XI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus e Casas Históricas traz palestrantes de Portugal

DO TEXTO:

Mundo Lusíada

Desde 2007, palácios e museus-casas históricas brasileiros reúnem-se anualmente em São Paulo com o objetivo de refletir sobre temas importantes para melhorar as boas práticas nessas instituições.

Neste ano, acontece o XI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas, concomitante às comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Com apoio do Consulado Geral de Portugal em SP e dentro do Experimenta Portugal, palestrantes portugueses também participam do encontro.

A programação traz ações culturais que incluem conferências, debates, música e literatura, além das tradicionais visitas a museus-casas na capital paulista, uma oportunidade de reexaminar as tradições e raízes históricas, desde os povos indígenas, a chegada dos portugueses e, ao longo do tempo, o fluxo de imigrantes de diversas partes do mundo e das migrações internas entre as regiões brasileiras.

A partir das casas históricas transformadas em museus, o tema deste ano promove uma reflexão sobre “Heranças culturais: testemunhos materiais e imateriais no museu-casa histórica”. Os encontros acontecem em São Paulo, de 10 a 12 de junho, e em Itu, em 17 de junho.

Em 10 de Junho, a Casa Guilherme de Almeida (Rua Macapá, nº 187 – Perdizes SP) recebe o Recital Camonianas com Marcelo Tápia e convidados, baseado em leituras comparativas de poemas de Luís de Camões e de Guilherme de Almeida, criados por ele à semelhança da obra do poeta português e reunidos em seu livro Camonianas. O evento apresentação ainda o livro O Meu Portugal, de Guilherme de Almeida e contará com leitura de breves trechos das crônicas escritas pelo autor em 1933.

Em 12 de junho, na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano (Avenida Morumbi, 4.077 SP), participa António Ponte, Diretor Regional de Cultura do Norte de Portugal, na Conferência “Casas-Museu – Locais onde o patrimônio material e imaterial conflui numa comunicação orquestrada”.

Ainda no dia 12, no Palácio dos Bandeirantes (Avenida Morumbi, 4.500 – Morumbi), a Conferência “Palácio Nacional da Ajuda – A herança cultural de D. João VI” conta como palestrante com José Alberto Ribeiro, presidente do Icom Portugal e diretor do Palácio Nacional da Ajuda.

O XI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas – Heranças culturais: testemunhos materiais e imateriais no museu-casa histórica, traz uma programação extensa confira (em PDF). As inscrições podem ser feitas pelo site www.acervo.sp.gov.br/encontro2017_.html

In
http://www.mundolusiada.com.br/cultura
 






POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários