Vestibulandos: histórias tragicômicas - um livro de contos juvenis sobre o vestibular

DO TEXTO:


Ironia, boas tiradas e ampla galeria de personagens dão o tom nesse primeiro livro, publicado pela SM Editora, da autora paulista Ivana Arruda Leite
 
 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


A candidata chega fantasiada de zumbi, o casal rompe o namoro antes da prova, a garota abala a concorrência com um sanduíche de mortadela... Em meio a expectativas e inseguranças, jovens vivem situações inusitadas, dramáticas ou hilariantes, relacionadas ao vestibular.

Escritos com base em depoimentos concedidos à autora (pessoalmente ou pelo Facebook) sobre essa etapa crucial na vida dos estudantes, os contos que compõem Vestibulandos: histórias tragicômicas fazem uso inteligente do humor no tratamento de conflitos relacionados à escolha de carreira e às situações de teste, incentivando a autossuperação pela via do riso e da ironia.

No conjunto, os personagens, vastos e variados, estimulam reflexões sobre diversidade (tolerância e respeito às diferenças). São tipos muito diferentes — e extremamente empáticos — que vivem, cada qual a sua maneira, ilusões, dramas e crenças pessoais, pressões econômicas, sociais ou familiares.

A linguagem descontraída, típica da autora paulista, tem tudo para conquistar os leitores, dando leveza ao tratamento do tema de forma não convencional.  Para completar, como as histórias se passam em épocas distintas, trazem interessantes dados e fatos históricos sobre política, costumes, exames vestibulares e cursos superiores.

Ficha técnica
ISBN: 978-85-418-1340-2
Formato: 15,5 x 23,0 cm
Páginas: 64
Preço: R$ 41,00

Sobre a autora: Ivana Arruda Leite nasceu em Araçatuba, São Paulo, em 1951. Escritora e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo, ela é autora de diversos contos e romances para o público adulto, alguns deles publicados fora do país, e livros infantis e juvenis. Também assinou várias adaptações de clássicos para crianças.

Sobre o ilustrador: Mauricio Pierro nasceu em São Paulo, capital, em 1975. É artista e ilustrador autodidata e designer gráfico, formado em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desde 2000 tem o próprio estúdio, onde desenvolve materiais publicitários e ilustrações para comics e livros infantis.

Sobre a editora: Fundada em 1937, a SM não se intitula uma empresa mas, sim, um projeto cultural e educativo com duas áreas de atuação plenamente integradas: em primeiro lugar, na elaboração e oferta de conteúdos e serviços educativos de prima excelência, sobretudo didáticos e de literatura infanto-juvenil, e, em segundo, no trabalho social realizado pela Fundação SM, que destina todos os recursos provenientes da atividade comercial da SM para melhorar a qualidade da educação e levar a docência e cultura aos setores menos favorecidos da sociedade. Focada no âmbito ibero-americano, a SM está presente em 10 países e são mais de 2.300 profissionais e voluntários se dedicando a este projeto. No Brasil, atua desde 2004.

 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários