Dois amigos reconhecidos pela Confraria Cultural Brasil – Portugal

DO TEXTO:



Por: Carlos Alberto Alves
jornalistaalves@bol.com.br
Facebook
https://www.facebook.com/carlosalberto.alvessilva.9
No âmbito dos seus Saraus mensais (um por mês) a CCBP homenageia figuras que muito têm contribuído para a divulgação e expansão da lusofonia, nomeadamente. Nesta quarta – feira, dia 9, o escolhido foi o administrador do Portal Luso – Brasileiro Armindo Guimarães que, como sabe, mantém uma presença sempre permanente em todas as páginas a que está ligado e, por outro lado,  o Portal Splish Splash sempre atualizado (grafismo de grande qualidade), contando também, para o efeito, com um qualitativo grupo de colaboradores e dois jornalistas credenciados (eu próprio e o Derbson Frota).
No Sarau de homenagem ao Armindo Guimarães, presidido pela presidente Drª. Maria de Fátima Batista Quadros participaram membros efetivos da CCBP, entre os quais o Padre Casimiro e a cotada atriz Cidah Viana. Ambos usaram da palavra. Mas não deixou de ser interessante o facto de o Padre Casimiro cantar o fado. E pena que o Armindo não estivesse presente, pois era muito capaz de acompanhá-lo com as célebres castanholas. Acresce que bem conheci essas pessoas aquando da minha passagem por Divinópolis. E outro facto curioso é que o Padre Casimiro, durante alguns anos, esteve na minha terra, a ilha Terceira, ao serviço da Casa de Saúde de São Rafael.
Por fim, acrescentar que tanto o Armindo como eu próprio, somos membros efetivos da CCBP e os mentores da sua página no facebook. A Confraria está com uma página que insere várias temáticas.

No Sarau do próximo mês de Dezembro, a Confraria Cultural Brasil – Portugal vai homenagear o escritor-jornalista açoriano Joel Neto, grande figura da literatura com vários livros publicados, os últimos dois – Arquipélago e A Vida no Campo – de enorme sucesso e que, recentemente, foram apresentados na Costa Leste dos Estados Unidos com vendas que ultrapassaram todas as expectativas. Numa semana, 350 exemplares vendidos. Foi obra! Nesse sentido, em março próximo seguir-se-á a Califórnia.
Joel Neto continua a escrever para alguns jornais portugueses e internacionais. De portugueses, destacamos o “Diário de Notícias”.

Revelador de uma aquilatável humildade, Joel Neto colabora com as suas crónicas no Portal Luso – Brasileiro Splish e no meu próprio Blogger e, também, as páginas aderentes relacionadas com a lusofonia.
Segundo a presidente da CCBP, Drª. Fátima Quadros, Joel Neto terá a homenagem que bem merece, ele que já teve algumas passagens pelo Brasil – Porto Alegre e Poços de Caldas, nomeadamente.

Neste preciso momento em que alinhavamos este escrito, Joel Neto está de partida para o Brasil para participar com os seus livros na feira de Porto Alegre.
Outro dado interessante de um casal que, intelectualmente falando, se completa muito bem. Catarina, a sua esposa, é tradutora e a sua magnífica tradução do brilhante e icónico "Longe da Multidão", de Thomas Hardy, acaba de ser distinguida em conjunto pela Associação Portuguesa de Tradutores e pela Sociedade Portuguesa de Autores.
Roberto Carlos Amigos/Amigos

POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários

  1. Só gostava de saber onde o amigo Carlos Alberto foi desencantar essa foto. À concorrência= Lembro-me dessa foto, mas tinha-me esquecido que estava acompanhado do nosso amigo Joel Neto. A idade não perdoa! Não me admira nada que qualquer dia até me esqueça de esquecer, como diz RC em "Outra vez". eheheheh

    ResponderEliminar
  2. Você é incrível, Carlos Alberto Alves Silva! Obrigada pela amizade é carinho! Grande abraço!

    ResponderEliminar