Fortaleza Completa Hoje 283 Anos - Comemora a data com dois milhoes de habitantes que a fazem pulsar!

DO TEXTO:
Fortaleza em Todos os Sentidos - O Coração de Fortaleza - "A praça do Ferreira"

Visão, paladar, audição, tato e olfato caminham em sintonia, compõem um sistema. Nos 283 anos de Fortaleza, O POVO transforma a cidade em um organismo vivo. As comemorações seguem até sexta, 17 de abril.

Mais de 2,4 milhões de seres humanos dormem e acordam diariamente em Fortaleza. Eles suam, espirram, comem, protegem a vista do sol. Essa imensa e diversa população comemora, hoje, o aniversário da cidade. Mesmo depois de algumas polêmicas sobre o seu registro e local de nascimento, Fortaleza comemora 283 anos. Ela, como um corpo ou um organismo vivo, envelhece e exige-se dela o peso e a responsabilidade da idade.

A Linda Aniversariante!

Mas não falemos tão mal dessa garota. Afinal, é seu aniversário. E, em sua homenagem, O POVO humaniza a aniversariante e provoca a reflexão acerca do espaço urbano por meio de seus imaginários sentidos: visão, paladar, audição, tato e olfato. De hoje até sexta-feira, o leitor será contemplado, diariamente, com um caderno de 12 páginas dedicado a cada sentido, resultado do projeto Fortaleza – Sentidos da Cidade coordenado pela jornalista Regina Ribeiro.

Os cadernos, elaborados pelos repórteres Raquel Chaves (visão), Mariana Toniatti (paladar), Tiago Coutinho (audição), Juliana Girão (tato) e Henrique Araújo (olfato), passaram mais de um mês em produção. Cada jornalista realizou um processo de imersão sensorial, com o objetivo de decifrar, de forma criativa e poética, a cidade por meio de seus sentidos.

E, sim. Ela continua linda. Uma beleza que ultrapassa seus cartões postais. Basta um exercício de paciência e coisas bonitas surgem. Paisagens despercebidas por um olhar apressado. “Isso aqui é outra cidade!”, afirmou o fotógrafo Dário Gabriel, ali próximo da Barra do Ceará, quando ia com Raquel Chaves, buscar novas visões de Fortaleza. Longe dos cartões postais, ela guarda uma riqueza imagética até mesmo com aqueles que não podem enxergar.

O Gosto eo Cheiro da Linda Princesa


Linda e gulosa. Porque, em Fortaleza, come-se de tudo. E pense numa mistura danada. Leite de coco com caranguejo. Tapioca com strogonoff. Sushi de carne de sol. Criatividade não falta aos cidadãos dessa metrópole no quesito “encher o bucho”. Serve-se desde o salgado + suco por R$ 1, a uma culinária francesa sofisticada e adaptada, claro.
Linda, gulosa e gasguita. Porque, ô mulher tagarela! Se você der atenção para ela, só por alguns minutos, você vai escutar muita coisa curiosa. Fortaleza faz questão de falar alto, para que todos a escutem. Não tem essa de pedir licença não. É som de carro nas alturas, é buzina de carro tirando o juízo, é avião passando por cima de bairros residenciais, é gente morando na beira de um trilho. É zoada demais. Ou ela se aquieta ou as pessoas não vão mais conseguir conviver próximas dela de forma tranquila.
Não por acaso, ela tenta ao máximo ser simpática. Abraça a todos com o seu calor. Ela é conhecida pela hospitalidade. Essa tradição de abraçar sem falsidades aqueles que a visitam vem de anos, desde o mito de Iracema, a virgem dos lábios de mel. E é um abraço tão quente. Pode ser gostoso e cruel. Porque não existe brisa boa sem um calor para afagar. Mas, ao mesmo tempo, muitos ignoram a quentura dessa terra.
E, quando ela te abraça de verdade, dá para sentir o cheiro. Fortaleza guarda um aroma muito agradável no mangue, mas, como toda pessoa normal, tem lá seus podres que não podem nunca ser esquecidos. Em alguns lugares, por exemplo, você pode sentir de uma vez só o cheiro de acerola com churrasquinho, milho cozido e essências baratas de perfumes caros.
Todas essas qualidades são coisas de gente grande, como Fortaleza já é. Ela cresceu e, algumas vezes, insiste em querer voltar a ser menina. O melhor e dar um abraço, beijá-la e desejar-lhe um feliz aniversário.
Parabéns, Fortaleza
Fonte: O Jornal O povo

Vídeo Sobre Fortaleza



POSTS RELACIONADOS:
9 Comentários

Comentários

  1. Olá Mazé!

    Ai que Mazé que linda matéria!!!

