Cleonice Berardinelli é hoje homenageada no Brasil

DO TEXTO:

Literatura: Cleonice Berardinelli é hoje homenageada no Brasil

A decana dos especialistas em literatura portuguesa no Brasil, Cleonice Berardinelli, vai ser hoje homenageada, no Rio de Janeiro, na celebração do seu centésimo aniversário, numa cerimónia em que participa o ministro da Cultura de Portugal, Luís Filipe Castro Mendes.

De acordo com o gabinete do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, este será um dos momentos da visita oficial ao Brasil, até quinta-feira, para vários encontros com agentes culturais, e responsáveis ligados ao ensino e divulgação da língua portuguesa no país.

Além da homenagem a Cleonice Berardinelli, da Academia Brasileira de Letras, o ministro da Cultura irá também distinguir Gilda Santos, portuguesa há muitos anos a ensinar no Brasil, fundadora da Cátedra Jorge de Sena, e vice-presidente do Real Gabinete Português de Leitura, com uma medalha de mérito cultural.

Ainda no Rio de Janeiro, Luís Filipe Castro Mendes vai conversar com os responsáveis da Fundação Roberto Marinho, sobre o Museu da Língua Portuguesa.

A visita oficial a São Paulo - onde também estará o primeiro-ministro, António Costa, prende-se com a realização da 32.ª Bienal de Artes de São Paulo, que decorre de 10 de setembro a 11 de dezembro, na qual participam cinco artistas portugueses, convidados pela organização.

Os artistas portugueses convidados para a bienal deste ano - intitulada "Incerteza Viva", com curadoria geral de Jochen Volz e Lars Bang Larsen - são Carla Filipe, Gabriel Abrantes, Lourdes Castro, Priscila Fernandes e Grada Kilomba.

No programa está prevista a inauguração da exposição "O Futuro será uma réplica", e a exposição "Portugal Portugal Portugueses -- Arte Contemporânea", que integra uma trilogia sobre a mais nova produção artística da África, de Portugal e do Brasil.

in-http://www.noticiasaominuto.com
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários