Lançamento do Livro e Web Documentário URBANAS evidencia as relações entre moda, individualidade e empoderamento feminino

DO TEXTO:

Primeiro livro de street style com mulheres da cidade de São Paulo e documentário sobre a questão feminina contemporânea, serão lançados na Livraria Cultura dia 17 de maio
 
 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


Como já aconteceu em grandes metrópoles como Londres e Nova York, chegou a vez de São Paulo ganhar um livro de street style. URBANAS mostra a diversidade da mulher brasileira apresentando em suas 260 páginas, cerca de 180 mulheres contemporâneas que habitam - ou transitam - pela paulicéia, registradas por uma nova geração de fotógrafos, entre 2008 e 2016.

Além de documentar o genuíno espírito da moda de nosso tempo, a chamada "moda das ruas", URBANAS traça paralelos, a partir de uma abordagem antropológica cultural, sobre questões vinculadas a trajetória das mulheres na luta por independência e realização.

"Neste momento em que a questão feminina é tão premente, percebo ser  imprescindível que as mulheres tenham voz e espaço para se expressarem, deste modo URBANAS amplia o espectro dos tradicionais livros de street style", relata Ricardo Feldman, autor do projeto.

As escolhas se pautaram na intuição e magnetismo das ruas. Nas estações de metrô, nos centros culturais e comerciais, em festas e locais religiosos, São Paulo revela um caleidoscópio de estilos ao celebrar as diferentes facetas das mulheres do País.

"URBANAS revela uma série de exercícios de individualidade e empodeiramento, comprovando que o vestir continua uma das armas mais eficazes na conquista das liberdades" define Érika Palomino no texto de quarta capa do livro.

Desvendar São Paulo e observar as mulheres retratadas em URBANAS nos revela influências de diferentes épocas e lugares em uma grande explosão de universos pessoais. "Ser diferente que era antes motivo de medo, passou a ser a premissa número um para alguém se destacar e deixar sua marca" descreve o stylist Dudu Bertholini no prefácio da obra.

O livro URBANAS traz um projeto gráfico arrojado que surpreende não só pelas suas quatro diferentes opções de capa, todas prateadas e espelhadas, mas também por gerar curiosidade com janelas recortadas em algumas de suas páginas, como um zoom que orienta o olhar para o desvendar temáticas importantes da mulher contemporânea.

Foi a partir dessa intenção do zoom, nessa busca por aproximação e intimidade, que nasceu o desdobramento audiovisual do projeto, o Web Documentário URBANAS, que elegeu 9 mulheres, entre as retratadas no livro, para um bate-papo informal. Sofás foram colocados nas ruas, oferecendo ao espaço urbano o aconchego de uma sala de estar, onde essas mulheres foram entrevistadas sobre os mesmos temas contemporâneos iluminados pelo livro: a ditadura da beleza, as novas famílias, a liberdade de ir e vir, além das questões sobre gênero, muito em pauta na imprensa e nas redes sociais atualmente. "A ideia começou como um livro, mas vem crescendo e tomando forma em outras mídias e suportes, o audiovisual foi um caminho natural e a web é o próximo passo. Também existem tratativas para levar o projeto para outras capitais do Brasil", explica Ricardo Feldman.

O livro e o documentário URBANAS foram realizados com incentivo da Lei Rouanet pela Livre Conteúdo, Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio da Livraria Cultura e patrocínio da C&A Modas. "O apoio da C&A tem sido muito importante pois valorizarmos crenças semelhantes: que a moda é um grande catalizador cultural capaz de tecer relações que nos conectam com nossa própria identidade e Brasilidade", finaliza Feldman.

Sobre o autor

Ricardo Feldman é diretor criativo, curador e editor. Fundou a Livre Conteúdo em 2000, editora e produtora de conteúdo e projetos culturais. Realizou diversos projetos culturais ligados a moda, entre eles a curadoria da exposição "Bailes do Brasil", no Solar da Marquesa em SP com o designer Jum Nakao; a direção da exposição "Flávio de Carvalho Desveste a Moda Brasileira", realizada no MUBE – SP e MAM- RJ; a edição dos livros "Sapato de Mulher, um Passeio pelo Imaginário das Brasileiras" e "30 anos de Moda no Brasil". É publisher da Revista s/n e conselheiro do Theatro São Pedro e Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo.

Crédito Fotógrafos

Ali Karakas, Chris von Ameln, Guilherme Brandão, Julia Rodrigues, Marcelo Elídio, Mariana Maltoni, Murilo Yamanaka, Tathiana Yumi Kurita, Thiago Borba.

Algumas personalidades retratadas no livro

Lilian Pacce, Vanessa Rozan, Costanza Pascolato, Fernanda Young, Karla Girotto, Érika Palomino, entre outras

SERVIÇO:
Livro URBANAS
Preço R$ 48,00
Edição Bilingüe (port/ing)
Tradução: Melina Valente

Formato Fechado: 157 x 230 mm
Capa, formato 629 x 230 mm em Supremo 250 g/m2, 5x5 cores
Miolo 260 págs. em Polen Bold 90 g/m2, 5x5 cores

Sobre a LIVRE CONTEÚDO

Fundada pelo diretor criativo, curador e editor Ricardo Feldman em 2001, a Livre desponta no mercado brasileiro como uma das pioneiras em custom publishing e amplia sua atuação para novos blends criativos, remixando suportes e linguagens. Acredita que histórias bem contadas tem o poder de engajar e transformar realidades. Cultiva uma rede de colaboradores criativos: artistas, jornalistas, arquitetos, ilustradores, escritores, designers, videomakers – conectados pelo interesse na cultura brasileira e na produção de experiências onde as relações humanas são protagonistas. De revistas a web séries, de sites a exposições, de aplicativos a documentários, a Livre é uma agência e produtora especialista em storytelling e desenvolve projetos nas áreas de branded content, marketing cultural e produção editorial.

Acompanhe a LIVRE

Site: www.livreconteudo.com.br
contato@livreconteudo.com.brcontato@livreconteudo.com.br

Informações para imprensa
 
Giusti Comunicação – Agência de comunicação LIVRE
Bel Pocai - belpocai@giusticom.com.br
Julia Ruiz
- julia@giusticom.com.br
Giusti Comunicação
(11) 5502.5458

Sobre a C&A

 A C&A é uma empresa de moda focada em propor produtos e experiências que vão além do vestir, conectando as pessoas a si mesmas e ao mundo à sua volta. Fundada em 1841 pelos irmãos Clemens e August, na Holanda, a marca abriu sua primeira loja no Brasil em 1976, em São Paulo. Hoje a empresa está presente em todas as regiões e tem cobertura nacional, por meio de sua loja virtual. Conduz seus negócios de forma ética e sustentável, comprometida em oferecer moda com impacto positivo. Saiba mais sobre a C&A em: saladeimprensa.cea.com.br. 

Acompanhe a C&A:
 
Sala de Imprensa: saladeimprensa.cea.com.br/

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários