Emoções: espaço dedicado ao 'rei' Roberto Carlos é aberto em Petrolina

DO TEXTO:
Abeilda Ramos, de 76 anos, é fã do cantor Roberto Carlos há décadas. Ela gosta tanto do cantor que um dos filhos dela recebeu o mesmo nome do artista. A aposentada ficou muito contente ao saber que foi inaugurado um espaço em homenagem ao 'rei' em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. “Achei ótimo essa ideia. Ele é o rei e desde que comecei a ouvir música que sou apaixonada por ele”, contou Abeilda.
O Centro Cultural Emoções fica na região central da cidade e é um espaço dedicado a homenagear a vida e a obra do cantor capixaba. No local os visitantes podem encontrar fotografias, discos de vários países, uma sala para exibição de filmes e diversos objetos raros. O curador do Centro Cultural é Adriano Thales que acompanha o trabalho do rei desde a infância. “A gente escuta pessoas falando coisas do tipo 'minha tia tem tudo do Roberto Carlos', a nossa intenção é proporcionar aos visitantes a oportunidade de conhecer coisas raríssimas, como uma cópia da Certidão de Nascimento”, conta.
Vitrine dedicada à infância e família (Foto: Yuri Matos/G1)
Vitrine dedicada à infância e família de Roberto Carlos (Foto: Yuri Matos/G1)


Um dos diferenciais do Centro é que para a entrada é pedida a doação de 1kg de alimento não perecível que será entre a uma instituição filantrópica a ser definida. “Aqui é totalmente sem fins lucrativos. O objetivo é mesmo divulgar para o público, estudantes, todos os interessados, mais um espaço cultural da cidade”, disse Adriano. Como não poderia deixar de ser, o local é todo nas cores branca e tons de azul.
O acervo do 'Emoções' está dividido em dez categorias, começando pela vitrine da infância e família, onde é possível encontrar materiais como reproduções do boletim escolar, passe livre para andar de bonde e a carteira do conservatório de música que Roberto Carlos integrou. É possível ver nas vitrines artigos das décadas de 1960 até hoje. Entre os itens mais raros estão bonecos do cantor produzidos em 1965, toda a filmografia, LPs e compactos da Itália, Japão e Estados Unidos.
Discos internacionais também fazem parte do acervo (Foto: Yuri Matos/G1)
A paixão de Adriano Thales pela música do Roberto Carlos começou na infância, quando ele, que vivia com o pai, foi morar alguns meses com a mãe porque o pai teve problemas de saúde e precisou fazer um tratamento em Fortaleza-CE. “Como minha mãe trabalhava o dia eu todo eu ficava só no apartamento. Eu sentia muita falta do meu pai. Um dia mexendo em uns discos, achei um disco do Roberto Carlos. Quando escutei a música Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo essa canção trouxe a presença muito forte do meu pai e eu passei a ouvir o tempo todo”, contou.
Alguns dos itens mais raros são os bonecos do Roberto Carlos produzidos em 1965 (Foto: Yuri Matos/G1)
“Depois que acabou o tratamento, fui com meu pai ao Centro de Recife-PE e ele disse que ia comprar um brinquedo, mas eu falei que não queria brinquedo, queria um disco do Roberto. Ele achou curioso porque eu tinha 9 anos. Contei sobre a música me lembrar ele e percebi que ele se emocionou. Ao entrar na loja ele comprou todos os discos da prateleira. A partir daí as canções do Roberto passaram a fazer parte da minha vida e estão marcadas até hoje”, relembrou Adriano.
O Centro Cultural Emoções foi pré-inaugurado no mês de abril, ocasião que contou com a presença de Dudu Braga, filho de Roberto Carlos. A inauguração oficial foi na última terça-feira (8), o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, o cantor é devoto da santa, e a data é também o Dia Nacional do Roberto Carlos, que é celebrada em todo o país. O Centro fica localizado na Rua Castro Alves, nº 428, e é aberto às sextas-feiras e aos sábados, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 15h.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários