“Amália: Saudades do Brasil”, exposição inédita sobre Amália Rodrigues

DO TEXTO:

São Paulo e Rio de Janeiro acolhem exposição inédita sobre Amália Rodrigues

Por mundolusiada
 

A exposição “Amália: Saudades do Brasil” inaugura no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, no próximo dia 6 de Agosto, às 15H horas. A mostra, que em Outubro será apresentada no Rio de Janeiro, na Fundação Cidade das Artes, dá a conhecer a relação de Amália Rodrigues com o Brasil, a importância deste país na construção da sua presença no mundo e a influência que a artista teve e continua a ter nas novas gerações de criadores, não só na área da música como também nas artes visuais. É no Brasil que Amália grava pela primeira vez e cria em palco o recital que apresenta com sucesso nas mais prestigiadas salas de espetáculo do mundo inteiro.


O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa participará da inauguração da exposição, em sua primeira visita ao Brasil. A primeira apresentação desta exposição decorre no Consulado de São Paulo, na sala Haitong Bank, até ao dia 26 de agosto e apresenta, entre outros, os cartazes e o fato da estreia de Amália no Casino de Copacabana, em 1944, as partituras de Ai Mouraria, fado criado no Brasil para a sua voz, inúmeros registos inéditos de som e imagem e obras dos artistas contemporâneos Vik Muniz e Francesco Vezzolli inspiradas na diva do Fado.


No âmbito da exposição e numa parceria entre as editoras Valentim de Carvalho e Biscoito Fino, será dado início ao lançamento da discografia de Amália no Brasil. De destacar ainda, no dia 10 de Agosto, um Jantar Tertúlia que inclui um menu especial com as referências gastronómicas na obra de Amália, numa parceria com o Chef Vítor Sobral e os produtos portugueses Delta e Macieira. O jantar será no restaurante premiado Taberna da Esquina.


O projecto artístico “Amália: Saudades do Brasil” surge num contexto de grande apetência pela Cultura portuguesa e pelo Fado.

O título da exposição remete para um fado que Vinícius de Moraes escreveu para Amália e que gravou na casa da artista em Lisboa num encontro memorável.
A mostra é comissariada por Frederico Santiago, Luís Neves e Sara Cavaco e é organizada em co-produção da Creative Industries Programmes by SC com o Museu do Fado e o Museu Nacional do Teatro.

Brasil e Amália

A mostra descreve a trajetória da cantora desde a sua chegada ao Brasil em 1944, para a sua primeira tournée internacional, até aos seus últimos recitais nos anos 90; passando pelos primeiros discos de sempre (gravados no Rio de Janeiro em 1945); pelo filme “Vendaval Maravilhoso”, sobre o poeta brasileiro Castro Alves (de 1949); pelas suas inúmeras atuações nas rádios e televisões brasileiras (material muito extenso que nunca foi alvo de investigação); ou até pela participação numa telenovela da TV Record em 1971, Os Deuses estão Mortos.


A ligação de Amália Rodrigues ao Brasil é quase inesgotável: a criação do fado Ai Mouraria no Rio de Janeiro, a sua amizade com Vinicius de Moraes e Dorival Caymmi, as inúmeras gravações do cancioneiro brasileiro, os poemas de Cecília Meireles musicados por Alain Oulman.

Em 2016 passam 40 anos sobre o lançamento do LP “Amália no Canecão”, tornando-se numa data redonda que atraiu um conjunto de parceiros em torno desta iniciativa, tais como Museu Nacional do Teatro e da Dança, Museu do Fado – EGEAC – CML, Fundação Amália Rodrigues, Valentim de Carvalho, RTP, Porto Bay Hotels, TAP, Lusitânia Seguros, Vila Galé e Leograf. Sem o contributo dos parceiros envolvidos e de personalidades que generosamente contribuíram não teria sido possível a realização deste projecto que se entende como de missão na divulgação da Cultura em Língua Portuguesa.

SERVIÇO

Locais e Datas da Exposição:

 
6 a 26 de Agosto: Consulado Geral de Portugal em São Paulo – Sala Haitong Bank: Rua Canadá, 324 – Jardim América – São Paulo – SP | Tel.: +55 11 3084-1800

7 Outubro a 7 de Novembro: Fundação Cidade das Artes no Rio de Janeiro: Avenida das América, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ | Tel.: +55 21 3325-0102

In
mundolusiada
----------------------  
Amália no Canecão - Rio de Janeiro 

 
 
Saudades do Brasil em Portugal! (Amália Rodrigues) 


POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários