VI Gala de Prémios FLB

DO TEXTO:

Fundação Luso-Brasileira distingue personalidades do Mundo de Língua Portuguesa

A CPLP – Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, a cavaleira Luiza de Almeida, o Banco Espírito Santo e o Embaixador Alberto da Costa e Silva, são os vencedores da 6ª edição dos Prémios Fundação Luso-Brasileira, cuja gala se realiza no dia 18 de Outubro, às 20h00, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.

A CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, é galardoada com o Prémio Política e Responsabilidade Social, em reconhecimento do seu papel fulcral na união e desenvolvimento dos Países lusófonos. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP é o foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros (Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). Criada em 17 de Julho de 1996, a CPLP tem como objectivo primordial a concertação político-diplomática entre seus estados membros, nomeadamente para o reforço da sua presença no cenário internacional.

O Prémio Revelação é atribuído a Luiza de Almeida, a mais jovem atleta do hipismo na história dos Jogos Olímpicos, apenas com 18 anos. Estreou em Pequim 2008 aos 16. Foi a jovem mais nova do hipismo no Pan do Rio 2007 quando aos 15 anos conquistou a medalha de bronze por equipa em Dressage. Até os 12 anos, Luiza competia no Salto. Começou a fazer Dressage para corrigir um problema de postura na sela. Apaixonou-se pela modalidade, onde iniciou uma trajectória de conquistas no Brasil e no estrangeiro.

O Banco Espírito Santo é o vencedor do Prémio Empresarial, pelo importante contributo e pelo sucesso na sua estratégia de internacionalização, onde o Brasil é uma peça-chave da mesma. A brilhante carreira do diplomata, poeta e historiador, Alberto da Costa e Silva, é distinguida com o Prémio Ciência e Cultura. Formado pelo Instituto Rio Branco em 1957, Alberto da Costa e Silva serviu como diplomata em Lisboa (como Secretário de Embaixada em 1960-1963), 2/2 passando por outras grandes capitais mundiais. Unanimemente considerado um dos maiores nomes da poesia brasileira contemporânea, é um profundo conhecedor da Literatura portuguesa, tendo publicado em 1999, em colaboração com Alexei Bueno, uma Antologia da Poesia Portuguesa Contemporânea.

Os Prémios FLB – que consistem numa peça artística criada pelo escultor João Charters de Almeida celebram a excelência e o mérito no mundo da língua portuguesa, sendo atribuídos a personalidades ou entidades dos países de língua portuguesa que, no último ano, se destacaram nos seus campos de acção. A gala conta, ainda, com um momento musical que junta dois artistas lusófonos numa dupla inédita: Carminho e Bena Lobo.

Segundo Miguel Horta e Costa, presidente da Fundação Luso-Brasileira, para além de estreitarem as já excelentes relações existentes entre Portugal e o Brasil, os Prémios Fundação Luso-Brasileira são o reconhecimento do mérito de personalidades e entidades relevantes no mundo lusófono.

Mais Informações: Mariana Castro Caldas (Gestora de Projecto):
macc@fund-luso-brasileira.org

POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários

  1. Olà pà! estas a ver a avaria nao foi tao grave porque até foi resolvido por telefone.Mas uma pessoa as vezes perde muito depressa a paciencia, que é o meu caso em algumas ocasioes.Para falar do teu poste eu nao sei porque pà, mas eu sempre gostei destes titlos (Luso Brasileiro) e quando se trata da lingua, do aprofundamento da amizade mutua e da cooperaçao entre os seus membros pois entao, isto so me alegra e me faz bem ao coraçao.Parabens a todos os vencedores dos premios seja ele de que tipo for o mais importante é que aijam muitas manifestacoes deste genero para que as nossas raizes sejam reconhecidas por o mudo inteiro.Abraços

    ResponderEliminar