ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

25 de maio de 2017

Curso gratuito de produção de videoclipes com celular, no Paço Imperial




Master class gratuita ensina técnicas básicas de produção audiovisual com uso do celular

                                                                                                                                
Alda Jesus
Portal Splish Splash

A música e o vídeo andam cada vez mais próximos. Pensando nisso, o Projeto Villa-Lobos e as Crianças dá prosseguimento à sua programação especial de master classes no dia 27 de maio (sábado), no Paço Imperial. Com o tema “Meu Primeiro Videoclipe”, o evento gratuito será comandado pela produtora Aline Lourena, que ensina técnicas básicas de produção usando o próprio celular. A abertura tem apresentação da Orquestra Filarmônica do Projeto e da Orquestra Popular Tuhu, a partir das 12h. Logo em seguida, às 13h, tem início a aula.


Abordando técnicas simples de script, captação e edição de imagens, Aline Lourena põe em prática seu conhecimento na área de produção com foco no uso do aparelho celular, colocando os participantes para dirigir o primeiro videoclipe. Serão dicas que vão desde o roteiro e gravação, além de informações sobre as melhores ferramentas para edição. Produtora audiovisual, afro-empreendedora cultural e fundadora da TheLírios, agência de conteúdo criativo, Lourena possui bagagem na área de cinema e vídeo, e tem experiência como diretora, produtora e roteirista em programas e webséries da internet. Atualmente desenvolve o documentário “Pretas Velhas”, sobre histórias de vida de mulheres negras idosas pelo Brasil.

A abertura do evento fica por conta das orquestras do projeto. A Filarmônica com um repertório didático e artístico que inclui peças da música barroca, clássica, romântica e contemporânea, além da obra do músico Heitor Villa-Lobos. A ação, que beneficia jovens de comunidades do Rio de Janeiro, promove a educação musical profissionalizante.

Já a Orquestra Popular Tuhu tem seu nome inspirado no apelido de Villa-Lobos que, quando criança, gostava de imitações, e com o som “tuhu” reproduzia o apito de um trem. Composta por flautas, clarinetas, saxofones, trompetes, trombones, baixo, violão, cavaquinho, acordeon e percussão, a orquestra traz composições que traduzem a sua sonoridade única, cheia de inserções da cultura urbana das periferias junto a grandes clássicos da música brasileira. A regência, os arranjos e as adaptações são de Maria Clara Barbosa.

Promovidas pelo Projeto Villa Lobos e as Crianças, as master classes têm programação gratuita, com início das apresentações às 12h e aula às 13h. Os eventos são sujeitos a lotação e abertos a todos que tenham interesse na música popular e erudita, profissionais ou admiradores. O Projeto Villa-Lobos e as Crianças desenvolve um trabalho cultural através da música, que visa à profissionalização de jovens de comunidades carentes no RJ. Criado em fevereiro de 2008, tem como ponto de partida os ensinamentos pedagógicos do maestro Heitor Villa-Lobos. O Projeto, dirigido por Turíbio Santos, é patrocinado pela Vivo e o Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO
Master class do projeto Villa Lobos e as Crianças: Meu primeiro videoclipe, com Aline Lourena
Data: 27/05/2017 (sábado)
Horário: às 12h,
Orquestra Filarmônica do Projeto Villa e Popular Tuhu; às 13h, master class com Aline Lourena
Local: Paço Imperial
Endereço: Praça Quinze de Novembro, 48 - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita
Mais informações:  https://www.villaloboseascriancas.com/agenda
Alda Jesus

Sobre a autora

Alda Jesus - Doutorada em Robertologia Aplica e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES
clique na imagem para ver os perfis