    Ao lê-la, pareceu-me uma poesia!

    O vídeo, lindíssimo!

    Fortaleza é mesmo linda!

    As cidades, o mar muito azul, a gastronomia... gostei de tudo.
    Não sei se estou a cometer, algum erro, mas percebi, que ainda existe, algumas coisas, de Portugal lá.

    Parabéns, a linda Fortaleza, por mais um aniversário.

    Beijos amiga

    ResponderEliminar
  2. Ena, pá, Mazé!

    Se Fortaleza está de parabéns tu também estás, não só por nelas viveres mas também pelo excelente texto que sobre a efeméride nos enviaste.

    As ruas, as calçadas, as igrejas, as casas, os monumentos, fazem lembrar a terrinha portugae não é por acaso porque mão portuga tiveram.

    Não ando muito a par das estatisticas turisticas, mas no que a Portugal se refere, creio não erar se disser que Fortaleza é a eleita dos turistas portugueses que escolhem o Brasil para férias.

    Como sou daqueles que pensa que sem escudo fiquei sem defesa face ao euro, que remédio tenho senão siguir o slogan que dá nas TVs portugas - "Faça férias fora cá dentro". Mas se um dia fizer férias fora lá fora (eheheheh), é certo e sabido que o vou apostar forte em Fortaleza. Apenas com uma condição: ter por guia turistica a Mazé que é de Limoeiro mas há muito que está fortemente em Fortaleza.

    Um FORTaleza abraço

    ResponderEliminar
  3. Oi Mazé!

    Parabéns amiga pela postagem,pela beleza de cidade que você mora, uma verdadeira maravilha! Que vídeo lindo! Quantas belezas naturais! Que mar, meu Deus do céu!
    Parabéns Fortaleza por mais um ano de vida!

    Agora Mazé, esqueceram dos cajus?
    Estava doidinha para comer, com os olhos, pelo menos um caju e nada...

    Mazé,trate de sair de casa e aproveitar essas belezas todas, tá?

    Beijos,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  4. Mazé!!!!!!!!!!
    Quando vi a materia pensei logo.
    Foi a Mazé que colocou estas coisas lindas. A nossa Fortaleza é linda mesmo não é? Não é por acaso que muitos turistas a escolhem para passar uma temporada.
    Parabéns! Voce sempre atual nas informações e organizada nas matérias.
    Abraço da mana
    Eneide

    ResponderEliminar
  5. Olá minha amiga Dina!

    Ô Dina, a minha Fortaleza, realmente é muito bela e não é por acaso que milhares de turistas chegam todo ano à nossa capital.

    É uma das mais procuradas no Nordeste e no Brasil também, pelas suas belezas naturais, pelo sol que temos o ano inteiro, pela vegetação que mesmo próximo aos Shopings mais sofisticados os mangues estão lá próximos, para embelezar amenizar e arborizar mais a cidade deixando mais linda e conservamos como reserva ecológica (Os Mangues), área de preservação ambiental.

    A gastronomia tem tudo de bom, desde os pratos mais sofisticados até aqueles tradicionais que qualquer pobre pode comer e encher o bucho como diz o matuto.

    Sim Dina, ainda existe alguma coisas que são preservadas como Patrimônio Histórico e cultural que situam-se mais no centro da cidade. Já nas áreas mais proximas ás praias estão os suntuosos edifícios, os apartamentos luxuosos com uma arquitetura mais moderna e também nos bairros mais nobres com casas enormes bem arquitetadas.

    Obrigada pelo seu comentário e por ter gostado da minha belíssima cidade com muita praia e muito mar.

    Muitos beijos pra você!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  6. Meu querido Patrãozinho Armindo!

    Comom estou feliz por você e os outros amigos terem gostado da minha postagem sobre Fortaleza!

    É como dizes Mindo, muitos monumentos e locais mais antigos lembram a sua terra maravilhosa que anseio conhecer muito! Eu adoro tudo que vejo da sua terrinha Portugae, essa beleza histórica que me deixa curiosa em conhece-la, pois ela foi o nosso berço de nossa cilvilização.

    Com certeza Fortaleza a Princesa, a terra do Sol e do Mar é uma cidade das mais procuradas por turistas de todo mundo e de Portugal também.

    Ontem chegou meu amigo Português que mora em Setúbal e quando olho pra ele é como estivesse vendo um portuga querido, que escreve uns bete-papos, que é grande fã do nosso mais que tudo e é dono do melhor blog do mundo sem falar do seu jeito alegre e cheio de humor, que nos deixa morrendo de vontade de conhece-lo.

    Ai, Armindo se você viesse de férias para Fortaleza, seria a maior felicidade que eu poderia ter e como cortesia, não irias pagar nada pela guia turística, lógico, pois eu estaria guiando o maior fã do Rei em Portugal e o nosso querido patrãzinho o Mindo ou o famoso Armindo Guimarães do Portal Clube do Rei( O TEMPLÁRIO - PRT). Ehehehehehehe

    Seria o delírio!

    Obrigada, por ter gostado da minha matéria e fcaste conhecendo melhor a nossa bela cidade, conhecida como a terra do Sol e do Mar, Terra de José de Alencar.

    Beijos e abraços pra você meu querido portuga do carago!

    Da sua amiga que admira-te cada dia mais!

    Mazé Silva.

    ResponderEliminar
  7. Minha querida amiga Guta!

    Tem hora que não sei se diga Guta ou Carmen, acho que agora vou usar o nome mais curto! Rsrsrsrsrs.

    Minha amiga, que bom que você gostou da minha cidade tão linda e quem sabe faça como a Con venha me visitar e conhecer as belezas dessa metrópole, que são muitas.

    A Con se pudesse, vivia vindo à Fortaleza, pois ela adora e quem sabe se der certo ela venha para o show do Roberto no dia 6 de junho.

    O Rei gosta daqui, sempre ou todos os anos ele vem fazer show aqui. Pra fazer inveja a um português que está com muita raiva, pois ele não aparece por lá!

    Brincadeirinha Guta, tadinho, nunca mais o nosso amigo viu um show do seu amigo de bate-papos!

    Pois é, esqueceram os deliciosos cajus. Temos a cidade de Pacajús que fica a 50km de Fortaleza é uma grande produtora de caju do Ceará, onde lá fica a fábrica Jandáia, de sucos, cajuínas, e outras bebidas e doces rapaduras, o chamado canjirão, a castanha do cajú que é muito comercializada e temos uma variedades de riquezas produzidas a partir do caju.

    Estou ficando boa, pra conseguir aproveitar as belezas da cidade, já que agora, estou mais livre e tenho mais disponibilidade.

    Obrigada minha amiga pela preocupação comigo e continue orando por mim que breve estarei novinha em folha, como se diz aqui!
    Rsrsrsrsrs.

    Um beijo grande da amiga que te gosta muito.

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  8. Oi, minha mana Ir. Eneide!

    Fiquei feliz por ter pssado aqui no blog e ter dado uma olhada na minha matéria, que nem deu tempo de te avisar que eu ia postar.

    Quem ver Fortaleza, fica abismada com as belezas e se vissem muitas partes do Ceará, aí sim é que ficariam delirando de quantas belezas naturais o nosso Estado possui,e não só miséria e prostituição como muitas vezes a mídia tem mostrado pra o exterior.

    Até mesmo no campo agrícola, não existe só sertão estorricado pela seca, mas grandes Projetos irrigados que fornecem frutas, verduras, legumes o ano todo para o próprio Estado como exporta para países europeus.

    Eu já fiz até uma matéria sobre os frutos tropicais que saem daqui e chegam na Europa, produzidos até no próprio Limoeiro do Norte, na Chapada do Apodi, onde existe o grande Projeto de Irrigação inaugurado pelo ex- Presidente Fernando Henrique Cardoso.

    Obrigada pelos elogios pelo seu belíssimo comentário.

    Um beijo da man que admira-te muito!

    ResponderEliminar
  9. Oi Mazé!assim como é que tu queres que me séque a boca com esta beleza toda.Vinha à pouco de parar com a bàba e tu tens a ideia de mandar um monte de coisas maravilhosas que é para um gajo se desidratar por compléto.Querida Mazé por o que me parece vives num paraiso espéra por nos que vamos pedir a Deus para là chegar um dia.Tà certo!Beijos e abraços.

    ResponderEliminar