Com imagem vinda de Portugal, Santuário de Nossa Senhora de Fátima é inaugurado em Porto Alegre-RS-Brasil

DO TEXTO:

Celebração presidida pelo arcebispo metropolitano da capital, Dom Jaime Spengler, marcou a inauguração neste sábado (13), na Zona Norte da cidade.


Por G1 RS

Inaugurado neste sábado (13), o novo Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Porto Alegre fica na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, Zona Norte da cidade, e tem cerca de 400 lugares. A celebração, presidida pelo arcebispo metropolitano da capital, Dom Jaime Spengler, contou com a imagem peregrina da santa, vinda de Portugal, e lotou a igreja.

A data também marca o centenário das aparições de Nossa Senhora. Os fiéis que compareceram à celebração aproveitaram para tocar na imagem da santa, muitos com uma flor.


A imagem é uma descrição fiel que a pastora Lúcia fez da aparição que presenciou com os primos Jacinta e Francisco em 13 de maio de 1917. Depois, voltará para Portugal, onde neste sábado o Papa Francisco canonizou os dois pastorinhos que viram a Virgem Maria.

O santuário de Porto Alegre também conta com sua própria imagem da santa. Foi feita em 1956, época de construção da primeira igreja.

Novo Santuário de Fátima é inaugurado em Porto Alegre 
(Foto: Amanda Fetzner Efrom/Arquidiocese de Porto Alegre)


Para o frei Luis Susin, o templo será um lugar de acolhimento da comunidade. "A gente chega, se senta e se sente envolvido com a beleza do templo. Ao mesmo tempo, pode rezar, pode fortalecer a fé, sobretudo, a esperanca, isso ajuda muito a gente a fortalecer a própria autoestima, a estima de morar aqui por perto, a gente fica de cabeça mais erguida", avalia.


O custo da obra, de acordo com a prefeitura, ficou em torno de R$ 4 milhões, e a verba foi arrecadada através de doações e de parcerias com a comunidade.
O espaço é revestido em pedra, com vitrais e rosáceas projetados. O forro, portas e bancos são de madeira. A paróquia Nossa Senhora de Fátima foi fundada no dia 23 de fevereiro de 1956, pelo então arcebispo de Porto Alegre, Dom Vicente Scherer.

As estruturas prediais do antigo santuário mostraram sinais de comprometimento em 2008 e, por questões de segurança, segundo a prefeitura, optou-se pela construção de um novo espaço, após aquisição e doação, por parte da mantenedora da Rede de Escolas São Francisco, de oito terrenos.

--------------------------------------
Após seis anos Santuário de Fátima em Porto Alegre fica pronto
 
 
 Santuário Nossa Senhora de Fátima

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários