ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

3/29/2016

Novo álbum da fadista Cristina Branco


A nova "Menina" de Cristina Branco

O novo álbum da fadista, o décimo quarto da carreira, será editado no último semestre deste ano.

Prestes a completar 20 anos de carreira, Cristina Branco, uma das mais reconhecidas fadistas do panorama musical português, prepara-se para lançar mais um álbum. Intitulado Menina, o disco sairá no ultimo trimestre deste ano.

Tudo "começou por uma brincadeira" até porque o que Cristina procurava era o jornalismo, mas bastou um álbum de Amália Rodrigues, oferecido pelo avô, enquanto esta ouvia Ella Fitzgerald e Janis Joplin, para que a sua vida mudasse e o fado se tornasse o seu destino.

De 1996 até 2016, muito mudou na vida da "cantora de poetas". De David Mourão Ferreira a Fernando Pessoa, passando por Paul Éluard ou Slauerhoff (é inclusivamente do poeta holandês que saem os poemas do álbum Cristina Branco Canta Slauerhoff, editado na Holanda no ano 2000), Cristina cantou-os a todos.


E agora, quase chegada às duas décadas de carreira, Cristina Branco procura novas abordagens, e é com esse espírito que prepara o seu novo álbum, com data de lançamento prevista para o último trimestre deste ano. Com o título Menina, o disco será produzido por Ricardo Cruz e conta com um trio de músicos composto por Bernardo Moreira (contrabaixo), Luís Figueiredo (piano) e Bernardo Couto (guitarra portuguesa).

Para a composição, Cristina Branco chamou novos nomes, como Filho da Mãe, António Lobo Antunes ou André Henriques. Menina contará também com textos de Ana Bacalhau (vocalista dos Deolinda) e de Kalaf (Buraka Som Sistema), Jorge Cruz (Diabo na Cruz) e com texto de Amália que será integrado num fado tradicional.

A apresentação de Menina acontecerá no festival Bons Sons, em agosto, e prolongar-se-á pela digressão que a fadista irá fazer por toda a Europa.

in-http://www.dn.pt
Alda Jesus

Sobre a autora

Alda Jesus - Doutorada em Robertologia Aplica e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

MÚSICA LUSÓFONA

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil