Adoniran Barbosa completaria cem anos nesta sexta-feira

DO TEXTO:
O compositor e sambista paulista Adoniran Barbosa em São Paulo


Adoniran Barbosa era na certidão de nascimento João Rubinato, nascido na cidade de Valinhos em 06 de agosto de 1910. Para o compositor, seu nome de batismo não combinava com a figura de sambista, por isso adotou o primeiro nome de um amigo boêmio e no sobrenome homenageou o também sambista Luís Barbosa.

Ícone do samba paulista, Adoniran Barbosa tem sua obra sendo relembrada ao longo de 2010. Mas é nesta sexta-feira (6) que, se estivesse vivo, o cantor e compositor completaria cem anos de idade. Autor de clássicos como "Trem das Onze", "Samba do Arnesto" e "Tiro ao Álvaro", Adoniran ganhou site oficial oficial no UOL para comemorar seu centenário.

A TRAJETÓRIA DE ADONIRAN BARBOSA

A Rádio UOL também fez uma seleção do volumoso acervo de Adoniran em um canal especial que reúne suas composições na interpretação dos Demônios da Garoa e na voz de gente como Elis Regina, Beth Carvalho, Leci Brandão, Mart'nália, Zélia Duncan e Peteleco, entre outros. Clique aqui para ouvir as músicas.

João Rubinato como Adoniran

Paralelamente ao trabalho de compositor, Adoniran viveu momentos intensos como ator, interpretando histórias no rádio, no cinema e na TV, como o personagem Charutinho. O sambista ganhou espaço nas rádios paulistas depois de cantar uma versão de "Filosofia", de Noel Rosa, no programa de calouros de Jorge Amaral.

E Foi em 1951 que ele se encontrou com os Demônios da Garoa. Firmada a parceria, gravaram juntos as canções "Malvina" e "Joga a Chave", ambas de sua autoria, que foram premiadas em um concurso carnavalesco. E assim os sambas "Saudosa Maloca" e "Samba do Arnesto" consagram Adoniran como o compositor mais fiel ao retratar o cotidiano da paulicéia.

Seu maior sucesso, "Trem das Onze", ele compôs em 1964. Interpretada pelos Demônios da Garoa, a música se eternizou como um hino da cidade de São Paulo. Adoniran tinha consciência de que suas músicas não obedeciam a gramática, mas isso não era uma preocupação. "Pra escrevê uma boa letra de samba a gente tem que sê em primeiro lugá anarfabeto", dizia. Ele morreu em sua casa, na cidade de São Paulo, em 1982, aos 72 anos de idade.




Video clipe em homenagem ao maior sambista paulista, Adoniran Barbosa. O próprio interpreta um de seus clássicos, "Samba do Arnesto".


POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários

  1. OLà querida Guta!o nosso parabens por tudo que Adoiran Barbosa nos deixou.Eu somente o conheci graças ati à pouco tempo mas tambem jà disse que sua voz e seu ritimo me agradava muito.Parabens a voces.Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Já ouvi falar muito de Adoniran e já ouvi muitas músicas dele. Que ele seja lembrado para sempre.

    ResponderEliminar