Cuidar da Natureza é cuidar da vida!

DO TEXTO:
A Natureza em sua plenitude

Por:  Bottary
Portal Splish Splash







Mas, o que é a Natureza?

.
Uma resposta plausível e técnica de se entender, seria tudo aquilo que é orgânico e inorgânico, existente no ecossistema planetário. Por conseguinte, é a existência dos quatro reinos que conhecemos: O reino mineral, o reino vegetal, o reino animal e o reino hominal. Todos, retratando a vida como ela é, ou seja, na sua mais sublime essência.

É-me grato, por demais, deveras importante, falar-lhes acerca da mãe Natureza, haja visto que nela e dela necessitamos vivê-la, vivenciando-a em sua magnitude e totalidade.

Sabemos que os reinos se abraçam, em elos permanentes, formando um equilíbrio natural da vida, até o ponto em que um deles se solta, buscando em seu egocentrismo, levar vantagem ainda que sem escrúpulos, ensejando a sua sobrevivência em detrimento dos outros.

É de suma importância que o homem cuide bem dela, pois quê, a sua degradação o está fazendo refém de sua própria negligência. Há muitas coisas que já estão acontecendo mostrando resultados catastróficos, que são conseqüências desta negligência. Entendo que esta, já vem acontecendo desde a Revolução Industrial na Inglaterra, quando iniciou em meados do século XVIII, expandindo-se pelo mundo a partir do século XIX.

Se há muito que se fala que a Natureza é pródiga em sua “sabedoria” milenar, o homem deverá agir, doravante, com parcimônia em sua relação com nossa mãe Natureza, haja visto que não o fazendo, ela responderá ainda mais, com mais violência, levando ao desequilíbrio a própria vida do seu ecossistema.

Ao reino mineral, deve-se ter o cuidado de extrair dele o exequível, do útil ao equilíbrio necessário dos outros reinos, se for o caso; ao reino vegetal, pode-se retirar dele o que for preciso, mas sem deixar de completar com novas recompensas; ao reino animal, deve-se ter o cuidado de não extrapolar na matança desnecessária, pois quê, até mesmo dele a Natureza precisa para o seu equilíbrio de vida; e, finalmente, ao reino hominal, é preciso trabalhar na sua evolução consciencial, lógica e indiscutível de quê, este é o reino verdadeiramente responsável pelo atual desequilíbrio dos demais, esquecendo-se de quê, “Cuidar da Natureza é cuidar da Vida”; e quê, da mesma forma a recíproca também pode ser verdadeira.


Nota: É importante ressaltar que existem Ong’s cuidando para que não fique nossa Mãe desamparada. Visite uma delas no site: http://www.wwf.org.br/

POSTS RELACIONADOS:
5 Comentários

Comentários

  1. Olà Geraldo! muito bom pà, este teu poste!e eu digo que ultima frase do teu relatorio diz tudo o que se deve gravar na memoria.Cuidar da natureza é cuidar da vida, e cuidar da vida é sim cuidar da natureza! estou completamente de acordo com esta anàlise.Abraços

    ResponderEliminar
  2. Olá Bottary!

    Você escreve muito bem, e pegou um tema ótimo.
    Precisamos cuidar da Mãe Natureza,mas parece que o homem não está pensando nisso.
    Resultado, uma hora ela cansada de ser judiada, se revolta, e aí acontece toda essa tristeza que estamos vendo pela frente.

    É isso aí,cuidar da Natureza é cuidar da Vida!

    Parabéns!

    Um abraço,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  3. Ola! Carmen!

    Na verdade eu pensei em usar este espaço facilitador que é, para mim, multiplicar uma consciência.

    Na verdade, o homem já está amadurecendo esta idéia, a de preservar a nossa Mãe Natureza, desde a década de 70, quando as empresas começaram a falar em produzir, mas com certificações ISO, que são certificações que as obrigam a produzir, mas com sustentabilidade.

    Hoje, são poucos que ainda resistem na produção sem prejuízo da Natureza.

    Aos poucos, o mundo globalizado pelo capitalismo está sentindo e entendendo quê, a melhor maneira produtiva de produzir é realmente com qualidade de vida pra toda uma sociedade.
    Abraços!

    ResponderEliminar
  4. Oi Bottary,

    em primeiro lugar, quero te agradecer os comentários mais que agradáveis que tens feito em meu Blog e se não for abusar da sua sempre boa vontade, peço que sinta-se à vontade para falar o que quiser! Aquele espaço é também seu, é nosso, de todo amante da música como somos!

    Depois, quero agradecer também por você nos presentear com textos sempre tão criativos e pertinentes. Creio que o ser humano é o único que está ciente de que é seu dever cuidar dos outros! E o bom relacionamento humano, entre as pessoas também é uma forma de cuidar bem da natureza, creio! Ainda bem que também estamos despertando para uma educação ambiental nas escolas e talvez seja esse o começo!

    Olha, eu já tive inveja do Armindo porque o rei deu um bis em Portugal e depois sabe o que aconteceu ao Armindo? Quando Roberto voltou a Portugal deu bis do bis, para me matar ainda mais de inveja desse portuga! Agora eu tenho inveja do Armindo por ele ter um funcionário tão exemplar, mas sem ele saber, ofereço um "extra" para suas horas vagas! rsrs.

    Blog Música do Brasil
    www.everaldofarias.blogspot.com

    Um forte abraço a todos!

    ResponderEliminar
  5. Meu queridíssimo Bottary!

    Não há nada mais interessante para nós seres humanos, do que ver notório na concepção de pessoas sensíveis como você, a preocupação com a Natureza, essa preciosidade que ao longo da história e do desenvolvimento do mundo tecnológico, esquecem de pensar da tamanha importância para toda biosfera, cuidar com carinho e usufluir de uma forma que não venha a agredir tantos os fatores bióticos como os abióticos.

    E você meu amigo Bottary está mais uma vez de parabéns por está abordando este tema de interesse para toda humanidade.

    E o seu texto está muito bem elaborada de tal forma que explicita desde o processo evolutivo do mundo desenvolvido até as consequências pela ação desmedida do homem degradando por não saber conciliar o progresso com o que nós temos de mais precioso que é esse Planeta maravilhoso rico em espécies e variedades da fauna e da flora abundante que forma todos os ecossistemas.

    "Cuidar da Natureza é cuidar da Vida", você descreveu brilhantemente meu amigo, usando toda sua sabedoria, a sua sensibilidade e consciência de um cidadão que vive na natureza, da natureza e dela você retira os seus benefícios, mas na certeza que tem que haver sempre essa conciliação, esse equilíbrio, para que o mundo não venha a vivenciar tantas catástrofes e desastres ecológicos que hoje presenciamos.

    Um mundo desenvolvido mas Sustentável, só irá ocorrer, quando houver mais consciência e menos ganância dentro desse sistema capitalista, de competitividade e desumano.

    Mais uma vez Parabéns pelo excelente texto e de grande importância para todos.

    Beijos grande!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar