Cante alentejano de Pedro Mestre no CCB

DO TEXTO:


Pedro Mestre vai dar um concerto a 22 de Setembro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, para apresentar o seu mais recente trabalho "Campaniça do Despique".

 O disco e o concerto, ambos com o mesmo nome, «evocam o mais belo cante alentejano e o genuíno toque da viola campaniça, que desde sempre acompanhou os cantes de improviso no Alentejo, que surgiam de modo espontâneo em festas, romarias, nas tabernas e que ainda hoje acontecem», lê-se no comunicado enviado à imprensa. 

 Paralelamente ao cante, Pedro Mestre tem trabalhado na preservação e salvaguarda da viola campaniça, instrumento tradicional do Alentejo, que aprendeu a construir e dedilhar com os mestres tocadores.

 Com 20 anos de carreira, Pedro Mestre é considerado um dos grandes impulsionadores e embaixadores da música e das tradições do Alentejo. Depois da edição de vários trabalhos discográficos com os diversos grupos que integra, o músico decidiu lançar o disco "Campaniça do Despique" em nome próprio, embora contando com a participação de alguns colegas e amigos como Janita Salomé, António Zambujo, Rui Vaz (Gaiteiros de Lisboa), Fábia Rebordão, Jorge Fernando, Guilherme Banza, Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de S. Bento, Cantadores do Sul, Campaniça Trio, Tânia Lopes, Vasco Sousa e José Manuel David (Gaiteiros de Lisboa). 

 De recordar que o cante alentejano já é Património Cultural e Imaterial da Humanidade, numa decisão da UNESCO que vai permitir salvaguardar e transmitir a tradição a gerações vindouras.

 No concerto, Pedro Mestre vai apresentar temas inéditos, da sua autoria, com vários convidados. Os bilhetes já estão à venda e têm preços entre os cinco e os 15 euros.

in-http://cotonete.iol.pt
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários