Sorocaba/SP ganha hoje 50 mil mudas com Megaplantio

DO TEXTO:
Anel viário - Sorocaba/SP



População, entidades e governo municipal estarão unidas neste domingo (5) no maior evento ecológico promovido em Sorocaba, o Megaplantio, que será realizado, às 9h, numa área de proteção ambiental da Zona Norte, onde serão plantados, em em apenas uma hora, 50 mil mudas de árvores. A ação promovida pela Prefeitura de Sorocaba e que tem o apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, faz parte do Plano de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores até 2012.

Depois do evento de hoje, que vai ajudar na recuperação da mata ciliar, a cidade passará a contar com 100 mil novas árvores neste ano. A área passou ontem pelos últimos preparativos antes de receber os 5 mil participantes esperados para o evento. Mesmo quem não fez inscrição prévia pode comparecer e colaborar plantando algumas mudas. A tarefa é simples e muito significativa -com a ajuda de uma pá de bambu, joga-se a terra adubada sobre a muda depositada no “berço”.
Cléberson Ribeiro, engenheiro da Secretaria de Obras e Infraestrutura da Prefeitura (Seobe), informou que cerca de 50 trabalhadores passaram o sábado limpando o local, preparando os “berços” e, para facilitar o plantio, retirando os plásticos das mudas de espécies maiores, que representam menos de 10% do total de mudas a serem plantadas. Os trabalhadores também instalaram as caçambas de ecoponto, em que será jogado todo o material que for utilizado no local, como o plástico, as pás e as garrafas de água, e prepararam a área onde será realizado um show musical para marcar o encerramento do megaplantio.

Estão inscritas várias entidades entre elas, Creche Maria Claro, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), grupos de escoteiros, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Corpo de Bombeiros, estudantes de faculdades e universidade de Sorocaba, comunidades religiosas e um grupo de 40 pessoas, entre professores e aluno, da escola estadual “Professora Ana Cecília Martins”.

Organização e Segurança

Funcionários da Prefeitura vão coordenar o plantio e, para otimizar a organização, os 300 mil metros quadrados de área foram divididos em seis setores coloridos (vermelho, azul escuro, azul claro, amarelo, verde e rosa), cada um deles com bases de apoio para abrigar supervisores, coordenadores e monitores que prestarão informações e distribuirão água para a população.

Agentes de trânsito da Urbes - Trânsito e Transporte estarão na avenida Itavuvu para orientar motoristas e os ônibus que farão o transporte de grupos inscritos deverão sair do Parque das Águas, onde estarão concentrados, rumo ao local do plantio às 8h. Depois do show de George Israel (saxofonista do Kid Abelha), que vai encerrar o evento, os ônibus retornarão com os grupos voluntários para o Abaeté.

Para garantir toda a segurança e o bem-estar da população, serão disponibilizados 15 guardas municipais, com 21 viaturas (caminhonete, carros, motos e bicicletas) e 4 ambulâncias (1 Samu, 2 de apoio e 1 de suporte avançado), posicionadas em pontos estratégicos para atender a população em caso de urgência. Tanto os guardas quanto as viaturas estarão nas tendas que ficarão espalhadas pelos setores. Haverá uma base móvel da GM, 20 policiais militares, 1 viatura de resgate e três caminhões do Corpo de Bombeiros. Além disso, o helicóptero do Águia 18 da PM vai sobrevoar a área.
Andrea Alves

A área passou ontem pelos últimos preparativos

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários