GRÁTIS: Alexandre Herchcovitch e Marcelo Rosenbaum participam do Trama Afetiva, no IED SP

DO TEXTO:
Marcelo Rosenbaum

O projeto que objetiva o fomento da economia afetiva e estimula a produção de processos colaborativos e sustentáveis nas áreas de moda e design, vai contar com profissionais e estudantes dos Estados de SP, RJ, MG, ES, CE, PE e PB.

São Paulo, agosto de 2018 - O projeto TRAMA AFETIVA, experiência colaborativa em upcycling, é uma iniciativa da Fundação Hermann Hering que busca desenvolver o potencial técnico, criativo e empreendedor de pessoas com interesse em novos processos colaborativos e sustentáveis de moda e design. Nessa edição o projeto recebeu 443 inscrições de todos os cantos do Brasil, sendo selecionados dez profissionais e estudantes dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco e Paraíba, a partir da avaliação de seus portfólios feita pelo time do TRAMA AFETIVA: Amélia Malheiros, gestora da Fundação Hermann Hering, Jackson Araujo e Luca Predabon, diretores criativos, e os designers-tutores Alexandre Herchcovitch (À La Garçonne), Itiana Pasetti (Revoada) e Marcelo Rosenbaum (Instituto A Gente Transforma).


Alexandre Herchcovitch

Para Jackson Araujo “Selecionar os dez participantes foi uma missão difícil, porém extremamente inspiradora e cheia de aprendizados, pois todos os inscritos têm potencial criativo e, assim como o TRAMA AFETIVA, acreditam em novas formas de criar, de produzir e se relacionar com o outro. Chegar nesse número dá a dimensão da importância das relações de afeto na construção de uma nova cultura econômica que possibilita projetar uma plataforma cada vez mais abrangente e potente, que valoriza a vontade de compartilhar ideias e de criar um espaço para discussões tão importantes e necessárias, na mistura de uma trama de referências de vida, cores e sotaques.”

Durante todo o processo os selecionados terão uma ajuda de custo de R$ 1.000,00 (hum mil reais) e serão desafiados a desenvolver uma linha composta de 10 a 15 produtos a partir da ressignificação de resíduos têxteis gerados pela Cia Hering, através de uma verdadeira imersão criativa sob orientação dos designers-tutores, dos diretores criativos e auxílio das talentosas mãos das mulheres do Cardume de Mães.

Para quem não foi selecionado e compartilha da mesma ideia do TRAMA AFETIVA, no dia 08 de agosto acontecerá a abertura do projeto com o seminário “Design para um Mundo Melhor”, no Istituto Europeo di Design, em São Paulo. O evento é gratuito e com vagas limitadas: https://www.facebook.com/events/2123941024555745/.


TRAMA AFETIVA 2018
Marcando o lançamento da sua edição 2018, o Trama Afetiva, com o objetivo de democratizar e ampliar a visibilidade dos conceitos da economia criativa, que estimula o compartilhamento de processos sustentáveis e colaborativos, promove o Seminário “Design Para Um Mundo Melhor”, no Istituto Europeo di Design (IED São Paulo), no dia 8 de agosto, das 9h às 17h. Gratuito e aberto ao publico em geral, o evento contará com a participação de especialistas dos segmentos de moda, design, artes plásticas, gastronomia e ativismo abordando o tema Economia Afetiva – uma perspectiva de mercado pautada pelo poder do coletivo para a construção de processos mais inclusivos, horizontais e colaborativos. Os produtos desenvolvidos pelos participantes durante as atividades do projeto serão apresentados ao público, a partir de 6 de setembro, na Oficina Trama, em São Paulo, onde, além dos protótipos finalizados, também poderá acompanhar as etapas do processo criativo através do moodboard conceitual, croquis e modelagens.

https://www.facebook.com/FundacaoHermannHering
https://www.instagram.com/fhhconectada
fundacaohermannhering.org.br/projeto/trama-afetiva


IED-SP
O Istituto Europeo di Design – IED é uma rede internacional de formação e pesquisa em Design, Moda, Comunicação Visual e Gestão de disciplinas criativas. Desde sua inauguração, em 1966, o IED se apresenta como um centro de propostas fortemente inovadoras, com um modelo educacional pragmático e culturalmente rico.


Reunindo as melhores características das escolas profissionalizantes e da Academia, o Instituto é a realização de uma instituição modelo, apoiada na síntese do pensamento do seu fundador e atual presidente, Francesco Morelli: “Saber e saber fazer”. 


Possui sedes atualmente na Itália – Milão, Como, Roma, Florença, Veneza, Turim e Cagliari; na Espanha – Madri e Barcelona; e no Brasil – São Paulo e Rio de Janeiro e, começando pela China, expande sua presença internacional com atenção especial aos países protagonistas da nova economia, continuando a ser um projeto cultural e empreendedor em constante transformação.

www.ied.edu.br/sao_paulo
@iedsp

SEMINÁRIO DE ABERTURA

TRAMA AFETIVA 2018


Painel: Design para um mundo melhor
Tempo de perguntas e respostas para cada apresentação

9h | Abertura: Amélia Malheiros (FHH) + Jackson Araujo + Luca Predabon - A Experiência Trama Afetiva 1

9h30 | Jackson Araujo e Luca Predabon - Economia Afetiva
10h10 | Claudio Bueno (Explore!) - Cruzar, Colidir, Explodir

10h50 | Andrea Bisker (Stylus) - A moeda da dissidência

Painel: Lixo ou desperdício
Tempo de perguntas e respostas para cada apresentação

13h30 | Dani Leite - Comida Invisível
14h | Roger Koepll - YouGreen
14h30 | Peri Pane - O Homem Refluxo

Painel: Moda para o Novo Mundo
Roda de conversa após as apresentações com tempo de perguntas e respostas

15h | Amélia Malheiros - Fundação Hermann Hering
15h30 | Itiana Pasetti - Revoada
16h | Alexandre Herchcovitch - A La Garçonne
16h30 | Roda de conversa
17h | Encerramento

SERVIÇO:
Seminário de abertura TRAMA AFETIVA
Data: 08 de agosto de 2018
Horário: das 09h às 17h
Local: IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617 - Higienópolis
Gratuito
Inscrições: iedm.io/trama-afetiva
Vagas limitadas

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários