Ministro Ronaldo Nogueira vai falar sobre futuro do trabalho em reunião do G20 na Alemanha

DO TEXTO:

Encontro ocorre nesta quinta e sexta-feira em Bad Neunahr

                                                                                                                                    
Ada Jesus
Portal Splish Splash

O futuro do trabalho será o tema da principal intervenção do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, na Reunião de Ministros do Trabalho e Emprego do G20. O encontro ocorre nesta quinta e sexta-feira (19), na cidade de Bad Neunahr, na Alemanha, país que preside o grupo este ano. O ministro foi escolhido pelo governo para representar o país no encontro por conta da elaboração da proposta de modernização da legislação trabalhista, que já foi aprovada na Câmara e está sob análise do Senado.

Participam da conferência delegados e ministros do trabalho dos 19 países membros, o representante da União Europeia no grupo, além de integrantes de organizações internacionais (Organização Internacional do Trabalho Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional) e representantes de trabalhadores e empregadores.

“O Brasil tem contribuições importantes a dar sobre o futuro do trabalho, pois estamos aprovando uma legislação que prepara o país para as mudanças que já começaram a acontecer no mundo do trabalho”, afirma o ministro.

Ronaldo Nogueira lembra que a modernização trabalhista aborda temas como flexibilização da jornada e trabalho remoto, que são situações cada vez mais presentes nas relações trabalhistas do contexto atual e do futuro. ‘Os países precisam encontrar maneiras de garantir a proteção social desses trabalhadores que vivem hoje uma realidade que até bem pouco tempo atrás não existia. O Brasil já está trabalhando nisso’, acrescenta.

Além do futuro do Trabalho, Ronaldo Nogueira deve contribuir com outras discussões importantes que a Alemanha determinou como prioridade para a reunião do G20. Entre elas estão a integração de migrantes, a participação feminina, o emprego juvenil e as cadeias globais de valor.

Sobre os jovens, o ministro deve falar da inserção no mercado de trabalho por meio da Aprendizagem Juvenil e citar o programa Hacker Aprendiz, que abre vagas na área da tecnologia, um dos principais assuntos de interesse da juventude. Em relação ao mercado feminino, Ronaldo Nogueira deve citar os programas brasileiros que incentivam a participação das mulheres em projetos científicos.

Para tratar das cadeiras globais de valor, o ministro Ronaldo Nogueira pretende apresentar os trabalhos de combate ao trabalho escravo e infantil. A fiscalização nessas áreas está entre as prioridades do Ministério do Trabalho no Brasil e contribui para a promoção do trabalho decente, uma das principais preocupações de líderes governamentais dos países desenvolvidos.

A Reunião de Ministros do Trabalho e Emprego do G20 está sendo preparada desde o final do ano passado. Representantes dos países membros participaram de uma série de reuniões para tratar previamente dos temas que seriam abordados na conferência desta semana. Ao final do encontro, eles devem divulgar uma carta com as prioridades dos países definidas a partir dessas discussões.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários