Show de Roberto Carlos deve reunir 68 mil pessoas no Maracanã

DO TEXTO:
Show de Roberto Carlos deve reunir 68 mil pessoas no Maracanã
O show do rei deverá ter a duração de 1h40
O público deste sábado (11) nem de longe será o maior que Roberto Carlos já teve. Em 2002, por exemplo, ele cantou para 300 mil em Mar Del Plata, na Argentina. Mas certamente será um show inesquecível para o cantor e para quem for ao Maracanã assisti-lo. Os 68 mil ingressos colocados à venda se esgotaram em dez dias. Assessores dele receberam pedidos os mais estapafúrdios, de fãs que não se conformam de não estar lá. No Orkut, comunidades na linha "Roberto Carlos - eu vou!" se contam aos montes.
Na área vip, deverá estar boa parte do elenco principal da TV Globo, que transmitirá a apresentação ao vivo. Roberto convidou ainda as cantoras que se apresentaram com ele no Teatro Municipal de São Paulo no mês passado, além de seus funcionários e amigos, sua família e as das ex-mulheres, Maria Rita (morta em 1999), e Myrian Rios. Dividirão o espaço privilegiado com os vips chamados pelos outros patrocinadores, a Nestlé e o Itaú. Já quem estiver de longe poderá vê-lo em sete telões. Para desgosto dos times de futebol cariocas, que tiveram jogos transferidos por conta do show, o palco, translúcido e em formato de concha, ocupa 500 metros quadrados do gramado - são 50 metros só de boca de cena. É o de maiores dimensões que Roberto já pisou. A banda que o acompanha há décadas receberá o reforço de 23 músicos, inclusive com instrumentos que não entram na composição original (são doze violinistas e quatro violoncelistas). Os testes de som começaram na quinta-feira; os ensaios serão hoje. O repertório será dividido em blocos temáticos, sendo que, num deles, o dedicado à Jovem Guarda, entram em cena Erasmo Carlos e Wanderléa. O show deve começar às 21h30, tão logo termine a novela "Caminho das Índias". EFEITOS ESPECIAIS Em 50 anos de carreira, contados a partir do recebimento do primeiro cachê, Roberto Carlos nunca fez show no Maracanã. Hoje à noite - com transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão, depois da novela "Caminho das Índias" - o Rei faz, enfim, sua estreia, no estádio carioca. Os 60 mil ingressos colocados à venda se esgotaram. Além do público pagante, espera-se centenas de outros convidados, incluindo, naturalmente, várias celebridades globais. Tudo indica que vai ser uma grande festa, digna do Rei.
Os preparativos foram intensos durante toda esta semana, mas a produção manteve em segredo detalhes do show, como o repertório, por exemplo. É certo que o show terá a participação dos velhos e bons amigos dos tempos da jovem guarda Erasmo Carlos e Wanderléa. Roberto deve cantar sucessos de todas as fases da carreira, com preferência para clássicos como "Emoções", "Detalhes" e "É Preciso Saber Viver". Antes da apresentação de Roberto, que vai cantar com sua banda de 39 integrantes, haverá um esquentamento do público, com a participação de Patrícia Poeta, a apresentadora do programa. A ideia é que o público cante "Como É Grande o Meu Amor por Você". Isso vai ser gravado e jogado no ar na abertura do programa na tevê. "Quem for ao estádio vai ver mais coisas do que a televisão", garante o VJ Spetto, que há quatro anos vem trabalhando com as projeções e efeitos visuais dos programas de fim de ano, que Roberto grava para a Globo. No Maracanã, essas imagens serão projetadas em três telões de led, que juntos somam 200 m². O palco mede 500 m². Roberto costuma iniciar seus shows com "Emoções", entrando depois da introdução instrumental que a banda faz de um medley de seus sucessos, mas desta vez, segundo Spetto, a abertura vai ser ainda mais impactante. Ele não revela o que é, mas já conta como um dos pontos altos do show. Prestes a completar dez anos de carreira como VJ (video jockey, para quem não sabe), Spetto já levou suas criações visuais para de grandes eventos e festivais de música eletrônica, como Sonar, Motomix, Skol Beats, e shows de astros como Gilberto Gil. "Nos festivais meu trabalho é mais de improviso, é mais livre. No caso de Roberto, as músicas dele cada uma tem um espírito, uma mensagem. Junto com isso tem uma temática de cada ano do trabalho dele. O lance é encaixar essas coisas, usando uma linguagem atual." Spetto diz que Roberto é atento a todos os detalhes do show e nos ensaios sempre olha para trás para ver o que está sendo projetado nos telões. Se não gosta, fala, mas sem se alterar. "Sei que ele gosta de imagens que levem as pessoas para cima, que deem ideia de felicidade, alegria. Evito, por exemplo, usar cores como marrom e roxo, que sei que ele não gosta. O vermelho cai bem quando a letra da canção tem um verso mais sensual. Isso esquenta o público", exemplifica. Além de computação gráfica, no show de amanhã Spetto vai projetar imagens raras desses 50 anos de carreira do cantor. "Pesquisamos os arquivos não só da Globo, mas de outras emissoras como a Record. Tem cenas raras dele lá, coisas em super 8, trechos dos filmes dele e coisas que eu que trabalho com ele há cinco anos nunca tinha visto." Para o público, então, vai ter um sabor de ineditismo.(AE) Cruzeiro On Line Lauro Lisboa Garcia Sorocaba -11de julho de 2009

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários