarte vai virar um arraiá danado de bom

DO TEXTO:

Forró, comidas típicas, food trucks, chope artesanal, recreação e até sorteio de bicicleta no charmoso cantinho de Botafogo


Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


A praça de Botafogo que leva nome de sambista abrirá espaço para o forró. No próximo fim de semana – dias 14, 15 e 16 –, a Praça Mauro Duarte vai se transformar num autêntico arraial, com direito a bandeirinhas penduradas, muito forró e diversão! As comidinhas características das festas juninas vão se misturar às delícias de food trucks – o QC Food já confirmou presença com seus originais hambúrgueres de dar água na boca – e aos chopes artesanais, enquanto a criançada vai brincar no parquinho e no pula-pula. E ainda vai ter sorteio de bicicleta para animar ainda mais os festejos!

O forró vai comer solto com atrações da melhor qualidade: o Trio Mussambê, o Forró de Rabeca e o arcodeonista Luiz Grande, atrações de sexta, sábado e domingo, respectivamente.

Como alegria boa é alegria compartilhada, a produção do evento vai lançar uma campanha de arrecadação de agasalhos. Quem puder contribuir é só procurar os responsáveis no dia da festa.

O evento idealizado pelo produtor Júlio Custódio, que mora no bairro, une-se a outros que vêm ocupando os espaços públicos de Botafogo com atividades de esporte, cultura e lazer, contribuindo efetivamente para combater a insegurança das ruas. Ao comemorar o aniversário na Praça Mauro Duarte em maio deste ano, Júlio percebeu o quanto o local estava abandonado e mal conservado, e que isso atraía moradores de rua para dormir lá. Assim surgiu a ideia de promover eventos na praça.

Esse será o primeiro de uma série para ocupar a praça, agregando arte, cultura, entretenimento e gastronomia artesanal, com a proposta de tornar o local um ponto de encontro de pessoas com o mesmo interesse.

A organização do “arraiá” é realizada pelos experientes produtores de conceituados eventos: Júlio Custódio, responsável pela produção executiva de Rider#dáprafazer e sorteio das copas do mundo; Robson Viera, responsável  na produção do Casa Hungria durante as Olimpíadas 2016; e Jeniffer Oliveira, gerente regional do revezamento da tocha olímpica 2016.

As atrações:
 
O Trio Musssambê teve sua origem no ano de 2015 quando Max, o vocalista, teve a ideia de reunir os amigos com quem ele havia tocado no circuito de forró carioca. Os integrantes já tocaram em grandes casas de show – Severina, Levianos e Lapa 40 – e eventos do circuito do Rio de Janeiro, como Forró da manhã, Forró Brasil e Forró Casadinho.

O Forró de Rabeca é um projeto com a intenção de mostrar ao público a cultura do forró liderado pelo som da rabeca. Instrumento antecessor ao violino, a rabeca originou-se de um instrumento árabe chamado "Rebab", introduzido na Europa durante a invasão moura na Península Ibérica, assim como todos os instrumentos de corda. O grupo apresenta um repertório tradicional com músicas de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Genival Lacerda, entre outros artistas do gênero. Mas também inova ao misturar os ícones do forró a temas de músicas clássicas, trilha de cinema, ritmos árabes e africanos. Tudo isso apresentado de uma maneira irreverente fazendo, com que o público se sinta à vontade e com desejo de participar dançando ou cantando.

– O acordeonista Luiz Gigante nasceu no Paraná e, em sua infância e adolescência, morou em várias regiões do interior brasileiro. Há 21 anos,  radicou-se no Rio de Janeiro. Frequentador e filho musical do Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga, a famosa Feira de São Cristóvão, fundou em janeiro de 2000 a Banda Forró de Ponta, grupo que tocou forró pé de serra durante 15 anos pelo Brasil. Agora, acompanhado por Daniel Paris na zabumba e Marcelo Madeira ao triângulo, o músico começa o ano de 2016 se dedicando totalmente à sua carreira solo iniciando as gravações das primeiras músicas de seu novo projeto.

Os produtores:
 
Robson Vieira é produtor de eventos com mais de 15 anos de experiência no mercado cultural, corporativo e editorial. Formado em Produção Editorial pela UFRJ, tem 44 anos e foi responsável por algumas produções nacionais e internacionais, como Casa da Hungria – Olimpíadas Rio 2016, Feira do Empreendedor edições 2014 e 2015, Carnaval da Boa, Rio+20 e Transform Orchestra Leadership 2015. Como produtor freelancer, já atuou em parceria com algumas agências como FSR Produções, Rio360, VZA Expomedia, Aktuell e Fagga.  

Júlio Custódio, 33 anos, formado em Administração, é produtor e agitador cultural. Seus trabalhos mais recentes são como produtor executivo do Festival #Riderdaprafazer e da Casa da Jamaica durante as Olimpíadas do Rio; produtor financeiro do Skol Summer On; além de ter participado da equipe que administrou os camarotes da Copa do Mundo e o sorteio das chaves da competição. Tem dez anos de experiência no mercado de eventos, com passagens pelas agências Rio360, VZA, Aktuell e Noix.

Jeniffer Oliveira, 29 anos, formada em Administração, trabalha em planejamento e produção de eventos. Seus trabalhos mais recentes são como gerente regional do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016; e na produção do Tour da Taça Coca Cola da Copa do Mundo Brasil 2014, do sorteio das chaves da Copa do Mundo, do Oi Street Skate Urban 2017 e do Oi Rio Pro Saquarema 2017. Tem dez anos de experiência no mercado de eventos corporativo e esportivo, atuando em diversas áreas, e já passou pelas agências Rio 360, Aktuell, VZA, Dreamfactory e SRCOM.

SERVIÇO:

Arraiá da Praça Professor Mauro Duarte – Botafogo
Dias 14 (sexta-feira), 15 (sábado) e 16 (domingo)
Sexta-feira, dia 14, das 17h às 22h – Show com Trio Mussambê a partir das 19h
Sábado, dia 15, das 14h às 22h – Shows de Forró de Rabeca e Quadrilha Coração de Palha a partir das 18h
Domingo, dia 16, das 14h às 22 – Apresentações de Luiz Gigante e Quadrilha Coração de Ouro a partir das 18h
Recreação: parquinho e pula-pula
* Sorteio de Bicicleta
Entrada gratuita
Fácil acesso de Metrô * (Estação Botafogo, saída Mena Barreto) uber, cabify ou táxi
Se for de Bike, não esqueça sua corrente
Dog Friendly

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários