União que transpõe barreiras

DO TEXTO:


Ícone da música brasileira, Milton Nascimento divide o palco do Sesc Palladium com a consagrada fadista Carminho.

 O poder e a singularidade da voz de Milton Nascimento estão acima de qualquer fronteira. Nos quatro cantos do mundo, o timbre e a potência do cantor brasileiro, que adotou Minas Gerais como sua terra-natal, ainda impressionam. Tanto que, em Portugal, Milton conquistou uma fã especial, que acabou se tornando amiga e, depois, parceira. A artista em questão é a fadista Carminho, com quem Bituca divide o palco do Sesc Palladium, hoje e amanhã.

 O show acontece em três partes. Na primeira, Carminho sobe ao palco sozinha para apresentar cerca de oito canções de seu novo e elogiado álbum, “Canto”, lançado neste ano. A cantora – que, aos 31 anos, desponta como o maior nome do fado na contemporaneidade – será acompanhada por sua banda, composta por Luis Guerreiro (guitarra portuguesa), Marino de Freitas (baixo) e André Silva (percussões).

 Depois, é a vez de Milton Nascimento destilar sucessos que marcaram sua carreira, como “O Cio da Terra” e “Nada Será Como Antes”. O cantor também apresentará versões de “Sueño con Serpientes” (clássico do cubano Sylvio Rodrigues) e “Dois Irmãos”, de Chico Buarque. Na terceira parte do concerto, Carminho volta ao palco para cantar, em dueto com o parceiro, clássicos da música brasileira e fados históricos.

 “Foi um grande privilégio ser convidada por Milton para esse show. Aliás, toda vez que tenho oportunidade de estar com ele é um grande privilégio, um aprendizado enorme”, sublinha Carminho. “Milton é uma referência incontornável, um artista que criou seu próprio estilo musical, além de ser um homem de muito conhecimento, com sensibilidade e dom inatos, o que faz com que esteja sempre cantando coisas novas, com pessoas novas. Seus temas continuam vivos, por isso, ele é uma fonte artística que não se esgota. A vida me deu essa oportunidade de, mais que cantar e aprender com ele, ser sua amiga”, comemora a fadista.

 Entusiasmado, Milton Nascimento também rasga elogios para a parceira. “Carminho é impressionante. Não conheço uma pessoa que não fique emocionada depois de ouvi-la cantar. Mas antes da admiração profissional veio a amizade. Primeiro nos tornamos grandes amigos e, só então, foi possível trabalharmos juntos. Amizade é o começo de tudo, sempre”, afirma Bituca, que comenta o repertório do show. “Escolhemos músicas do setlist dela e também do meu cancioneiro. Além disso, vamos fazer uma música do Chico Buarque que gravamos juntos no ano passado. O resto é surpresa”, diverte-se. “Carminho vem acompanhada de músicos portugueses, e eu vou cantar com um formato que ainda é novidade para muitos. Vamos ter o duo de sete cordas dos irmão Wilson e Beto Lopes e o contrabaixo de Alexandre Ito. Com certeza será um encontro emocionante”, aposta o cantor.

 Para Carminho, o fado e a música brasileira “se conectam no amor”. Milton concorda: “A música, não importa a origem, sempre está conectada com tudo. Não existem fronteiras, e o mesmo acontece entre o fado e a música brasileira. Somos dois países com uma proximidade histórica enorme. Impossível separar completamente nossos laços culturais”.

 Além do encontro, Bituca destaca o fato de o show acontecer em BH, cidade que escolheu como sua. “Minha relação com a cidade ultrapassa qualquer parâmetro, é um tipo de sentimento que não tem como medir. Tocar aqui é indescritível, o carinho das pessoas comigo é imenso. É sempre uma felicidade sem tamanho”, finaliza.

 Agenda

 O QUÊ. Show Milton Nascimento & Carminho

 QUANDO. Hoje e amanhã, às 21h

 ONDE. Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, centro)

 QUANTO. De R$ 100 (plateia III, meia-entrada) a R$ 240 (plateia I, inteira)

      Por  -  LUCAS BUZATTI

in-http://www.otempo.com.br
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários