Cozinhando Para o Ídolo

DO TEXTO:
Batataense foi cozinheira de Roberto e Erasmo Carlos
Aos 68 anos, a batataense Helena Pengo deve ter várias boas histórias e porque não dizer "Belas Artes" para contar?! Mas a que vem despertando maior interesse é a sua experiência como cozinheira dos cantores rei e tremendão Roberto e Erasmo Carlos.Dona Helena entrou primeiro na cozinha de Roberto Carlos, em 1965. Ela conseguiu o trabalho através de uma vizinha de sua irmã, que morava em São Paulo e tinha uma agência de empregos.
Helena serviu Roberto até 1968, na casa em que o astro morava no bairro do Morumbi, em Sampa. Na época, ele era casado com Eunice Rossi, filha do seu Edmundo - na época, diretor da TV Record de São Paulo - e Dona Minerva. O cantor já era pai de Ana Paula, Roberto Carlos Segundo (o Segundinho) e Luciana.Mas e aí, o que o Rei comia?Nada de frescuras, assegurou sua mestre-cuca de tantos anos. Artista pelo jeito, também gosta de simplicidade. "Oque ele mais gostava era de comida caseira: arroz, feijão, carne de panela e verdura alho e óleo, como chicória e brocólis. De sobremesa ele adorava pudim e salada de frutas. Mas o preferido era mesmo o pudim com chocolate", revelou. O trabalho de Dona Helena foi aprovado não apenas por Roberto, mas por toda a sua família, com quem passou férias em um rancho, perto de Piracicaba, enquanto o Rei fazia um filme no México.Por vezes, ela também atuou como babá dos filhos do cantor, sinal de que já havia conquistado sua total confiança. Quando o cantor recebia algum prêmio, dona Helena tinha trabalho extra, mas não fazia cara feia, pelo contrário.
Com muita dedicação, preparava e servia o delicioso cardápio, além de ajudar na recepção dos convidados, a maioria famosos, entre eles Elis Regina, João Bosco, Regina Duarte, Jair Rodrigues, Vanderlei Cardoso, Ronnie Von e outros.Sobre algumas famosas manias de Roberto Carlos, Dona Helena confirmou que ele realmente torce o nariz para tudo o que é marrom, ao mesmo tempo em que venera o azul e o branco. " A casa dele era praticamente inteira nesses tons.O quarto, a cama, a cabeceira, praticamente tudo era azul. Ele era sempre muito calmo e passava a maior parte do tempo nos seus aposentos". O "Tremendão" Erasmo e sua esposa Narinha também eram fãs da culinária básica, conta Helena, que trabalhou para o casal entre 1969 e 1971, graças à "indicação" de Roberto Carlos. " O Erasmo sempre recebia o Tim Maia, com quem gostava de trabalhar suas canções", contou. O assédio de fãs, salientou Dona Helena era freqüente. Mas estava longe de ser considerado um problema pelos ídolos nacionais.Tanto Robrto quanto Erasmo tinham o hábito de sair de casa para dar autógrafos e cumprimentar quem estivesse esperando por eles lá fora. " Eles eram simples, simpáticos, não tinham medo da fama como muitos têm hoje". Detalhe:os dois se vestiam muito bem, conforme reparou a cozinheira. Até quando estavam no conforto do lar, não abriam mão de ficar alinhados. Nada de pijamas, chinelos ou abrigos. "Eles eram muito chiques", garantiu Dona Helena, que assistiu a um show do Rei Roberto no mês passado em Franca, e se encontrou com o "Tremendão" em uma praia de Santos há alguns anos. "Ele se lembrou de mim e fiquei muito feliz. Embora eu não conversasse muito com eles, os dois foram patrões muito atenciosos", concluiu. Palavra de quem viu ao vivo e em cores.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários