Um pouco de Santa Maria (Açores) onde Roberto fez escala no dia 17

DO TEXTO:



Por: Carlos Alberto Alves
jornalistaalves@bol.com.br
Facebook
https://www.facebook.com/carlosalberto.alvessilva.9
Às vezes dizíamos que, Roberto Carlos nos Açores, difícil, mas não impossível. Claro que nos referíamos a um show do rei em terra açoriana. Porém, já se pode dizer, embora de forma diferente, que Roberto Carlos já  pisou solo açoriano, concretamente com paragem técnica no aeroporto internacional de Santa Maria.
O Aeroporto Internacional de Santa Maria (LPAZ/SMA) é um aeroporto civil localizado na freguesia da Vila do Porto, concelho da Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, nos Açores.
Com três pistas mas duas estão encerradas há vários anos.
A que está em funcionamento é a segunda mais extensa do Arquipélago. Tem 3048 metros de comprimento.
Neste aeroporto está instalado o centro de operações de controlo de tráfego aéreo na FIR Oceânica de Santa Maria.
A ilha é composta por duas zonas distintas separadas por uma formação montanhosa, o Pico Alto, de orientação Nor-Noroeste/Sul-Sueste, com uma altitude aproximada de 860 metros. A zona ocidental, forma um planalto, e a zona oriental é, toda ela, composta por um relevo bastante acidentado e contrariamente à zona em que foi instalado o Aeroporto, é uma zona verdejante com paisagens compostas por vegetação luxuriante. O litoral é escarpado, com algumas praias, situadas em baías na sua costa. Na composição do solo de Santa Maria, podem-se encontrar vestígios de formações basálticas, bem como muitas formações de fósseis localizados em formações calcárias de origem marinha.
Dada a antiguidade da Ilha de Santa Maria e à existência de calcários na sua constituição geológica, durante muito tempo existiu a crença de que este Ilha dos Açores seria a única que não seria de origem vulcânica. Hoje em dia, e dada a evolução dos estudos geológicos efetuados nos Açores, tal não foi comprovado, tendo até sido desmentido.
A zona oeste é mais árida e constitui um ligeiro planalto, tendo esta sido escolhida para a implantação do maior Aeroporto açoriano. Este Aeroporto está equipado com três pistas que formam um “A” com dois sentidos de aterragem cada, sendo a principal orientada Norte/Sul conhecida por 19-01, isto é 190/010 graus, e tem, atualmente, 3.600 metros de comprimento por 60 metros de largura. É toda de cimento e em certos pontos do seu percurso tem mais de 60 centímetros de espessura.
Esta pista tinha só 3.000 metros de comprimento, mas devido à necessidade de o equipar convenientemente para passar a receber os aviões Boeing 707, a pista foi sujeita a ampliação do seu espaço com mais 600 metros.
No início da pista, havia uma rádio-ajuda “Range”, com cinco torres de 40 metros de altura, sem espias, isto tornava difícil o ângulo de descida para os aviões no sentido Sul/Norte que é o sentido normalmente utilizado para a aterragem devido aos ventos predominantes na ilha, isto é, vento do quadrante Norte.
Das muitas individualidades que passaram por Santa Maria e às quais se junta o rei Roberto Carlos no dia 17 de abril de 2017, eis os nomes:
O Cantor Norte Americano, Bruce Springsteen
O tenor Italiano Andrea Bocelli.
O ator/produtor norte americano Michael Douglas.
O conhecido ator norte americano, Morgan Freeman.
Amália Rodrigues
O Ex- Presidente de Cuba Fidel Castro
O Cantor Kenny Rogers
 Felipe de Bourbon, Príncipe das Astúrias,
O Ex-Presidente dos Estados Unidos da América Jimmy Carter
O Ex- Presidente dos Estados Unidos Bill Clinton
Presidente da Venezuela  Hugo Chavez
O futebolista internacional Holandês Arjen Robben
Sean Connery é um ator britânico, nascido na Escócia.
O cantor Michael Bolton
O Cantor Henrique Eglesias.
O cantor Júlio Iglesias
o ator Norte-Americano Kevin Costner
O ator Norte-Americano Ben Affleck
O ator Morgan Freeman.
O ator Kevin Costner
A cantora portuguesa Madalena Iglésias
O piloto britânico Lewis Hamilton
A cantora brasileira Maria Gadú
Roberto Carlos Braga

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários