Da minha mesa de trabaho - Treze+treze+treze

DO TEXTO:




Por: Carlos Alberto Alves
jornalistaalves@bol.com.br
Facebook
https://www.facebook.com/carlosalberto.alvessilva.9


Quando um treze calha numa sexta – feira, muitas vozes se unem com esta exclamação: “sexta – feira, 13”, o que significa que o final de semana pode ser mesmo de azar em vários sentidos.E será que eu não gosto do treze? Gosto sim. É número especial para a minha pessoa, visto que nasci a 13 de outubro, dia em que, pela sexta e última vez, Nossa Senhora de Fátima (minha madrinha do batismo) apareceu na Cova da Iria aos três pastorinhos (Lúcia de Jesus Rosa dos Santos, de dez anos, Francisco Marto, de nove anos e Jacinta Marto, de sete anos). E será que eu das várias vezes em que me desloquei ao Santuário de Fátima passei por um dia treze? Não tenho a certeza. Mas, por outro lado, posso garantir que nunca fui a Fátima num 13 de maio e também num 13 de outubro.Optei sempre por digressões com menos aglomerações de fieis. De resto, recordo o ano em que passei praticamente uma semana em Fátima com a equipa sénior do Lusitânia que, na Figueira da Foz, disputou a final do Campeonato Nacional da Terceira Divisão ante o Vianense. O Lusitânia fez estágio em Fátima e daí que, durante a permanência nessa cidade, todos nós marcavamos regular presença no Santuário. O Lusitânia perdeu por 3-0. Nossa Senhora de Fátima abençoou os fieis lusitanistas, mas nestas coisas não há “milagres da bola”. Apenas se aplica a velha máxima “fé em Deus e pé na bola”. E quem inventou esta máxima? Por certo, um catedrático da bola.
 
Treze? O rei Roberto Carlos detesta o treze. É supersticioso. Nos seus imóveis, não existe o treze, nem tampouco shows marcados para um dia treze. Sobre esta questiúncula, alguém já perguntou ao rei se ele fazia sexo num dia 13? Roberto Carlos, ironicamente, respondeu: “nestas circunstâncias, passo ao lado da superstição”. Resposta adequada a uma situação tão especial. Ele que muito fala de sexo por amor.
 
Treze? O Vasco da Gama, clube da minha simpatia e do rei Roberto Carlos, foi lanterna vermelha do Campeonato Brasileiro. Levou um tempão com apenas 13 pontos. Mas aqui nada de aziago. O Vasco entrou numa de duas vezes treze mais quatro, ou seja, contratou trinta jogadores, a esmagadora maioria “velhadas”, muitos deles cheios de mazelas. O rei Roberto Carlos só respirou de alivio quando saiu o Vasco do sufoco, atendendo a que  passou do persistente TREZE para DEZANOVE. Óbvio pontos que, no entanto, não chegaram para abandonar a lanterna vermelha. Só mais tarde isso aconteceu, mas não evitou o rebaixamento.
 
TREZE? O próximo TREZE de outubro  para mim mais um ano em cima do costado. E quantos TREZES? Cinco adicionados com mais o número oito. É só multiplicarem TREZE por cinco e juntar o número oito, o que totaliza: 4+6+9+3+8+7+5+10+11+2+5+3.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários