MEC estreia programa Recordar que valoriza acervo dos veículos da EBC

DO TEXTO:
Recordar e TV-Dias Gomes e Neise Marcal

Emissora pública leva ao ar versão radiofônica da produção originalmente realizada pela TV Brasil

Sucesso na telinha da TV Brasil, o programa Recordar é TV ganha versão radiofônica na Rádio MEC a partir desta segunda (3/9), às 23h. A edição de estreia do Recordar na Rádio MEC Rio de Janeiro (AM 800 Khz) celebra um gênio da música instrumental brasileira, o maestro Radamés Gnattali. O conteúdo já está disponível no site http://radios.ebc.com.br/mecamrio e no app Rádios EBC.

A jornalista Neise Marçal produz e apresenta a atração na Rádio MEC. A experiente profissional também conduz a série televisiva Com 30 minutos de duração, o programa resgata conteúdos preservados do acervo da antiga TV Educativa do Rio de Janeiro.

Além dos episódios adaptados da televisão, a versão para o rádio terá especiais e produções próprias realizadas com base em pesquisas no vasto material de arquivo mantido pela Rádio MEC.

Recordar e TV-Rachel de Queiroz e Neise Marcal

As próximas edições do semanal homenageiam ícones da cultura nacional como a escritora Rachel de Queiroz, o dramaturgo Dias Gomes e o conjunto Época de Ouro.

Com o slogan "Se existe memória, a fita roda", o programa Recordar presenteia o ouvinte com o resgate do que há de melhor no acervo das emissoras públicas. Shows inesquecíveis, grandes entrevistas, debates marcantes, musicais e programas especiais são revisitados com uma nova roupagem e informações adicionais, a partir da pesquisa de momentos e personalidades que marcaram a cultura brasileira.

Tributo a Radamés Gnattali 

Recordar e TV-Radames Gnattali

A primeira edição nas ondas da MEC leva ao ar trechos da entrevista e das performances do maestro Radamés Gnattali no programa “Contra-luz” dirigido e apresentado por Hermínio Bello de Carvalho na TVE do Rio de Janeiro, em 1986.

Ao transitar entre o popular e o erudito, o homenageado era um eterno experimentador. No encontro, ele fala abertamente de sua trajetória artística e sobre a respeito da Rádio Nacional onde trabalhou durante três décadas. Também comenta a amizade e as parcerias com ícones da música nacional como Pixinguinha, Villa-Lobos e Tom Jobim.

Acompanhado do grupo Camerata Carioca e do seu quinteto, o maestro interpretou sucessos como "Carinhoso", "1x0", "Uma rosa para Pixinguinha" e "O trenzinho do caipira". Gnattali também brinda o público ao apresentar a canção "Rosa" com a participação luxuosa de Elizeth Cardoso no vocal.

A produção ainda faz um perfil do arranjador, compositor e pianista gaúcho. O especial de estreia mergulhou no que há de melhor da música instrumental brasileira quando Gnattali completava 80 anos de idade.


SERVIÇO:
Recordar - segunda-feira, dia 3/9, às 23h, na Rádio MEC AM 800 Khz
Recordar - app Rádios EBC

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários