Fado Medley - Quatro Cantos incluindo José da Câmara

DO TEXTO:

Por Mazé Silva
Portal Splish Splash

Fado Medley, Quatro Cantos

A grande Fadista Maria Armanda, nascida em Lisboa, depois de fazer muito sucesso em vários lugares do mundo e cantar com outros fadistas, resolve em 2004 a formar um novo grupo de fadistas que denominou-se de “Quatro Cantos”, fazendo parte do mesmo o nosso querido José da Câmara, além de Antônio Pinto Basto, Maria Armanda, Teresa Tapadas, que começam a cantar juntos, atuando em diversas casas de Fado, como o "Senhor Vinho", no "Clube de Fado João da Praça" ou no Restaurante "Guitarras de Lisboa", em Alfama.


A junção das vozes masculinas ao grupo, veio enfocar de uma forma diferente a interpretação dos fadistas, enriquecendo assim o repertório escolhido de uma maneira simples mas significante, pois serviam de tributo a grandes nomes da música portuguesa como: Amália Rodrigues, Hermínia Silva, Tony de Matos, Carlos do Carmo, Fernando Farinha, Frei Hermano da Câmara, Max, Lucília do Carmo. E outros.


O primeiro álbum desse grupo saiu em 2004 e chamou-se 5 Décadas de Fado,, também editado em DVD, seguindo-se, Afinidades em 2005, e um DVD, Do Presente ao Passado no Fado, todos com etiqueta Vidisco. Em 2006 sai o DVD Do Presente ao Passado no Fado.


Esse foi um grupo enriquecedor quanto à cultura musicalista, sendo abordado a evolução através das décadas, onde a cada uma surgia suas diferenciações, pois eles buscavam especicificar o passado e o presente vivenciado nesse estilo musical que conquistou não só os portugueses, mas um grande números de países em diversos continentes.

O grupo "Quatro Cantos"

O Menino José da Câmara teve o privilégio de adquirir maior experiência em convivência e atuando junto com a veterana Maria Armanda, embora ele já desde pequeno tenha herdado da família a veia artística de um fadista que hoje tem sua fama reconhecida pelo seu talento, pela sua voz inconfundível e que com seu carisma e uma melodia maravilhosa nos encanta e leva vibrações e emoções a milhares de fãs por onde ele passa.


Quando o conheci senti logo que aquela voz iria me deixar maravilhada e o seu jeito simples, de voz macia, mas firme, me encantou e hoje sou sua fã número 1 do Brasil. Se eu já gostava de Fado, ao conhecer o nosso ídolo José da Cãmara, passei a apreciar ainda mais e agora com o CD “Emoções”, veio a confirmação do Rei Roberto e de seus fãs, que ele o José, é espetacular, canta como ninguém e o meu sonho é conhecer uma casa de fado e sem dúvida nenhuma assistir a um show do nosso ídolo português.


Já ia esquecendo de citar um detalhe interessante desse grupo “Quatro Cantos”, é a maneira como eles interpretam, entram em cena de forma teatral e isso ficou excelente, pois inovou o jeito de cantar tradicional de outros intérpretes.


O melhor é que o grupo lançou os seguintes álbuns:

Como Quatro Cantos, representados pelos fadistas citados no início do texto inclusive o nosso José da Câmara, fizeram uma espécie de viagem musical, já que enfocava em suas canções momentos passados e principalmente o presente e divulgava um estilo novo de apresentar-se ao público e poderá servir de modelo para outros artistas. Lançam um CD duplo com 28 temas de repertório para ser vivenciado em ambientes atuais e reais do Fado.


CD Tracks


01. Medley Anos 20
02. Há Festa na Mouraria
03. Casa Da Mariquinhas
04. Fado da Sina
05. Tendinha
06. Rosinha dos Limões
07. Rosa Enjeitada
08. Pintadinho
09. Não Venhas Tarde
10. Canto o Fado
11. Travessa da Palha
12. Fado Antigo (explicou-me um velho amigo)
13. Fado da Despedida
14. Sabe-se Lá
15. Nome de Rua
16. Moda das Tranças Pretas
17. Milagre de St. António
18. Fado da Carta
19. Fado Toureiro
20. Belos Tempos
21. Guitarra Triste
22. Não Passes Com Ela à Minha Rua
23. Alamares
24. Cartas de Amor
25. Só Nós Dois
26. Igreja de St. Estevão
27. Moreninha da Travessa
28. Quatro Cantos

O vídeo está lindo e o nosso José juntamente com os outros dão um show de espetáculo. 

-----------------------

Matéria redigida com base no portal de artistas.pt e artistas-espetáculos.com


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários