Concerto dos Laureados Jovens Músicos no Micaelense

DO TEXTO:

Esta obra foi uma encomenda da Temporada de Música dos Açores por intermédio da Juventude Musical Portuguesa, e será interpretada pela Orquestra Gulbenkian, dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira.

O concerto terá lugar no Teatro Micaelense, e integra o programa das Comemorações do Centenário da Implantação da República.

Neste espectáculo, que será transmitido em directo pela RDP Antena 2 e em diferido na RTP 2, participam os vencedores do Prémio Jovens Músicos 2010, que foram Nuno Simões (percussão), Marina Camponês (flauta) e Susana Ferreira (canto), todos em nível superior, e Marco Silva (trompete) e André Pereira (violino), ambos em nível médio.

O júri do concurso, presidido por Teresa de Macedo, decidiu não atribuir os primeiros prémios nas categorias de oboé, contrabaixo e música de câmara.

O Prémio Jovens Músicos foi criado em 1987. Ao longo da sua história, o concurso, organizado pela Antena 2, já revelou músicos de qualidade internacionalmente reconhecida, como o percussionista Pedro Carneiro, o violinista Gerardo Ribeiro ou o violoncelista Paulo Gaio Lima.

Os vencedores da edição deste ano, além da participação no Concerto dos Laureados, têm ainda presença assegurada nos Festivais de Música do Estoril, Leiria, Póvoa de Varzim e Castelo Branco e em concertos em salas como a Casa da Música, o Centro Cultural de Belém ou o Teatro S. Luiz. Cada um músico ganha ainda um prémio pecuniário de 2500 euros e uma bolsa de formação da Fundação Gulbenkian.

No Concerto dos Laureados, o júri vai ainda atribuir o Prémio Especial Maestro Silva Pereira, no valor de 2500 euros, ao melhor solista. Esta verba destina-se ao financiamento de uma master class de nível internacional.
(ES)

Hardmusica
01-10-2010

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários