Almada Negreiros ilustra primeira moeda do ano

DO TEXTO:

A Imprensa Nacional Casa da Moeda divulgou a plano numismático de 2016, que é composto por nove moedas comemorativas, as séries anuais e a moeda do Finalista.

 A primeira moeda do ano, com o valor facial de cinco euros, é da autoria do escultor Rui Vazquez e é dedicada à emissão Europa com o título ‘O Modernismo’. A moeda reproduz a efigie de Almada Negreiros e conta com uma tiragem de cem mil exemplares em cuproníquel e de dez mil exemplares em ouro e prata com acabamento prooff. A data prevista de lançamento é o dia 16 de fevereiro.

 A moeda da autoria de Joana de Vasconcelos dedicada à participação portuguesa nos Jogos Olímpicos, com o valor facial de dois euros, tem data prevista de lançamento para meados de março. Já a moeda de 2,5 euros comemorativa da inauguração do Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, da autoria do escultor Charters de Almeida, tem data prevista de lançamento para 15 de abril, em conjunto com a moeda do Finalista 2016.

 Por sua vez o escultor André Carrilho foi o autor da moeda de 7,50 euros dedicada ao ‘Pantera Negra’, Eusébio da Silva Ferreira, que vai ser recordado numa moeda comemorativa. Com a edição de cem mil exemplares em cuproníquel e cinco mil em prata e duas mil e quinhentas em ouro, ambas com acabamento de proof, tem data prevista de lançamento para maio.

A moeda dedicada ao ‘Cante Alentejano’ da autoria do escultor João Duarte, com o valor facial de 2,5 euros, e uma tiragem de setenta e cinco mil exemplares em cuproníquel e duas mil e quinhentas em prata com tratamento especial de proof, será lançada em meados de junho. Esta moeda incluída na série Unesco assinala o ‘Cante Alentejano’ como Património Imaterial da Humanidade.

A Ponte 25 de Abril, que este ano assinala o meio século da sua construção, tem também uma moeda de dois euros, da autoria do escultor José Aurélio, e terá uma tiragem de meio milhão de exemplares. A sua emissão está prevista para meados de julho.

 A moeda de cinco euros da série Rainhas da Europa deste ano é dedicada a Catarina de Bragança e tem desenho da autoria de José Viriato Bernardo. Com edição de setenta e cinco mil exemplares em cuproníquel e cinco mil em prata e ouro com acabamento especial será lançada em setembro. Já a moeda dedicada ao ‘Lince’, da série espécies em vias de extinção, tem data de lançamento prevista para outubro. Por último, a moeda da série etnografia portuguesa é dedicada ao Galo de Barcelos e tem lançamento marcado para Novembro.

in-http://www.cmjornal.xl.pt
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários