As canções do Rei Roberto Carlos

DO TEXTO:



Já se passaram algumas décadas e ele continua a percorrer cidades, estados no Brasil ou países os mais longínquos, fazendo shows e mostrando o mesmo talento de anos passados. O seu canto encanta, há muito, várias gerações. Suas composições expressam temas universais: amor, paixão, solidão, saudade, religiosidade e tantos outros. 

 As letras e melodias transbordam sentimentos com os quais a maioria das pessoas se identifica imediatamente. A linguagem com que tece suas canções parece imbricada de tal forma que se encaixam na melodia e nascem as mais belas canções populares. O seu estilo é claro, conciso e suas palavras simples experimentam um grande poder de persuasão. Assim vejamos:

 “Nunca mais você ouviu falar de mim/ mas eu continuei a ter você/Em toda esta saudade que ficou.../Tanta coisa já passou só eu não te esqueci”. (A Distância: Música e Letra - Roberto e Erasmo Carlos);

“Das lembranças que trago da vida/ Você é a saudade que gosto de ter/ Só assim! /Sinto você bem perto de mim/ Outra vez”... (Outra Vez: Letra de Isolda);

“Eu não posso mais ficar aqui a te esperar!/Que um dia de repente você volte para mim/(...) Meu olhar se perde na poeira dessa estrada triste/Onde a tristeza e a saudade de você/ Ainda existe”... (Sentado à Beira do Caminho - Música e Letra de Roberto e Erasmo)

Falo de um homem que é admirado e idolatrado por uma legião de fãs: Roberto Carlos Braga. Com 50 anos de música e de trabalho intenso passou por vários estágios na vida. Saiu de sua terra natal, Cachoeiro de Itapemirim, para realizar o sonho de ser cantor no Rio de Janeiro. Iniciou em programas de calouros e, depois, tomou a frente do movimento musical dos anos sessenta: Jovem Guarda. Roberto sofreu fortes influências de cantores e compositores da década anterior que criaram a Bossa Nova. No entanto, soube encontrar seu espaço no cenário musical brasileiro até os dias de hoje.

Foi nesse contexto, junto com Erasmo e Vanderléa, que eles ganharam os corações dos adolescentes e jovens da época. E com o passar do tempo, suas composições tiveram a adesão das mais variadas faixas etárias. Todos amam e cantam as músicas de Roberto Carlos. Com a simplicidade que lhe é peculiar soube conquistar gerações inteiras, porque ele fala ao coração de cada uma e diz aquilo que todas gostariam de externar diante da pessoa amada.

Este mês está completando seus 70 anos de vida e continua pleno. Cantando e fazendo corações enamorados e apaixonados sonharem e sentirem saudade do tempo que passou, como diz na música: “Eu me lembro com saudade o tempo que passou/O tempo passa tão depressa/ Mas em mim deixou”... E segue, utilizando o talento e a magia das palavras para imprimir no peito dos amantes o mistério do amor. Por isso, o consagraram como Rei e, nós seus súditos, somos agradecidos e fazemos a nossa reverência...

Evan Gomes Bessa

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários