Adoniran Barbosa tem obra revista em comemoração a centenário

DO TEXTO:
Adoniran Barbosa em foto de 1978; sambista completaria cem anos em 2010

MARCUS PRETO
da Folha de S.Paulo

"Com a corda mi do meu cavaquinho fiz uma aliança pra ela, prova de carinho." Adoniran Barbosa (1910-1982), um dos ícones máximos do samba paulista e coautor (com Hervê Cordovil) de "Prova de Carinho", usou mesmo uma corda do instrumento para improvisar aliança à mulher, Matilde.

O mimo faz parte do volumoso acervo do artista, que entra agora em fase de catalogação e deve se tornar, até o próximo ano, a Casa Adoniran. O material estava, até agora, sob os cuidados do MIS, mas foi reavido pela família do autor.

"Não vou dizer que estava sendo maltratado [no MIS], mas abandonado, fechado", diz Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa, 72, filha e herdeira de Adoniran.

Em fase inicial de concepção, o museu não deve estar pronto a tempo de fazer parte das comemorações do centenário de Adoniran, que acontecem a partir deste mês.






Estão no pacote centenas de fotos históricas, contratos com emissoras de rádio, roupas, brinquedos que fazia com material reciclado e até a carteirinha de sócio do Corinthians.

"Há também centenas de scripts originais dos programas de rádio que ele fez desde a década de 30", diz Celso Campos Jr., autor de "Adoniran - Uma Biografia", que está sendo relançada. "Matilde era muito fã desses programas e pedia que ele levasse tudo para casa."

A vida de Adoniran também deve ser mote de documentário, com direção de Vange Milliet e Aline Safahara, e de musical no teatro, projeto comandado por Rubens Ewald Filho.

Apesar de ser reconhecido hoje apenas pela faceta musical, genitora de clássicos como "Saudosa Maloca" e "Trem das Onze", foi como ator --em rádio ou cinema-- que Adoniran viveu o apogeu popular.

Zuza Homem de Mello trabalhou com Adoniran na Rádio Record e diz que, naquele período, ele era "um astro". "Era o bambã da história, de uma versatilidade impressionante", conta. "Quando os programas eram feitos, eu recebia os scripts. E via a maneira impressionante como aquilo ganhava vida na voz dele."

A Record ficava no Centro, para onde convergiam todas as expressões criativas vindas da periferia. Andando por ali, Adoniran desenvolveu uma percepção do linguajar do paulistano mais popular. Despejava tudo nos personagens do rádio e, mais tarde, na música.

"Ele é o rap, o hip-hop. Justamente por causa dessa linguagem de rua", diz Mart'nália, que participa do CD-tributo a Adoniran, a ser lançado pela Lua Music. "Ele inventou o samba da feira, que vai falando. É música de falar papo reto."

Foi Elis Regina quem apresentou Adoniran a Rita Lee, que lembra: "Ele tinha aquele sotaque delicioso do Bexiga, fumava pra caramba, virava a cabeça quando um par de pernas femininas passava, mas não por cafajestice. Tive a impressão de que não sabia quem eu era, deve ter pensado que eu fosse uma amiga gringa da Elis que conhecia várias músicas dele."

Beth Carvalho gosta de jogar luz sobre a verve política do autor, exercitada em sambas como "Despejo na Favela" e quase sempre lançada a segundo plano. "Por ser um ritmo exuberante, ninguém percebe a tristeza das letras. O samba em geral é assim. O do Adoniran, mais ainda", diz a cantora.

É essa linha fina entre humor e tragédia que torna os sambas de Adoniran, segundo Cristina Buarque, tão difíceis de ser interpretados. "A coisa é engraçada e é triste, não pode exagerar nem para um lado nem para o outro", diz. "É barraco que despenca, é gente despejada. Mas é tudo muito atual. O mundo continua igualzinho, reparou?"

--------------------------
Carmen Augusta
Colaboradora do Splish Splash



POSTS RELACIONADOS:
4 Comentários

Comentários

  1. Olà querida Guta! isto jà cheira a carnaval, e de que maneira.Tu sempre soubesse escolher musica que dà vontade de levantar da cadeira e nao parar mais de dansar.Guta esta musica do Adoniran Barbosa està mesmo 5 estrelas.Que pena ele nao poder festejar 100 anos de vida e de talento porque nao hà duvida que o tinha mesmo.Gostei muito.Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  2. Interessante que nosso grupo faz um trabalho chamado "Bonde Samba" e uma das estações chama-se João Rubinato e são raros os que conseguem adivinhar que trata-se do querido Adoniran. Esperamos que essas comemorações do centenários sirvam para mostrar outras facetas para o público, além de reavivar a memória!

    ResponderEliminar
  3. Olá Manuelito querido!

    Meu amigo, as músicas de Adoniram Barbosa, são todas 5 estrelas, e de um jeito que só ele, nosso compositor paulista, sabia fazer.

    Tinha muito talento, pena não estar mais aqui conosco.
    Era muito divertido!

    Vou colocando devagar, as músicas dele, para você ficar conhecendo e apreciar, tá?

    Beijos,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  4. Grupo Flor do Lácio,
    muito bom receber vocês aqui.

    Já visitei o "Bonde Samba" e gostei muito.
    Bom saber que vocês, como eu,gostam e não se esquecem do João Rubinato...
    Vamos aguardar para ver se essas comemorações, estarão à altura dele.

    Obrigada e venham sempre.

    Um grande abraço,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar