Mesa Redonda "MAPEANDO A RECENTE PERFORMANCE ANGOLANA" | Camões/CCP Luanda 11/09

DO TEXTO:

“Mapeando a Recente Performance Angolana”
11.09.2018 às 18H30
Moderação: SUZANA SOUSA
Participantes: 
Thó Simões
Cabuenha Moniz
Renata Torres
Rose Mara Silva

No dia 11 de Setembro de 2018 (3ª feira), às  18H30, o Camões/Centro Cultural Português  (Av. de Portugal nº 50), em parceria com o Colectivo PÉS DESCALÇOS organizará a MESA REDONDA “Mapeando a Recente Performance Angolana”, que terá como Moderadora SUSANA SOUSA e como participantes, Thó Simões, Cabuenha Moniz, Renata Torres e Rose Mara Silva. A MESA REDONDA DECORRE à margem da exposição  de pintura, instalação e performance do artista THÓ SIMÕES, denominada   CONGOLÂNDIA – Multiversos em Desencanto, patente no Camões de 6 de Setembro a 4 de Outubro de 2018.

A Performance, como expressão artística, na sua dimensão vanguardista, efémera e acessível, quaisquer que sejam os meios que utilizados (ao vivo, ou com recurso a fotografia,  vídeo ou outros meios), generalizada nos anos 7º do século XX, é relativamente recente em Angola. Na MESA REDONDA  “Mapeando a Recente Performance Angolana” os Artistas participantes darão o seu testemunho sobre práticas e concepções criativas no domínio da Performance.   Questões, como a generalização do recurso ao corpo humano para  realizar a performance artística  ou questões ligadas aos constrangimentos com que esta expressão ainda se depara, serão alguns dos temas a abordar.
       
Susana Sousa nasceu em Luanda, em 1981. Doutoranda em Antropologia no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa com a pesquisa: ‘Da nacionalização da arte em Angola. Contextos políticos da constituição da categoria de arte angolana’. Mestre em estudos culturais. 
Curadora e escritora independente. Exposições recentes: Luuanda, co-curadoria com Paula Nascimento (2017, Hangar, Lisboa) e Imbanba ya Muhatu – Coisas de mulher, com as artistas Keyezua e Wura Natacha-Ogunji (2016, no Centro Cultural Português em Luanda). Curadora correspondente da Front - Trienal de arte de Cleveland 2018.

Thó Simões artista visual, explora vários meios na sua prática.

Júlio Janguinda Moniz (Cabuenha), capoeirista profissional, dá aulas de Capoeira e coordena os trabalhos da ABADÁ-Capoeira em diversas províncias, investigando e divulgando também manifestações culturais angolanas. Participou no videoclip Amba, de Paulo Flores e escreveu a letra da canção Xikomba para a cantora Irina Vasconcelos, sendo estes apenas alguns dos trabalhos que tem realizado.

Renata Torres é actriz, encenadora, guionista  produtora, realizadora e performer. Formada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina, no Brasil, realizou o monólogo “Parto Rosa” e dá vida à personagem do videoclipe do tema “Atrofiar”, do músico Cef.

Rose Mara Silva é mestranda em Psicomotricidade na Universidade de Évora e licenciada em Dança pela Faculdade de Artes da Universidade Estadual do Paraná UNESPAR-FAP. É formada pela Ècole des Sables-Centre de Danses Traditionelles et Contemporaines d’Afrique (Senegal). Dançou e actuou em diversos grupos de dança e teatro no Brasil. É uma artista de multilinguagens, com maior enfoque na dança.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários