95% dos shopping centers brasileiros realizam ações sociais

DO TEXTO:

Dentro dos programas e ações sociais, 91% prezam pela mobilidade, 74% por doações e 49% pela educação e conscientização


Os dados são inéditos e fazem parte dos programas “Acione-se pela Vida e “Acione-se Pelo Planeta” da Abrasce


                                                                                                                                    
Alda Jesus
Portal Splish Splash


São Paulo, 05 de junho de 2017 – A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) realizou levantamento inédito sobre a atuação socioambiental de shoppings em todo o Brasil. Os dados foram coletados com base nas informações de 160 empreendimentos que participam dos programas “Acione-se Pela Vida” e “Acione-se Pelo Planeta”, iniciativas criadas pela associação com o objetivo de unificar e dar força às ações que cada shopping tem feito de maneira independente. Este é o primeiro anúncio oficial de resultados originados por meio dos programas. “Os dados endossam a já demonstrada consciência do setor sobre o potencial impacto de suas ações para a sociedade e o meio ambiente”, comemora Glauco Humai, presidente da associação.


O estudo também revela que 94% dos empreendimentos realizam ações voltadas à redução do consumo de energia. Entre as iniciativas, estão o uso de lâmpadas de alta eficiência, a automação inteligente do ar condicionado e das escadas rolantes, e o aproveitamento da luz natural.


Em relação à economia de água, o levantamento aponta que a cada mês o setor de shopping centers reutiliza mais de 126 mil m³ de água, o que seria suficiente para abastecer mais de 50 piscinas olímpicas. Além disso, são mais de 167 mil m³ de água tratada mensalmente. Outro ponto importante se refere à reciclagem de lixo. O setor reaproveita 412 mil toneladas de lixo por mês, cerca de 3 mil toneladas por shopping. Esse montante poderia lotar quase 2 mil aviões cargueiros do tipo Boeing 747.


“Por meio dos programas e do relatório socioambiental, que será gerado ano a ano, os empreendimentos não apenas receberão maior atenção por parte de seus públicos de relacionamento como também terão maior visibilidade sobre as ações desenvolvidas pelo setor como um todo. E isso certamente os motivará a se engajar ainda mais em boas práticas socioambientais”, declara Humai.

O levantamento ainda aponta que:

- 90% possuem lâmpadas de alta eficiência;
- 87% dos empreendimentos realizam reciclagem de resíduos sólidos;
- 74% dos shoppings que participaram do levantamento realizam algum tipo de doação;
- 67% utilizam produtos ecológicos de limpeza e higiene;
- 28% realizam ações voltadas para o controle de emissão de gases do efeito estufa;
- 23% usam escadas rolantes inteligentes;


Os programas “Acione-se Pela Vida” e “Acione-se Pelo Planeta” foram anunciados em março e contam com a participação de mais de 160 shoppings, atualmente. Por meio do pilar “Acione-se Pelo Vida” são reunidas iniciativas e ações de impacto social, como doação ou arrecadação de roupas, alimentos e outros itens, e também qualquer tipo de ação voluntária que o shopping realize com a comunidade. Já o “Acione-se pelo Planeta” tem o objetivo de reunir as campanhas ambientais e de sustentabilidade dos shoppings. Podem se enquadrar nessa vertente ações de reciclagem, reaproveitamento de subprodutos e reuso de materiais.

Sobre a Abrasce


Fundada há 40 anos, a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) atua para fortalecer o desenvolvimento do setor, defender os interesses de seus associados e colaborar para a disseminação de dados e levantamentos de mercado. Com mais de 300 associados, a entidade promove encontros, eventos e cursos para garantir a qualidade nos serviços prestados pelos empreendimentos e discutir tendências do setor. Para saber mais, acesse www.abrasce.com.br.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários