Professora quer lançar livro de receitas inspirado em Roberto Carlos

DO TEXTO:

Cantor Roberto Carlos está na vida de Aninha desde a infância (Foto: Carolina Paes/G1)

Carolina Paes
Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano


De hora em hora Roberto Carlos toca no celular de uma professora de Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo. Ana Maria da Silva até gostaria que fosse o rei do outro lado da linha, mas são apenas as músicas dele no despertador. Essa é só uma das formas de manifestar o amor que Aninha do Roberto, como é conhecida, sente pelo cantor. Agora ela tenta lançar um livro de receitas inspiradas nas canções do rei.

Aninha decidiu unir duas paixões: o rei e a culinária. O livro ganhou o nome de "Receitas pra chamar sua atenção". “Acho que é coisa de Deus essa paixão por ele. Todo mundo me pedia para juntar as receitas que fazia em um livro. Então resolvi fazer algo diferente. Nada melhor do que cozinhar e ouvir as músicas do rei. Tudo fica mais gostoso.”

A professora é apaixonada pelo cantor desde criança e, por isso, não falta inspiração. “Comecei a gostar do Roberto Carlos aos 12 anos por causa da minha mãe. Naquela época, como não tinha como gravar as cenas do filme dele, então eu só gravava o áudio. Depois eu e minha mãe ficávamos ouvindo as falas do filme.”

 O rascunho do livro tem hoje cerca de 60 receitas, que trazem como título nome das músicas do Roberto Carlos, como por exemplo: Arroz em Detalhes, Arroz Amor Perfeito e Pavê Propostas. Segundo a professora, o livro também traduz a história dela com as músicas do rei.  "É um livro com 'algo mais'. Tem receitas, valor nutritivo dos alimentos, um pouco da minha história com as músicas dele, um espaço para que a pessoa possa também contar um pouco da sua história".

Há também na publicação uma parte de lazer dedicada a informar os leitores sobre as canções do ídolo. São palavras cruzadas, caça-palavras e diagramas para completar. Tudo para as pessoas saberem mais sobre o trabalho de Roberto Carlos.

Receitas trazem como título as canções do Rei
Roberto Carlos (Foto: Carolina Paes/G1)


No final de cada receita, há um trecho da canção escolhida para dar título ao prato. O medalhão que o filho de Aninha tanto gosta recebeu o nome de 'Como é grande meu amor por você'.  “Cozinhar é amor. Então dou o nome de cada prato conforme a ligação emocional e os relacionamentos das pessoas.

Minha mais nova criação foi em cima da música Esse cara sou eu”, diz feliz a professora. Todo o romantismo do rei se transformou, nas mãos de Aninha, em um doce de morango com sorvete. “Fiz para o marido da minha afilhada porque a música retrata a história de amor deles”.

Por enquanto, a professora ainda tenta chamar a atenção do rei. Ela faz postagens na internet com a esperança de um conhecer Roberto Carlos e de ter autorização para lançar o livro. Com frequência, ela publica montagens bem-humoradas para que seus amigos curtam ou compartilhem.

Já são mais de 50 montagens que trazem versões de filmes, atores de Hollywood e personagens famosos da televisão apoiando a campanha. Muitas, inclusive, trazem fotos do ídolo Roberto Carlos insinuando estar à espera da professora. “Não coloquei especificamente nas montagens que é meu objetivo é publicar o livro, por medo da ideia ser roubada.” Ela também já tentou contato com a assessoria de Roberto Carlos, mas ainda não teve sucesso.

Loucura de fã

É uma vida inteira seguindo os passos do ídolo. Tanto que há 25 anos, a professora faz festa de aniversário para o cantor, no dia 19 de abril. Aninha comemora o aniversário de Roberto Carlos com tudo (ou quase tudo) que tem direito uma festa de aniversário: salgados, doces, bebidas, bexiga, bolo (de abacaxi com coco servido com sorvete de chocolate, que segundo informações são sabores que ele aprecia), convite, lembrancinhas, etc.

Nesse dia, ninguém da família pode sair de casa sem cantar parabéns para o cantor. “O bolo tem que ser azul e branco. Li no site oficial que o sabor favorito do Roberto é abacaxi com coco, e que ele adora sorvete de chocolate. Por isso, todos os anos faço o bolo com esses sabores.”

Aninha e a amiga na festa de aniversário do ídolo, em 2012 (Foto: Arquivo pessoal/Adimilson dos Santos e Lavínia Sousa)

A cada ano a festa de aniversário do rei ganha mais espaço na vida da professora. Em 2012, cerca de 150 pessoas participaram de uma festa que além do bolo preferido de Roberto teve também distribuição de CDs e de rosas vermelhas.

“No início fazíamos um bolo eu e minha mãe (grande adoradora dele), desejávamos a ele felicidades. Com o tempo  eu e minha família (marido e filhos) fazíamos a festa. Mais tarde passaram a participar cunhados, irmãos, sobrinhos. As pessoas não acreditavam que eu fazia isso. Me achavam louca, mas para mim a data de aniversário é algo muito importante. É uma maneira de homenageá-lo.”

Aninha congelas os bolos das festas do Rei, na 
esperança que um dia ele apareça.
(Foto: Carolina Paes/G1)


Como Roberto (ainda) não compareceu a nenhuma das festas de Aninha, a professora faz questão de colocar um retrato dele na mesa, ao lado do bolo. “Já que ele não vem, colocamos a foto na mesa para cantar parabéns. Quem sabe um dia ele não aparece”, afirma sorridente.

