Cantar fado não é para qualquer um - revela estudo científico

DO TEXTO:

Estudo comprova que "cantar fado não é para qualquer um"

Um estudo científico hoje revelado pela Universidade de Aveiro veio comprovar que “cantar fado não é para qualquer um”, já que os fadistas, homens e mulheres, têm vozes peculiares.

O estudo, feito por um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) e do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), analisou as vozes de 104 fadistas, 47 homens e 57 mulheres, 14 profissionais e 90 amadores.

Os resultados revelaram que as vozes dos fadistas masculinos e femininos são diferentes na altura tonal, na afinação e na rouquidão. Por seu lado, os fadistas profissionais apresentam maior afinação, emoção e precisão articulatória, assim como menor tensão que os amadores. A voz do fadista masculino é caracterizada por timbre escuro enquanto a do fadista feminino apresenta timbre claro e brilho.

A caracterização das vozes pelos cientistas, que descortinou as vozes tipicamente graves e roucas e com vibrato mais fraco do que a dos cantores líricos, permite agora que os artistas tenham um apoio clínico, pedagógico e artístico à medida das suas necessidades.

“Dada a visibilidade e as exigências artísticas nacionais e internacionais dos fadistas, tornou-se pertinente estudar esta voz, de forma a proporcionar-lhes apoio clínico, pedagógico e artístico com evidência científica”, justifica Ana Mendes, que coordenou o estudo.

A investigadora salienta que “ao contrário dos cantores líricos, que possuem formação superior, os fadistas têm apenas o que chamam a escola da vida e o acompanhamento clínico preventivo é raro, o que pode dar origem a patologias difíceis de tratar”.

O projeto, que recebeu o nome de “Vocologia do fado - Desenvolvimento da educação, saúde e performance dos cantores, professores de canto e clínicos da voz do fado”, decorreu durante os últimos dois anos e contou com a colaboração das investigadoras Inês Vaz e Soraia Ibrahim.


---------------------------------------------------------
Ana Moura, António Zambujo, Marco Rodrigues - Loucura


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários