ANGOLA rejubila com o título de Miss Universo 2011

DO TEXTO:



 
Por: Carlos Alberto Alves


Digo sempre que tenho uma costela de cada clube por onde passei com o estatuto de treinador. E não foram poucos. Digo sempre que tenho uma costela de cada país por onde passei e dos quais ainda hoje guardo gratas recordações. E não é para menos. Na maioria dos casos, todos fazem parte do


meu trajeto jornalístico, exceção feita a Angola, apesar de, neste país africano, ter dado continuidade ao início da minha carreira, coordenando o jornal “Os Leopardos” do Batalhão Caçadores 471 e, também, colaborando no Jornal “O Planalto” de Nova Lisboa. Foram dois anos de serviço militar naquela que foi considerada uma das mais ricas ex-províncias ultramarinas sob o desígnio da soberania de Portugal no regime salazarista.

Fui sempre um apaixonado por Angola e, inclusivamente, estive para lá ficar, mas, dois dias antes de terminar a minha comissão, decidi voltar para a “santa terrinha” e não aceitar o convite que me foi endereçado pela Tabaqueira de Luanda, pois era intenção que lá me mantivesse como árbitro de futebol e jornalista que, naquele período (1965-67), já engatinhava com rumo a uma atividade contínua e de reconhecido profissionalismo.

Sempre que ouço uma interpretação do Duo Ouro Negro (quantas espetáculos deles presenciei no Cinema Império, em Luanda?), aflora a nostalgia. E, hoje, esta nostalgia voltou a bater forte quando tomei conhecimento de que Leila Lopes, a linda Leila Lopes, tinha sido coroada Miss Universo 2011, com a representante do Brasil a quedar-se na terceira posição. Também não deixa de ser relevante esta classificação conseguida.

De resto, Angola rejubila com este inédito título, o que vem demonstrar, uma vez por todas, que em todos os países, mesmo os mais carenciados, existem mulheres bonitas, capazes de ombrear com as dos ditos países de maior estabilidade sócio-económica. E a prova está aqui. Mais uma para quem ainda tiver dúvidas.

E a encerrar vou mesmo passar aquele velho e mais do que conhecido slogan: “Angola, é nossa, Angola é nossa”. Claro que já foi, mas agora resta a saudade de um lado e a tristeza de outro, aqui mais fecunda em função das vidas que foram ceifadas, do ror de militares que regressaram incapacitados e, naturalmente, do após 25 de Abril e da respectiva Independência, aqueles que voltaram apenas com a roupa que tinham no corpo, corolário de uma guerra estúpida, de uma guerra que nada nos trouxe de vantajoso. Mas, hoje, quero ficar sorridente com Angola e, consequentemente, curvar-me perante a beleza e desiderato de Leila Lopes. Miss Universo 2011 é de Angola. Viva Angola!

Duo Ouro Negro - Muamba Banana e Cola


POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários

  1. Olá!!!!

    Parabéns pelo novo visual do Portal! Está está um luxo!!!!
    Perfeito, criativo, interativo e maravilhoso!
    Simplismente lindo!
    Amei, adorei!!!!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  2. LINDA REPORTAGEM, VOCÊ ESCREVE MUITO BEM, PARABÉNS...

    ResponderEliminar