E para este ano, a festa de aniversário do rei promete. Aninha irá fazer a comemoração para cerca de 300 pessoas. Convites, bexigas, bolo, telão, comes e bebes irão transformar a festa em um grande evento. A  professora espera ainda fechar parte da rua onde mora, no Jardim Santista. “Vou recolher a assinatura de todos os moradores para entrar com o pedido na prefeitura. Espero ainda que os vizinhos da frente, que moram em um prédio, saiam nas janelas para cantar os parabéns para o Roberto”.

O aniversário será comemorado a partir das 19h e deve durar até tarde. Antes de ir embora, os convidados irão receber de lembrancinha uma camiseta azul com o rosto do rei. Tudo deve custar cerca de R$ 5 mil. “Sinto um amor de ídolo por Roberto. Não quero casar com ele, apenas admiro a pessoa que ele é. Suas canções são parte importante da minha vida”, conta emocionada Aninha.

E o primeiro pedaço do bolo? Fica sempre para o aniversariante. “Guardo o pedaço no freezer até chegar o aniversário do ano seguinte. Tenho a esperança de um dia ele buscar”, responde bem-humorada.

Marido diz que não tem ciúme de toda paixão pelo
Rei, em Mogi. (Foto: Carolina Paes/G1)


O marido de Aninha, Egidio Wiggers, se diverte com as loucuras da mulher. “É coisa de maluco mesmo, não é?  Não bate bem." Mesmo assim ele faz questão de ajudar a mulher em tudo. “A gente curte também. Adoramos uma comemoração e uma festa. Todo mundo entra no clima. Aqui em casa não respiramos Roberto Carlos, depois do aniversário é vida normal.”

E se o assunto é ciúmes, Wiggers sabe bem o que dizer “Roberto é Roberto, eu sou mais eu. Eu que sou o cara, não ele. Sou eu que estou aqui do lado dela”.

Manias

Para a professora não basta ser fã. É preciso também seguir o ídolo em tudo, inclusive em suas manias. A cor marrom é item proibido no guarda-roupa da professora. “Não uso nada marrom. Ele não gosta. Vai que um dia encontro com ele na rua?”.

Aninha segue até as manias do Rei Roberto Carlos.
(Foto: Wesley Santos)


Aos poucos a paixão pelo cantor foi aumentando e Aninha foi colecionando tudo o que podia do rei. Já são mais de 50 CDs (alguns repetidos), perfume com nome de uma das músicas, fotos , entrevistas, enfim, uma infinidade de coisas relacionadas ao ídolo.

Ela guarda com cuidado a rosa que ganhou do rei no show e a roupa que usou na primeira vez que viu Roberto Carlos no palco. “Fiquei na frente do palco para assistir ao show e quando ele jogou a rosa fiz de tudo para pegar, mas não consegui. Depois que acabou o show fui até o casal que pegou a rosa e pedi a flor. Falei da minha paixão por Roberto e eles me deram. A roupa e os sapatos que fui ao show eu também guardo. Só uso em ocasiões especiais”, diz Aninha.

Creme de morango 'Esse cara sou eu' é uma das
últimas invenções de Ana. (Foto: Arquivo Pessoal)


Creme de morango “Esse cara sou eu”

Para o suspiro
3 claras de ovo
14 colheres de açúcar

Para o creme
1 lata de leite condensado
3 latas de leite
3 colheres de amido de milho
1 gelatina sabor morango
1 lata creme de leite
1 caixinha de morangos picado

Para enfeitar
1 ½ xícara de açúcar
½ xícara de água
1 caixinha de morango lavado com a folhinha e seque num pano de prato

Modo de fazer

Suspiro - Bata as claras em neve, coloque o açúcar até que vire um merengue. Coloque num refratário e leve ao forno pré-aquecido em temperatura alta, com uma colher de pau na porta para que ela fique entreaberta, até que doure.


Creme - Numa panela coloque o leite condensado, as 2 latas de leite misturado com o amido de milho e deixe cozinhar até que engrosse. Bata na batedeira o creme com mais 1 lata de leite e a gelatina de morango. Volte o creme à panela, coloque os morangos picados e deixe cozinhar por mais uns 2 minutos. Apague o fogo e ponha o creme de leite e mexa.


Para enfeitar - Numa panela coloque o açúcar e a água e deixe ferver até formar uma calda meio grossa. Passe os morangos na calda e coloque para enfeitar o prato.


Montando o doce - Retire do forno o suspiro, coloque o creme de morango e enfeite com o suspiro em calda. Leve à geladeira e sirva gelado.


http://g1.globo.com
01/04/2013 



POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários

  1. Adorei a reportagem e gostaria muito de ser amiga da Professora Ana Maria da Silva de Mogi das Cruzes-SP porque eu também pelo Rei tenho feito muitas loucuras desde os 5 até agora com 52 anos. Sei que pelo nosso Amado Rei tudo que a gente faz é com amor.
    Um beijo para você, amiga Ana Maria da Silva. Espero que possamos ser amigas no Facebook e que venha fazer parte do Grupo "Mulheres do Rei".
    Ocenilda, Adoro o Rei Roberto Carlos, Verviers - Bélgica

    ResponderEliminar
  2. Adorei Quero comprar todas as receitas e fazer uma coleção do meu Rei Meiguice Pura. Que Ideia Fenomenal..Parabéns Aninha...Vá em frente Anjo de Deus.

    ResponderEliminar