Como Montar o Currículo do Século 21?

DO TEXTO:


Destacar as habilidades digitais e experiências profissionais são pontos importantes para a contratação

                                                                                                                                
Alda Jesus
Portal Splish Splash

A taxa de desemprego no país tem alcançado níveis elevados. Segundo o IBGE, são 13,5 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho. Dado esse cenário, a competitividade para alcançar uma colocação é ainda maior. O currículo é sempre a primeira etapa do processo seletivo e dependendo do que foi citado pode não haver uma segunda chance.

Para se destacar, é preciso apresentar um conteúdo atraente e de acordo com as necessidades das empresas nesse momento. Mas, neste viés, qual é o tipo de profissional que o mercado procura? E quais são as competências que devem ser pontuadas em pleno século 21? O diretor da Prepara Cursos, maior rede de cursos profissionalizantes do país, Guilherme Maynard, aponta algumas habilidades necessárias na atualidade.

APTIDÃO EM TECNOLOGIA

Cada vez mais, a tecnologia está presente no dia a dia das empresas. Atualmente, as habilidades tecnológicas não são exigidas apenas dos profissionais dessa área. “Em todos os setores, saber lidar com ferramentas digitais será um diferencial que pode garantir a contratação”, afirma Maynard.

INGLÊS

Há tempos que falar inglês se tornou fundamental para quem deseja uma colocação no mercado de trabalho. “Hoje em dia, dominar a língua inglesa deixou de ser um diferencial e se tornou um fator obrigatório para uma carreira de sucesso. Além de conquistar mais rápido sua vaga, o salário de quem possui essa habilidade é até 61% maior dos que não falam o idioma, segundo pesquisa da Catho”, acrescenta o diretor.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Além de terem ótima formação, as corporações buscam profissionais que possuam inteligência emocional. “Esse talento, em saber identificar as suas emoções com mais facilidade, ajuda a se relacionar com colegas de trabalho, clientes e a manter o bom rendimento em situações de pressão e desafios. É algo que precisa ser trabalhado para quem quer crescer na carreira”, comenta.

MULTIFUNCIONALIDADE

Você é contratado para exercer uma função, mas, será visto com bons olhos se entender de outros assuntos ligados ao universo da empresa. “É interessante um profissional que saiba dar dicas e sugestões em áreas que não são a sua, isso mostra que a pessoa gosta de aprender e quer contribuir para o sucesso da instituição”, diz.

EXPERIÊNCIA NO MERCADO

Citar as experiências já vivenciadas no mercado de trabalho é um grande passo à contratação. Mas, seja econômico, cite apenas os dois últimos empregos e comente sobre atividades que exerceu. Também, explore os pontos altos das colocações, como por exemplo, promoções e crescimentos pessoal e profissional. “ O estudo é muito válido, mas quando o candidato traz uma bagagem de boas práticas no universo corporativo, ele ganha muita credibilidade”, comenta.

TRABALHOS VOLUNTÁRIOS

Recente pesquisa da Consultoria Deloitte aponta que quatro em cada cinco diretores de recursos humanos prestam bastante atenção a experiências adquiridas em trabalho voluntário na hora da admissão. A prática agrega muito já que ajuda no desenvolvimento de habilidades, como o trabalho em equipe, empatia, altruísmo. “ Muita das vezes, as atividades têm relevância para o cargo disputado” finaliza Maynard.

Sobre a Prepara Cursos
A Prepara Cursos, que foi a primeira rede a ser criada pelo Grupo Prepara, oferece mais de 80 cursos profissionalizantes e conta com mais de 500 unidades. A rede já formou mais de 1 milhão de alunos em todo o país. Além de contribuir para a formação de jovens de todo o Brasil, a Prepara Cursos ainda os auxilia por meio do Programa Mais Empregos, na busca pelo primeiro emprego ou por uma colocação melhor no mercado de trabalho. O Programa Mais Empregos atua como um facilitador entre empresas que procuram profissionais qualificados e candidatos em início de carreira que buscam uma oportunidade no mercado. Com essa iniciativa, a rede já beneficiou mais de 100 mil alunos em todo país. A Prepara Cursos é uma marca premiada no mercado nacional. Por três anos, foi eleita pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios a melhor franquia do Brasil e, em 2015, conquistou pelo sétimo ano consecutivo, o Selo de Excelência em Franchising - SEF, da Associação Brasileira de Franchising (ABF).www.prepara.com.br

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários