Eugénio de Andrade - O sorriso

DO TEXTO:




Por: Miriamdomar
Portal Splish Splash


Eugénio de Andrade, foi um poeta português que nasceu em 19 de Janeiro de 1923 em Póvoa de Atalaia, Fundão, no seio de uma família de camponeses. A sua infância foi passada com a mãe, na sua aldeia natal. Mais tarde, prosseguindo os estudos, foi para Castelo Branco, Lisboa e Coimbra, onde residiu entre 1939 e 1945. Em 1947 entrou para a Inspecção Administrativa dos Serviços Médico-Sociais, em Lisboa. Em 1950 foi transferido para o Porto, onde fixou residência.


Abandonou a ideia de um curso de Filosofia para se dedicar à poesia e à escrita, actividades pelas quais demonstrou desde cedo profundo interesse, a partir da descoberta de trabalhos de Guerra Junqueiro e António Botto. Camilo Pessanha constituiu outra forte influência do jovem poeta Eugénio de Andrade.

Embora não se integre em nenhum dos movimentos literários que lhe são contemporâneos, não os ignorou, mostrando-se solidário com as suas propostas teóricas e colaborando nas revistas a eles ligadas, como Cadernos de Poesia; Vértice; Seara Nova; Sísifo; Gazeta Musical e de Todas as Artes; Colóquio, Revista de Artes e Letras; O Tempo e o Modo e Cadernos de Literatura, entre outras.



POSTS RELACIONADOS:
5 Comentários

Comentários

  1. OLà Miriandomar! ficou mesmo bonito este sorriso! e eu digo que se toda a gente sai-se para a rua sorrindo, que belos dias a gente viveria, e nao sentiria tanta melancolia, e até se acabaria com problemas do nosso dia a dia.Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ola Miriamdomar,

    O sorriso

    "Creio que foi o sorriso,
    sorriso foi quem abriu a porta.
    Era um sorriso com muita luz
    lá dentro, apetecia
    entrar nele, tirar a roupa, ficar
    nu dentro daquele sorriso.
    Correr, navegar, morrer naquele sorriso."

    No meu ponto de vista, este poema retrata com muita propriedade e com um sorriso nos lábios do dito poeta, uma das formas mais sublimes e significativas de expressar um dos nossos melhores dos sentimentos: O Sorrir!

    Para qualificá-lo na íntegra, melhor seria, talvez, necessário observá-lo na face de uma criança, ainda que bebê ou não, quando a mesma quer expressar que está feliz por alguma coisa qualquer.

    Aquele que, não obstante as adversidades da vida, a leva com bom humor e com um sorriso nos lábios, demonstra ser esta, uma pessoa espiritualmente elevada em intelecto e moral, nos mostrando com isso que é esta a forma e o caminho correto de buscar com rapidez a tal felicidade.

    Embora o poeta tenha abandoado o curso de Filosofa, não é que ele filosofou muito bem,pá?

    Nossa! Que chick tá ficando este mais melhor portal do mundo e arredores, pá?

    Bacana Miriamdomar!
    Grande Poeta, o Eugênio de Andrade!

    ResponderEliminar
  3. Olá Manuel
    Gostei imenso do seu comentário !
    Realmente, se toda a gente sorrisse mais, a vida seria bem melhor!
    Um sorriso, consegue ter um poder terapêutico!

    :) e beijinhos
    Miriamdommar

    ResponderEliminar
  4. Olá Bottary
    Como voçê nos conseguiu fazer sorrir com seu comentário!:)
    Lindo!
    Subscrevo o que voçê disse; "Aquele que, não obstante as adversidades da vida, a leva com bom humor e com um sorriso nos lábios, demonstra ser esta, uma pessoa espiritualmente elevada em intelecto e moral, nos mostrando com isso que é esta a forma e o caminho correto de buscar com rapidez a tal felicidade."
    Felizmente ,a poesia, em Portugal, parece estar na moda!
    Efectuam-se várias sessões de poesia , com a colaboração de várias entidades culturais e com o apoio da Secretaria da Cultura dos vários municípios!
    Mesmo assim ,as pessoas lêem pouca poesia!
    Eugénio de Andrade é um dos meus poetas preferidos!
    :) e abraços
    Miriamdomar

    ResponderEliminar
  5. Sinto orgulho pelo Poeta escolher a m/ cidade do Porto para adopção

    ResponderEliminar