PROTESTE atesta falta de segurança em espaços infantis de três estados do País

DO TEXTO:

Associação encontra espaços indoor que comprometem a segurança e diversão das crianças. Foram analisados estabelecimentos em SP, RJ e PE.

Alba Bittencourt
Portal Splish Splash

A PROTESTE, Associação de Consumidores, realizou um teste sobre o funcionamento dos parques infantis nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. A avaliação teve como objetivo analisar se as instalações seguiam as normas de segurança para evitar acidentes aos pequenos usuários e também aos pais e responsáveis.

O resultado mostra que entre os dez parques infantis avaliados nos quesitos de segurança, em 9 há problemas que podem comprometer a segurança dos seus frequentadores. Com exceção do Animasom (Shopping Leblon - RJ), todos os nove parques restantes tiveram problemas de segurança, como, por exemplo, a falta de indicação da faixa etária permitida para alguns brinquedos e a inexistência de sinalizações com rotas de fuga.

De uma forma o geral, os brinquedos foram classificados como “seguros”, porém, alguns pontos identificados podem colocar as crianças em risco. Em São Paulo, no Espaço Curumim (Shopping Iguatemi), foi encontrada uma mesa de madeira com farpas e chão molhado no estabelecimento. No espaço Magic Games (Shopping Santana), não havia instrutor exclusivo na piscina de bolinhas, que demandam especial atenção durante a diversão dos pequenos.

No Estado de Pernambuco, os espaços em que foram encontradas irregularidades são: Pingo Feliz e Pequenos Moleques (Shopping Recife), e Pequenos Moleques (Shopping Riomar). Durante a avaliação da PROTESTE, não havia qualquer proteção no pula-pula, a fim de proteger as crianças de eventuais acidentes.

Já no Rio de Janeiro, uma atração popular conhecida como “brinquedão”, localizada no Village Kids (Shopping Village Mall) apresenta uma chapa mal instalada na parte do escorregador, podendo causar acidentes a qualquer momento. No Kids Place (Shopping Tijuca) e Mundo Happy Bee (Ilha Plaza Shopping), as bolinhas da piscina estavam bastante deterioradas.

No teste, também foram identificados a falta de banheiros dentro de alguns espaços. Clubinho do Espirro (Shopping Santana - SP), Pingo Feliz (Shopping Recife – PE), Village Kids (Shopping Village Mall - RJ) e Espaço Kids Place (Shopping Tijuca - RJ) registraram problemas.  Apesar de não ser um item obrigatório, a falta de banheiro pode gerar transtornos com grandes multidões e alta demanda. É recomendável que todos os espaços tenham banheiros acessíveis e exclusivos das atrações.

Outro fator que contribui negativamente para o resultado da avaliação é a segurança do ambiente, e a PROTESTE notou a falta de câmeras de segurança nos parques Magic Games e no Clubinho do Espirro (Shopping Santana - SP) e também no Mundo Happy Bee (Shopping Ilha Plaza - RJ).

Em todos os parques avaliados é possível verificar a inexistência de sinalização de rota de fuga, o que dificulta uma desocupação emergencial, especialmente levando em conta o público infantil. Essas áreas devem ser mantidas livres de qualquer obstáculo, com o propósito de garantir a saída dos usuários do parque de uma forma tranquila e segura, com a devida sinalização. Apenas o Cidade Animasom (Shopping Leblon - RJ) possui a correta sinalização.

No Magic Games (Shopping Santana - SP), há teclas soltas no chão de uma atração que levantam uma ponta cortante ao pisar; No Pingo Feliz (Shopping Recife - PE), a porta de entrada e saída tem um limitador de altura, dificultando a entrada de adultos no recinto, especialmente em caso de emergência. Já no Kids Place (Shopping Tijuca - RJ) e no Pequenos Moleques (Shopping Recife - PE), as escadas não são antiderrapantes.

No que se refere à presença de extintores de incêndio, somente o Pingo Feliz (Shopping Recife - PE) não tinha o item obrigatório. No entanto, em cinco dos demais parques testados, havia algum tipo de problema, tais como número insuficiente de extintores na área recreativa e sem a devida sinalização e também local de difícil visualização. Vale ressaltar que, no Cidade Animasom (Shopping Leblon - RJ), o extintor que estava presente ao lado dos jogos eletrônicos, é do tipo recomendado para apagar fogo de papel e madeira.

Verificou-se ainda que o espaço Pingo Feliz (Shopping Recife - PE), é o único que não possui luzes de emergência, bem como os detectores de fumaça.

Visando evitar acidentes e proteger a integridade e segurança física dos pais e crianças, a PROTESTE pediu providências aos Bombeiros e ao Procon, para que o público esteja protegido e tenha seus direitos consumeristas assegurados.

Confira as dicas da PROTESTE para se divertir com segurança nos parques:

Alvará e certificado
Certifique-se de que o espaço possui alvará e certificado do Corpo de Bombeiros, que devem estar expostos em local visível como as bilheterias.

Câmeras de segurança
Veja se há câmeras, extintores, sprinklers, detectores de fumaça e iluminação de emergência, entre outros itens no local, que sejam de fácil compreensão para as crianças por meio de imagens e símbolos.

Proteção dos brinquedos
Verifique se brinquedos em altura, como passarelas e escadas, possuem tela de proteção para evitar quedas dos pequenos.

Banheiros no local
Se não há banheiro, pergunte qual será o procedimento com a criança, se ela precisar usar.

Proteção elétrica
Preste atenção se não há fios elétricos soltos no ambiente, especialmente nos jogos eletrônicos como vídeo games e veja se as tomadas estão com tampas de proteção.

Desocupação emergencial
Avalie a facilidade de evacuação, reparando se o trajeto até a saída se encontra livre de obstáculos e está devidamente sinalizado.

Monitores exclusivos
Observe se a piscina de bolinhas, o pula-pula, e o escorrega possuem normas de utilização e monitores exclusivos para cada atração.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários